quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O clássico Crème Brûlée


O clássico Crème Brûlée

Gastronomia por Marcelo Pavani


O crème brûlée é uma sobremesa clássica preparada basicamente com leite, açúcar e ovos. Pode ser feita de maneiras diferentes, com frutas, bebidas alcoólicas, cereais, chocolate, baunilha, pistache, avelã, etc. Nós a encontramos muitas vezes em bistrôs e restaurantes acompanhadas com tuile, sorbet ou sorvete.
Sua história vem do tempo dos reis e dos castelos do século XVII. Precisamente no século XVII, quando os pratos eram servidos a mesa em três serviços, e o tempo que cada convidado esperava para receber seu prato era longo e os deixava com frio.
Durante um jantar organizado por Philippe d"Orléans, apreciador das artes culinárias, que ele teve o cuidado de preparar com François Massalot, seu chef de cozinha, ele reclamou que o creme que seria servido aos convidados era muito frio e ele procurava algo quente para servir aos comensais.
François teve então a ideia de aplicar um ferro quente em cima do creme acompanhado de açúcar, para aquecê-lo. Essa ação resultou na caramelização da superfície do creme sem aquecer demasiadamente todo o doce, daí o nome brûlée, queimado.
De fato, esta sobremesa atravessou fronteiras e espalhou-se pelo mundo com muitas variações de sabores e acompanhamentos. É uma sobremesa muito versátil e pode ser servida em meio a muitos estilos gastronômicos, bastando somente adaptá-la ao paladar de cada culinária.
RECEITA: CRÈME BRÛLÉE COM MIRTILO
Ingredientes:
1 litro de leite
1 litro de creme de leite
360g de açúcar
480g de gemas de ovo peneiradas
200g de mirtilo
Uma fava de baunilha
Modo de preparo:
1) Misture as sementes da baunilha com creme de leite e o leite. Aqueça até ferver.
2) Apague o fogo e junte as gemas e o açúcar, mexa bem. Peneire o creme.
3) Coloque alguns mirtilos em pequenas vasilhas individuais, despeje o creme e leve ao forno em banho-maria a 160°C por 20 a 25 minutos dependendo do tamanho.
4) Leve a geladeira até ficar firme.
5) Coloque açúcar por cima e caramelize com auxílio de um ferro quente ou um maçarico, antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário