sábado, 15 de janeiro de 2011

A ligação entre o tempero caseiro de alho em óleo e Botulismo



A LIGAÇÃO ENTRE O TEMPERO CASEIRO DE ALHO EM ÓLEO E BOTULISMO
A QUESTAO



Alho-em-óleo é um alimento popular caseiro que pode causar sérios problemas de saúde se não for armazenada corretamente. Se você fazer e usar esse item em casa, você pode tomar medidas para proteger sua família da possibilidade de intoxicação alimentar.



ANTECEDENTES

Alho-em-óleo é uma mistura de azeite e alho, inteiros, picados ou picada. Quando você faz isso em casa e usá-lo imediatamente, é um produto seguro. Também é seguro se você mantê-la refrigerada em uma base contínua, e usá-lo dentro de uma semana.

O problema começa se você armazenar caseiro de alho em óleo em temperatura ambiente, ou se você mantê-lo na geladeira por muito tempo. Estas acções poderão permitir o crescimento de esporos que causa o botulismo, resultando na produção de toxina no alimento.


A LIGAÇÃO ENTRE O TEMPERO CASEIRO DE ALHO E ÓLEO E BOTULISMO


Os esporos de bactérias que causam o botulismo - Clostridium botulinum - são comuns na natureza, mas raramente causam problemas, porque eles não são capazes de crescer se forem expostas ao oxigênio.

Se os esporos não crescer, então eles não podem produzir toxinas que causam doenças.

No entanto, quando o alho contendo a bactéria é coberto com o óleo, não há presença de oxigênio.

Isto significa que as condições estão maduras para os esporos de crescer e produzir toxinas.

Você pode retardar o crescimento de bactérias (ea produção de toxinas) pela refrigeração do produto, mas isso pode não ser suficiente para impedi-la de estragar.

O pior é que não haverá qualquer sinal evidente de que o alho em óleo está estragado.

Você não será capaz de dizer se é perigoso, porque ele ainda vai olhar, cheirar e provar o mesmo.

Se você comer alho em óleo que contém as toxinas, você pode obter o botulismo, uma intoxicação alimentar potencialmente fatal que pode causar os seguintes sintomas:

  • Tonturas;
  • Turva ou visão dupla;
  • Dificuldade de deglutição, respiração e fala;
  • Paralisia que piora com o tempo.

O PREPARO COMERCIAL DE ALHO E ÓLEO

Alho produzido comercialmente em produtos de petróleo têm sido associados a dois surtos de botulismo: uma em Vancouver, em 1985, e outro em Nova York em 1989.

Em ambos os surtos, as pessoas ficaram gravemente doentes depois de comer alguma coisa feita com não-preservada alho em óleo que não tinha sido armazenado na temperatura adequada.

Desde então, os fabricantes comerciais de alho em óleo adotaram as melhores técnicas de preservação para manter seus produtos livres de toxinas que causam o botulismo.

Verifique o rótulo dos produtos comercialmente preparado de alho no óleo para venda. Se o sal ou ácidos estão na lista de ingredientes, o produto tem sido preservada e você não precisa se preocupar com intoxicação alimentar, desde que você siga as instruções para o armazenamento do produto.


COMO MINIMIZAR O RISCO

Você pode proteger a saúde da sua família e reduzir as chances de intoxicação alimentar, seguindo as seguintes regras:

  • Prepare o alho em azeite doce, e usá-lo imediatamente.
  • É melhor jogar fora qualquer sobra caseiro de alho no óleo. Se você decidir guardá-la, verifique se ele vai para a geladeira imediatamente, e utilizá-la dentro de uma semana.
  • Nunca guarde o alho em óleo em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário