terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Diabetes/Diabete


Diabetes/Diabete


MUITAS PESSOAS TÊM DIABETES- E NÃO SABEM PORQUE NÃO APRESENTAM NENHUM SINTOMA. ISTO É BASTANTE FREQUENTE NO TIPO DE DIABETES QUE APARECE NO ADULTO (TIPO II).

ATENÇÃO! SE VOCÊ

- TEM PARENTES (pais, irmãos, tios,etc) COM DIABETES;

- TEM EXCESSO DE PESO (especialmente do tipa abdominal);

- TEM VIDA SEDENTÁRIA:

- TEM MAIS DE 40 ANOS , TEM HIV E AINDA:

  • FAZ TRATAMENTO PARA PRESSÃO ALTA E TEM COLESTEROL E triglicérides ELEVADOS;
  • É MULHER E TEVE FILHOS pesando mais de 4 kg ao nascer ou abortos e/ou natimortos;
  • É HOMEM E TEM IMPOTÊNCIA SEXUAL.

Estas São as principais condições de risco que favorece o surgimento do Diabetes Tipo 11.

Manter o peso normal e atividade física regular são importantes para prevenir o surgimento do Diabetes Tipo II




ORIENTAÇÃO GERAL PARA A DIETA DO DIABÉTICO Topo da página


Ingerir a quantidade desejada

  • Acelga, agriao, alface, almeirao, mostarda, bertalha, brócolis, taioba, chicória, repolho, couve, espinafre
  • Pepino, pimentão, tomate, rabanete, couve-flor, abobrinha
  • Palmito, aspargo, broto de bambu, aipo, jiló, maxixe, berinjela
  • Cebola, cebolinha, coentro, hortelã, salsa, chás e suco de limão com adoçante


Ingerir conforme planejamento alimentar

  • Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, nabo, quiabo, vagem
  • Ervilha fresca ou seca, feijão, grão-de-bico, lentilha, milho-verde
  • Leite, manteiga ou margarina, queijo, iogurte, coalhada
  • Pão, arroz, macarrão, farinhas, biscoitos de sal ou água
  • Mandioca, batata inglesa, batata doce, cara inhame
  • Carne bovina (magras), aves, peixes,ovos, visceras e moluscos
  • Frutas em geral, suco de fruta natural
  • Maionese, carne e pescado defumados, salsicha, linguiça, chouriço, salame
  • Produtos -dietéticos tipo: pudim, "flan", chocolate, refrigerantes, geléia, gelatina


Você deve evitar

  • Doces, bolos, leite condensado, chocolate e biscoitos não dietéticos
  • "Nescau", "toddy", farinha láctea
  • Carnes salgadas e toucinho, frituras
  • Bebidas alcoólicas. Refrigerantes comuns

COMO APLICAR INSULINA Topo da página

Escolher o local para aplicar a insulina. Limpar a pele, usando algodão com álcool e deixar secar. Manter uma distância de mais ou menos 2cm do local onde você tomou a injeção anterior, se a área do corpo for a mesma.


Diabet12.GIF (3802 bytes)











FazerDiabet15.gif (6283 bytes) uma prega na pele onde você vai aplicar a insulina.

Pegar na seringa como se fosse um lápis. Introduzir a agulha na pele, num ângulo de 90º, soltar a prega cutânea.
OBS: Em pessoas muito magras ou crianças menores, a injeção poderá ser feita num ângulo de 45º, para evitar que seja aplicada no Músculo.

Diabet13.gif (8869 bytes)

Ao iniciar a aplicação de insulina, se for constatada a presença de sangue na seringa, seguir as seguintes orientações:
1- Sangue em pequena quantidade: continuar a aplicação.
2- Sangue em grande quantidade: para a aplicação .Jogue fora a seringa com insulina e prepare outra dose.

Diabet14.gif (6289 bytes)




Hipertensão Arterial - Doença e cidadania (crônica Dr. Roger Bonow Mendes) Topo da página


A percepção da doença pela falta de saúde é a forma mais primária que se tem para entender as mudanças patológicas decorrentes das doenças crônicas. Ahipertensão arterial e o diabetes mellitus, entre outras, são exemplos de doenças que tem um início por vezes inteiramente inocente e que ao longo dos anos o paciente vai tomando conhecimento. Algumas vezes agudamente e acidentalmente (crise hipertensiva, coma diabético, por exemplo). Em outras, ele vai se conscientizando da doença aos poucos. Insidiosamente. Uns deixam-se levar de forma passiva assumindo posição de vítimas de um destino social, pois não tem como arcar com os custos mínimos dos tratamentos, dos exames. Sentem-se reféns de hospitais públicos em crises permanentes de falta de vagas para internação, exames marcados com prazos muito longos, filas intermináveis, emergências abarrotadas. Nestas então é onde se sente mais o preço social da falta de condições.

A situação de alguns hospitais privados também passa pela carência dos recursos humanos de forma geral, da relação leonina por parte de alguns convênios e seguros de saúde. É bem verdade que existem as ilhas de excelência tanto públicos quanto privados que só servem para destacar ainda mais esses limites.

Falo do diabético e do hipertenso porque em nosso meio representam uma das principais causas de encaminhamento para diálise. Nos países de primeiro mundo as duas causas se alternam. Entre nós esse perfil já começa a se delinear principalmente nos grandes centros brasileiros. O pior é que por ignorância, falta de condições ou até por intensidade da doença o indivíduo hipertenso ou diabético só toma conhecimento "oficialmente" de sua doença quando, por ocasião da primeira consulta, é encaminhado para diálise.

Tristeza e revolta para alguns. Para outros vem a consciência da cidadania. Daquele momento em diante, pela perda de seu bem maior, sua saúde física plena, se dá conta de que, como cidadão seus direitos de ter tratamento adequado precisam ser exercidos. Passam a erguer a bandeira da cidadania pela porta da reivindicação de atendimento de saúde, direito a medicamentos, vagas em hospitais, transplantes, etc.

Enfim o que querem é ser tratados em vida, de forma digna, humana. Diria mesmo até com mais humanidade e compreensão por parte de alguns amigos, familiares e afetos.

Estamos todos no mesmo barco. Pensar que alguns por terem melhores condições financeiras, não são afetados? Pura ilusão.

Imaginemos o que é a falta de um funcionário em uma empresa, porque naquele dia teve de ir ao médico? A falta, em uma instância mais simples, dos serviçais de uma residência? Chegar atrasado porque passou mal no ônibus... Não teve dinheiro para comprar remédio... Saiu mais cedo do trabalho porque estava com pressão alta... É da falta que faz uma peça da engrenagem que estamos falando. Principalmente quando esta peça movimenta uma estrutura vital para a coletividade. Por exemplo um hospital, o transporte urbano, coleta de lixo, correios, companhias de telecomunicações, etc. Em uma escala mais comercial, as lojas, os restaurantes...

Fica muito mais confortável cobrar dos governos medidas controladoras, curadoras, saneadoras ,auditoras, enfim todo um cortejo de punições que estamos tão acostumados a ver e ouvir. Adiantam na mesma proporção da intenção, se fui bem claro.

O que precisa ser refletido é o papel da sociedade como um todo. Da cidadania, desde o início e não só quando ela é conscientizada em função da perda...pela doença.

Isto começa em cada um de nós !

Reduzindo seus níveis de Colesterol Topo da página

O que é colesterol ?

Colesterol é um tipo de gordura produzido por seu fígado. Ele também está contido em certos alimentos que você come, tais como ovos, carnes e derivados de leite. Quando você come estes alimentos freqüentemente, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta. Alimentos ricos em gorduras saturadas podem também elevar a taxa de colesterol no sangue, porque seu fígado transforma as gorduras saturadas em colesterol.O colesterol é transportado no sangue em diferentes tipos de pacotes chamados de lipoproteínas. A porção do colesterol LDL(low-density-lipoprotein = lipoproteína de baixa densidade, na língua inglesa), transporta o colesterol para o organismo. A porção do colesterol HDL(high-density lipoprotein = lipoproteína de alta densidade, na língua inglesa), remove o colesterol da corrente sangüínea.

Como pode a alta taxa de colesterol afetar minha saúde?

O excesso de colesterol no seu sangue pode aumentar o risco de um ataque cardíaco, ou de um derrame. O colesterol a mais pode ser depositado nas suas artérias(grandes vasos sangüíneos), e pode fazer com estes mesmos vasos se tornem estreitos. A quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode ser tão grande, que a artéria fica entupida e o sangue não pode passar por ela. Se uma artéria que supre sangue para seu coração ficar entupida, você pode ter um ataque do coração. Se uma artéria que supre sangue para seu cérebro ficar entupida, você pode ter um derrame.

Quando eu deveria começar a checar meus níveis de colesterol?

Em geral, você deveria começar a medir seu colesterol a partir dos 20 anos. A partir daí, esta checagem deveria ser feita pelo menos a cada 05 anos. Dependendo em que nível está seu colesterol, e se você tem outros fatores de risco de doença cardíaca, será preciso checar seu colesterol mais freqüentemente. Fale com seu médico sobre a freqüência que você precisa dosá-lo.As crianças também devem ter seus níveis de colesterol dosado, se um parente próximo como um avô, tiver doença cardíaca antes dos 55 anos, ou se parente próximo tiver altas taxas de colesterol ( igual ou maior que 240).

Como deveria ser meu nível de colesterol?

O melhor nível do colesterol total é abaixo de 200. Se estiver entre 200 e 239, significa que você tem algum risco para ter um ataque do coração, ou um derrame. Já os níveis de 240, ou superiores significam o aumento de risco de doença cardíaca.Os níveis das lipoproteínas (HDL e LDL) são também importantes. Seu médico pode querer pesquisar seu níveis de HDL e LDL, se você tem história de doença cardíaca de alguém na família antes dos 50 anos, ou se você tem altas taxas de colesterol. Se seu colesterol total é alto por causa da alta taxa de LDL, você tem maior risco quanto a doença cardíaca e derrame. Se a taxa total é alta por causa de HDL alto, você provavelmente não tem seu risco de doença cardíaca aumentada. O colesterol LDL menor que 130 é o melhor. Um nível de LDL de 160 ou maior, significa que você tem seu risco de doença cardíaca aumentado. O colesterol HDL menor que 35 coloca você em maior risco, enquanto um nível de HDL de 60 ou acima, reduz seu risco.

O que posso fazer para reduzir meu nível de colesterol?

Comendo comida saudável você pode ajudar a reduzir sua taxa de colesterol LDL, e isto vai protegê-lo dos efeitos danosos do colesterol. Você pode elevar seu colesterol HDL com exercícios, parando de fumar (se você fuma), e perdendo peso (se você tiver a mais). Ingerindo comida saudável geralmente reduzimos os níveis de colesterol. Eis aqui algumas dicas de como comer de forma inteligente :

o Coma mais frutas e vegetais.

o Coma mais peixe grelhado ou assado, frango sem pele, e menos carnes fritas.

o Escolha cortes magros (pedaços de carne contendo pouca gordura visível), quando for comer carne de vaca, porco e cordeiro. Também reduza a quantidade de carne que você come.

o Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol. Os alimentos fibrosos também ajudam quando você quiser perder peso, porque eles fazem você se sentir saciado.

o Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite (nos sorvetes e manteiga). Leia os rótulos dos produtos. Eles podem dizer que o alimento é pobre em colesterol, mas o produto pode ainda conter altas taxas de gorduras saturadas. Quando você ler nas embalagens - gordura de côco, óleo parcialmente saturado, e gordura vegetal hidrogenada - você saberá que estes produtos são ricos em gorduras saturadas.

o Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado. Não coma mais que quatro gemas por semana.

o Utilize derivados de leite pobres em gordura - leite desnatado, yogourt desnatado e sorvetes light.

o Evite frituras.

O que fazer se o exercício físico e alimentação saudável não reduzir meu colesterol?

Se comendo corretamente, exercitando e fazendo outras mudanças em sua vida (tal como parar de fumar), não reduzir as taxas de colesterol após 06 meses, seu médico homeopata poderá querer discutir sobre o uso de medicamentos para abaixar estes níveis. Se isto ocorrer, o tratamento deverá ser por toda a vida, mas isto só deverá ser pensado, caso os hábitos sadios não funcionem.

Obs: Esta informações fornecem a visão geral para reduzir as taxas de colesterol, e pode ser que não se aplique a todos. Para saber se estas explicações se aplicam a você, e conseguir mais informações sobre este assunto, fale com seu médico homeopata.

Porção do Colesterol

Ideal

Suspeito

Alto risco

Colesterol Total

menor que 200 mg %

entre 201 a 239 mg %

maior que 240 mg %

HDL

maior que 60 mg %

entre 35 a 60 mg %

menor que 35 mg %

LDL

menor que 130 mg %

entre 130 a 160 mg %

maior que 160 mg %

Triglicérides e Colesterol Topo da página

Ms.Cynthia Antonaccio

Dicas para equilibrá-los

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Procure atingir e manter o seu peso ideal! A perda do excesso de peso pode ajudar na redução dos níveis de colesterol no sangue.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Reduza o consumo de gorduras saturadas, pois elas são as que mais aumentam o seu colesterol, mais até do que o próprio colesterol da dieta! Por isso que camarões e lagostas que contém grande quantidade de colesterol e muito pouca gordura saturada, não são tão prejudiciais quanto um gordo churrasco! Essas gorduras saturadas estão presentes em grande quantidade nos produtos de origem animal, especialmente carnes gordas, vísceras como fígado, rim, miolo e produtos derivados do leite integral, como manteiga, creme de leite e queijos, e também em alguns óleos vegetais como o de palma, o de côco, o azeite de dendê (que vem muitas vezes em produtos tipo biscoitos, misturas para bolos, congelados).

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif A ingestão diária de colesterol não deve ultrapassar 300 mg, ou caso já esteja elevado, deve ficar por volta dos 150 . Não esqueça que uma única gema de ovo lhe fornece 213 mg de colesterol. O colesterol só está presente em alimentos de origem animal como gema de ovo, carnes, leite integral, queijos, manteiga. E nenhum colesterol é encontrado em vegetais, como nas frutas, grãos, cereais, batatas, óleos vegetais, etc....

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Prefira o consumo de azeite de oliva a outros óleos vegetais, pois é rico em gordura monoinsaturada que ajuda a manter o colesterol bom elevado e diminui o colesterol ruim, e prefira-o sem aquecer. Mas quando for levar ao fogo, prefira o óleo de canola que também é rico em monoinsaturados! Porém não esqueça que todas as gorduras têm o mesmo valor calórico por grama , e em excesso pode prejudicar!

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Evite consumir produtos moídos e congelados, recheados, empanados, que geralmente levam uma grande quantidade de pele e gordura. Compre produtos frescos e moídos na hora, onde você possa ver a peça inteira antes.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif A forma como você prepara seus alimentos, sendo este carne, frango ou peixe é o que realmente importa. Troque a margarina ou o óleo do refogado por suco, água, molho de ervas, ou vinho. Prefira grelhados, assados, cozidos ou preparações feitas no microondas, na churrasqueira, ou no vapor.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Ao consumir produtos industrializados, verifique a composição nos rótulos das embalagens, para evitar o consumo de produtos ricos em gordura saturada, gorduras hidrogenadas, manteiga de cacau, banhas, óleo de coco ou de dendê.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Evitar o consumo de "produtos hidrogenados" , como as margarinas, pois apesar de serem ricos em poliinsaturados, possuem grande quantidade de ácidos graxos (gorduras) "trans", que não são bons para suas artérias.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Sopas são ótimas porque satisfazem sua fome com poucas calorias. É claro que somente quando feitas com pouca gordura, mas mesmo assim ficam deliciosas. Geralmente, quando consumidas fora de casa, as sopas de caldo transparente são menos calóricas, pois sopas cremosas e espessas geralmente contém muita gordura! Mas prefira as sopas caseiras...

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif O consumo de algumas colheres de sopa de aveia podem trazer benefícios na redução do colesterol. Segundo cientistas, os benefícios seriam decorrentes de uma substância presente na aveia, a betaglucan, que impediria o fígado de produzir mais colesterol do que o necessário. Porém, mais estudos precisam ser feitos para concluir tal efeito. Enquanto isso, um pouco mais de aveia no seu dia pode ser saboroso, nutritivo e saudável! Sem exageros é claro! Boas opções são pães, bolos, biscoitos e mingaus de aveia.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif As fibras têm um papel muito importante, pois diminuem o tempo que o alimento permanece no intestino, diminuindo, portanto, a quantidade de gordura absorvida. Por isso, consuma alimentos ricos em fibras na sua alimentação, como cereais integrais, frutas e hortaliças cruas, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha) etc...

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Se você costuma comer sempre em restaurantes, prefira pratos grelhados à base de peixe, e peça porções para dividir( pis 1 inteiro é muita carne, ...e muito colesterol!!!!), acompanhados de saladas sem molhos cremosos e excesso de óleo. Evite fritura substituindo-as por purê de batata, batatas e legumes refogados, arroz branco ou à grega, massas com molho de tomate ou legumes tipo brócolis, creme de espinafre, entre outros são todos bem vindos. Jamais tenha vergonha de perguntar ao garçom sobre os ingredientes dos pratos que deseja comer.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Um consumo muito grande de carboidratos simples, como doces e açúcar também é prejudicial, pois todo excesso é transformado em gorduras, desequilibrando os níveis de gordura no sangue. Por isso troque o refrigerante por light, evite sobremesas e chocolates.

http://www.ibvivavida.org.br/DiabetesColaterais_arquivos/image005.gif Alguns estudos indicam que o consumo moderado de álcool de boa qualidade, 2 cálices de vinho tinto, parece aumentar em 15% os níveis de HDL (o bom colesterol). Mas não é por isso que você vai abusar! As bebidas alcoólicas também têm calorias e em excesso, podem contribuir para o aumento de peso.

http://www.ibvivavida.org.br/DST_AIDS_Efeitos-Colateraiis2.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário