sábado, 22 de janeiro de 2011

Cupcakes de pêra com lemon curd



Cupcakes de pêra com lemon curd


Esta receita eu vi no fantástico blog da Suzana. Sempre que vou ao blog dela encanto-me com as suas belíssimas fotos e receitas que primam pela elegância. Visitar o blog dela é uma delícia.

E delícia são também estes cupcakes. Juntam alguns dos ingredientes que mais gosto, pêras, amêndoas e limão. Que mais dizer sobre eles? São maravilhosos! Valem mesmo a pena experimentar.

Ingredientes:

Cupcakes:

2 ovos
100g de manteiga
100g de açúcar
1 pêra
1/2 c. de chá de essência de baunilha
100g de amêndoas raladas
40g de farinha peneirada
1 c. de chá de raspa de limão

Lemon Curd:

2 ovos
3 gemas
1/2 chávena de chá de sumo de limão
raspa de 1 limão
2 c. de sopa de leite
1/3 de chávena de açúcar
6 c. de sopa de manteiga cortada em pedaços
1/4 de c. de chá de sal

Preparação:

Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione os ovos, um a um e batendo bem entre cada adição. Junte a baunilha e a raspa de limão. Adicione as amêndoas raladas e a farinha, envolvendo apenas sem mexer demasiado.

Coloque a massa em formas de queques, enchendo um mais de metade. Descasque a pêra e corte-a em meias luas. Coloque 2 ou 3 pedaços em cada cupcake. Leve ao forno moderado a cozer durante aproximadamente 15 minutos ou até estarem dourados. Retire e deixe arrefecer.

Prepare o lemon curd: Bata os ovos e as gemas com o açúcar, o sal e o leite até estes ligarem. Junte o sumo e a raspa de limão assim como a manteiga. Leve a lume médio num tacho pequeno, mexendo sempre até engrossar mas sem deixar ferver.

Retire e coloque em frascos ou numa tigela e deixe arrefecer. Tape e coloque no frigorífico durante algum tempo.
Finalize os cupcakes, colocando uma colher de chá de lemon curd no topo de cada um.

Um comentário: