quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

" Sem Glúten,sem Lactose,mas com Sabor ! "


" Sem Glúten,sem Lactose,mas com Sabor ! "


Que você, mesmo sob a pressão do mundo, jamais negue o seu espírito.Que você não permita que suas emoções estranhas bloqueiem o amor real.Que você não deixe de rir das coisas engraçadas da vida.Que você não deixe que alguém, homem ou espírito, roube sua alegria.Que você diga não a tudo o que seja degradante de sua integridade.

Que, por onde for, com quem for, você vença a si mesmo.Que você esteja livre das algemas da arrogância e do medo.Que você possa olhar em seus
olhos e sentir grandeza e integridade.Que você valorize um coração luminoso e
cuide bem de sua luz.Que você se emocione só de sentir-se vivo, e agradeça a quem lhe deu a vida.Que você respire alegremente, sentindo a energia permeando o ar.Que você veja as partículas de luz dançando na atmosfera à sua frente...

Quevocê se respeite como Ser universal, para se respeitar como Ser humano.Que você não deixe sua mente abafar o seu coração nem os seus sonhos.Que você eleve as mãos para o sol e comemore a bênção da luz.Que você ensine aos seus filhos a ver graça na vida, pois cada dia é sagrado.Que você chore, se quiser, mas que o seu choro seja justo e traga lições.Que você cante algum mantra, e que isso melhore as pessoas e o mundo.Que você suba a montanha e reverencie o vento e os espíritos do ar.

Que você desça até a campina e reverencie os espíritos das brumas.Que você cante uma canção pelos seus ancestrais e amigos de outrora.Que
você não se esqueça dos que partiram para o plano espiritual.Que haja alegria nessa lembrança! Que haja luz! Que haja bênçãos nisso!Que você também cante pelos amigos de agora, pois eles são presentes em sua vida.Que você ame profundamente... E que isso dignifique sua jornada e o ser amado.Que você seja uma presença de luz na vida dos outros... E que isso seja sempre!

Que você saiba reconhecer os seus erros e, com humildade, corrigi-los.Que você perdoe a si
mesmo e, assim, aprenda a perdoar aos outros.Que você também reconheça suas qualidades e seus acertos, e fique alegre por isso.Que você não se lamente pelas coisas do passado; apenas aprenda a lição e voe...Que você não se deite com ira
de ninguém e nem preso nas coisas do mundo.Que você durma pensando no céu azul... E que visite as estrelas, em espírito**.

Que os espíritos das brumas guiem sua jornada espiritual, por onde você for...Que você e eles dancem nos ares e celebrem a graça da amizade e do encontro.Que você cante com eles! Que você ria muito lá em cima! Que você aprecie a vista!Que você aprenda algo enquanto seu corpo dorme... E que você se lembre!Que você sinta que o seu verdadeiro lar é em seu coração.Que você seja feliz, mesmo que ninguém entenda por que. Que você agradeça a Presença, por tudo.

P.S.: Que você leia essas linhas e acredite mais em si mesmo.Que você e eu nos encontremos aqui, por
sintonia espiritual.Que nos reconheçamos como irmãos de luz, mesmo à distância.Que um Poder Maior nos una, em espírito e verdade.Que você, caro
leitor, e eu, o escritor, sejamos um!Que um Grande Amor encante nossos pequenos corações.Que esses escritos iluminem a dádiva de mais um dia.Que assim seja,pois, somos todos um!

Que haja Paz e Luz!

FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO,COM CARINHO,
ELKE.

Texto: Wagner Borges.

QUINTA-FEIRA, DEZEMBRO 16, 2010

** Alimentos que não podem faltar na mesa dos Intolerantes/ Alérgicos.

** Alimentos que não podem faltar na mesa dos Intolerantes/Alérgicos.

Sempre que retiro o glúten e/ou o leite da dieta dos meus pacientes as primeiras dúvidas que surgem são “Mas o que eu vou comer agora?” ou “Como posso substituir esses ingredientes?”. Por isso elaborei, especialmente para os leitores do Sem Glúten Sem Lactose, uma lista de ingredientes indispensáveis na cozinha de quem tem restrição ao glúten e ao leite, com informações de como podem ser utilizados e quais os benefícios de consumí-los:

quinoa

Quinoa

Pode ser utilizada na forma de flocos substituindo a aveia (para celíacos), consumindo com frutas ou em vitaminas, por exemplo. A farinha se utiliza no preparo de tortas e bolos e os grãos podem ser cozidos e consumidos como arroz ou temperados como salada. Os grãos também são utilizados no preparo de leite vegetal. Propriedades: possui alto valor protéico (14%) e é fonte de vitamina B1, B2, B3, vitamina C, vitamina E, magnésio, potássio, ferro, zinco, manganês e fibras.

amaranto

Amaranto

Pode ser utilizado da mesma forma que a quinoa. O amaranto, assim como a quinoa, são alimentos selecionados pela NASA para a alimentação dos astronautas devido ao seu alto valor nutricional. Propriedades: alto valor protéico (15%) e é rico em cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitamina A e C e fibras.

gergelim

Gergelim

O gergelim na forma de pasta (tahine) é uma ótima opção para ser utilizado com pães. Se misturado com shoyo e limão fica um delicioso patê, mas também pode ser consumido puro ou adoçado. Propriedades: rico em cálcio, proteínas, gorduras monoinsaturadas, fibras, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Também melhora o trânsito intestinal e auxilia no controle da glicemia (açúcar no sangue).

linhaca

Linhaça

A farinha da linhaça pode ser utilizada em preparações como pães e bolos ajudando a dar liga nas massas sem glúten ou como salpicado sobre os alimentos.Propriedades: rica em fibras e ômega 3, é antioxidante, reduz triglicerídeos e pressão arterial, previne agregação plaquetária e tem efeito laxante.

banana farinha de banana

Banana verde (biomassa ou farinha)

Pode-se incluir a biomassa em praticamente qualquer alimento, como vitaminas, sorvetes, pães, bolos, tortas, molhos, sopas, cremes, etc. A farinha é bastante utilizada no preparo de pães, bolos, tortas e panquecas, por exemplo. A banana verde não deixa odor e nem sabor residual e ainda ajuda a enriquecer as preparações. Propriedades: possui 74% de amido resistente em sua composição, por isso age como um prebiótico, ou seja, alimenta as bactérias boas do intestino, além de promover controle da glicemia (açúcar no sangue), redução de colesterol, regulação intestinal e prevenção de câncer de células intestinais.

farinha de arroz

Farinha de arroz

Normalmente utilizada em substituição à farinha de trigo. Se utilizada na forma integral ajuda a melhor a qualidade nutricional do alimento. Propriedades: fibras, ferro, vitaminas do complexo B.

tofu

Tofú (Queijo de Soja)

Ótima opção para substituir queijo, requeijão, creme de leite, etc. Pode ser consumido puro, temperado em forma de patê, com doce, grelhado ou misturado em preparações. Propriedades: rico em proteínas, cálcio, fósforo e magnésio. Por ser um alimento fermentado, possui uma digestibilidade melhor do que outros produtos a base de soja, como o leite de soja, a PTS ou até mesmo o grão.

leite de cereais e oleoginosas

Leite de cereais e/ou oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes)

Ótima opção para substituir o leite de vaca. O ideal é fazer vitaminas com frutas ou utilizar em receitas. Propriedades: as oleaginosas contêm grandes quantidades de gorduras mono e poliinsaturadas, que são benéficas para o organismo, além disso, contém fitoquímicos e antioxidantes.

tuberculos

Tubérculos (batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, taiá, cará, inhame)

Podem ser usados para incrementar massas como pães e tortas ou consumidos puros. Podem ser utilizados cozidos ou na forma de farinha, polvilho ou fécula.Propriedades: o inhame pode melhorar o status hormonal de mulheres na menopausa, tem efeito antioxidante, reduz o colesterol e pode até auxiliar na perda de peso. A batata doce, além de ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, ainda auxilia no controle de desordens diabéticas. A mandioca contém fibras, Vitamina C, cálcio, ferro e fósforo. Todos os tubérculos possuem uma boa quantidade de amido, vitaminas, minerais e são pobres em gordura.

Por: Tati Fischer

*A autora é nutricionista e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional.

http://www.semglutensemlactose.com/

QUARTA-FEIRA, DEZEMBRO 15, 2010

** Filé de frango recheado.

** Filé de frango recheado

*Ingredientes

Frango

  • 400gr de filés de frango grossos cortados pela metade
  • 3 colheres (sopa) de vinho branco seco
  • meia colher (chá) de tomilho fresco
  • 1 cubo de caldo de galinha sem glúten e lactose
  • 1 xícara (chá) de água fervente

Recheio

  • 4 colheres (sopa) de cogumelos tipo paris picados
  • 4 colheres (sopa) de peito de peru picado
  • 3 colheres (sopa) de cenoura ralada no ralo grosso
  • 1 colher (chá) de extrato de tomate.
  • 2 colheres (chá) de amido de milho MAIZENA
  • meia colher (chá) de tomilho fresco

Para prender:
Palitos de madeira
Barbante culinário

Modo de preparo

Frango

  1. Faça um corte no centro de cada filé, no sentido do comprimento, sem separar as partes, formando um bolso. Coloque em uma tigela e tempere com o vinho e o tomilho.
  2. Dissolva o cubo de caldo de galinha KNORR na água fervente e acrescente aos filés. Reserve por 1 hora nesse tempero.

Recheio

  1. Em uma tigela, misture o cogumelo, o peito de peru e a cenoura.
  2. Recheie os filés, prenda com os palitos e amarre com o barbante.
  3. Em uma panela de pressão, coloque os filés recheados. Junte o marinado, tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. Apague o fogo, aguarde sair todo o vapor e verifique o cozimento. Se necessário, cozinhe mais um pouco.
  4. Retire os filés, reserve em local aquecido e coe o caldo do cozimento.
  5. Em uma panela, dissolva o amido de milho MAIZENA no caldo do cozimento. Junte o extrato de tomate ELEFANTE, o tomilho e cozinhe, em fogo médio, mexendo sempre, por 3 minutos ou até engrossar levemente.
  6. Distribua sobre os filés e sirva em seguida.

** Rolinhos vietnamitas de repolhos fritos em água.

** Rolinhos vietnamitas de repolhos fritos em água.

*Ingredientes:
- 8 folhas de papel arroz
- 250 g de ropolho finamente picado
- 1/4 copo (americano) de água
- 1 colher de sopa (rasa) de alho picado
- 1 colher de chá (rasa) de sal
- 1 colher de chá (rasa) de aji-no-moto
- óleo de girassol
- óleo de gergelin

*Modo de preparo do recheio:
- Coloque um fio de óleo de girassol numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, acrescente o alho picado e logo em seguida, o repolho picado. Tempere com sal e aji-no-moto e deixe fritando até ficar dourado.
- Atingido o ponto, desligue o fogo, regue com 2 fios de óleo de gergelim e dê uma revolvida.
- Na própria wok, divida o recheio em 8 partes iguais e reserve.

Modo de preparo dos rolinhos:
- Coloque as folhas de papel de arroz de molho numa tigela com água, aguardando 1 minuto para que elas amoleçam e vá colocando uma por vez sobre um pano limpo. Coloque então outro pano limpo por cima, para que ele absorva o excesso de água. Retire o pano de cima e recheie o papel de arroz com uma parte do repolho refogado. Dobre a extremidade que está voltada para você, depois as laterais, e finalmente enrole tudo, firmemente, até o final. Recheie um por vez, deixando os demais na tigela com água, pois o papel de arroz depois de umedecido, fica meio pegajoso, podendo dificultar seu manuseio. Repita todo o processo com as outras folhas, e vá acomodando-as sobre um prato.
- Numa frigideira anti-aderente, coloque um fio de óleo de girassol e leve ao fogo. Assim que esquentar, abaixe o fogo ao mínimo, disponha os rolinhos e frite por 1 minuto para selar a face inferior.
- Passado o tempo, coloque a água na frigideira - pelos cantos - isto é, sem entornar diretamente sobre os rolinhos. Deixe fritando até que a face inferior fique dourada.
- Na hora de servir, sirva com a face dourada voltada para cima.

*Fonte e foto:KamiKase com Larica

TERÇA-FEIRA, DEZEMBRO 14, 2010

** Pernil e acompanhamentos.

** Pernil e acompanhamentos.

  • 1 pernil suíno com osso de aproximadamente 7kg
  • suco de 3 limões
  • 6 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 2 colheres (sopa) de alecrim
  • 1 copo de vinho branco
  • 1 cebola grande picada
  • 1 copo de vinagre branco
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 100g de sal
  • pimenta-do-reino a gosto

    Modo de preparo:
    Tire a pele do pernil se necessário, mas não tire a gordura.
  • Fure-o com uma faca fina ou um palito de madeira.
  • Coloque em uma assadeira grande e esfregue o limão e o sal.
  • Regue com o vinho e o vinagre e depois o óleo.
  • Passe o alho moído, a cebola bem picada, o alecrim, o louro e a pimenta a gosto.
  • Faça esse tempero de véspera, ou pelo menos 4 horas antes e conserve na geladeira.
  • Pré-aqueça o forno 30 minutos antes à 180ºC.
  • Cubra a assadeira com papel alumínio, com a parte brilhante para o pernil, e leve ao forno médio de 4 a 5 horas para assar lentamente.
  • A cada hora observe se a assadeira não esta seca, se estiver prepare um molho feito com água e vinho e vá regando sempre.
  • Na última hora, retire o alumínio para dourar.
  • Retire o pernil e fatie no sentido do osso.
  • Se quiser, aproveite o fundo da assadeira para fazer o molho.

    Molho de pimentões
  • 1 dente de alho em lâminas
  • 1 pimentão vermelho em fatias
  • 1 pimentão amarelo em fatias
  • 1 pimentão verde em fatias
  • 1 cebola em rodelas
  • 1 tomate em cubos
  • azeite
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (café) de caldo de carne
  • 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes

    Modo de preparo:
    Refogue os pimentões, cebola, o alho e o tomate no azeite.
  • Dissolva o caldo de carne e o amido de milho na água e acrescente no refogado junto com o tomilho, o cheiro-verde e a pimenta.
  • Sirva com o pernil.

    Vinagrete
  • 3 tomates grandes
  • 1 xícara (chá) de vinagre branco
  • Uma pitada sal
  • ½ cebola picada
  • Salsinha a gosto
  • 4 colheres de (sopa) de azeite

    Modo de preparo:
    Em uma vasilha misture todos os ingredientes e deixar gelar. Sirva em seguida.

    Farofa de ovo
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 2 gomos de lingüiça toscana sem a pele
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho
  • 100g de azeitona verde sem caroço
  • Sal a gosto
  • 4 ovos
  • Salsinha a gosto
  • 200g de farinha de milho em flocos

    Modo de preparo:
    Aqueça uma panela e em seguida coloque a margarina junto com o alho e a cebola para dourar.
  • Em seguida coloque a lingüiça e deixe dourar bem.
  • Acrescente os ovos batidos e assim que estiver cozido coloque a farinha de milho, a salsinha e acerte o sal.
  • Bom apetite!

  • ** Doces cristalizados para o Natal.

    ** Doces cristalizados para o Natal.

    *INGREDIENTES

    • 1 kg de açúcar
    • 3/4 xícaras de chá de água
    • pedaços de doce em calda [abóbora, figo, abacaxi] a gosto

    *PASSO A PASSO

    1. Para cristalizar é preciso usar fruta em calda escorrida em uma peneira.
    2. Tire-a do recipiente, escorra e reserve. Numa panela, ponha o açúcar e a água.
    3. Leve ao fogo moderado e mexa um pouco.
    4. Deixe ferver até o açúcar se dissolver e a calda ficar no ponto bala mole.
    5. Para verificar, pingue um pouco da calda num copo com água fria e veja se formou uma bola que não mantém a forma.
    6. Acrescente, no máximo, cinco pedaços de doce para que você possa trabalhar a calda com mais facilidade.
    7. Tire a panela do fogo e mexa sem parar com uma escumadeira, fazendo movimentos contínuos para a frente e para trás.
    8. Conforme for mexendo, a calda deverá engrossar e fazer aparecer "bolinhas" esbranquiçadas próximas à borda da panela.
    9. Deixe até a calda ficar turva e encobrir os pedaços de doce.
    10. Retire cada pedaço de doce da calda e deixe esfriar numa superfície lisa.
    11. Para cristalizar outros pedaços, volte a panela com a calda restante ao fogo e adicione 1/2 xícara (chá) de água.
    12. Mexa rapidamente e deixe ferver até o ponto de bala mole e acrescente as frutas em calda já escorridas.
    13. Repita todo o processo até finalizar as frutas.

    ** Arroz Casimir (Casemiro Rice)

    ** ** Arroz Casimir (Casemiro Rice)

    *Ingredientes:

    Molho:
    • 1 Kg de peito de frango cortado em cubos.
    • 1 abacaxi descascado cortado em cubos pequenos.

    • 2 cebolas picadinhas.
    • 3 dentes de alho moído.
    • 2 colheres de sopa de margarina.
    • 3 colheres de sopa de Curry.

    • 2 colheres de sopa de sal.(ou a gosto).
    • 2 copos de água.

    Acompanhamentos:

    • 4 xícaras de arroz branco.

    • 2 latas de abacaxi em calda.

    • 1 vidro de cereja em calda.
    • 1 lata de pêssego em calda.

    • 6 bananas.

    • Chutney de Manga.(opcional) (receita logo abaixo).

    Modo de preparo.

    • Derreter a margarina e refogar a cebola e o alho.

    • Juntar o frango e deixar dourar.

    • Acrescentar o curry e sal.

    • Acrescentar a água e o abacaxi.
    • Deixar cozinhar até formar um molho espesso, reservar.
    • Cozinhar o arroz.

    • Partir as bananas ao meio, com casca, assar e depois jogar açúcar por cima.


    Montagem

    • Este prato é servido a francesa, ou seja, cada prato é montado individualmente.

    • Pegue um prato raso, coloque um copo no centro do prado de ponta cabeça.

    Coloque arroz em torno do copo, formando um “vulcão” de mais ou menos uns 3 a4 cm de altura. Retire o copo deixando no centro do prato o formato do copo.
    Ao redor do arroz, nas bordas do prato, espalhe as frutas em calda decorando e a
    banana.
    Preencha o espaço do centro do “vulcão” com o molho preparado.

    Coloque por cima das frutas o Chutney de manga (opcional).


    **Chutney de manga

    Ingredientes:

    2 xícaras de vinagre

    2 xícaras de açúcar refinado

    3 mangas grandes e firmes (haden, rosa ou coração de boi)

    1 raiz de gengibre
    3 dentes de alho picados

    2 colheres (sopa) de mostarda 1
    /2 colher (chá) de sal

    1 xícara de uvas passas sem semente


    Modo de Fazer:

    1.
    Misture o vinagre e o açúcar em uma panela, mexa bem e leve ao fogo baixo
    2. Deixe levantar fervura
    3. Coloque as mangas picadas em cubos e o restante dos ingredientes
    4.
    Deixe cozinhar, até que as mangas fiquem bem macias e o caldo grosso
    (Se quiser pode acrescentar duas maças picadas junto, fica gostoso)

    ** Creme de Confeiteiro Sem Glúten, Leite (caseína) ou Corante

    ** Creme de Confeiteiro Sem Glúten, Leite (caseína) ou Corante

    Este creme é um clássico na confeitaria. Uma receita básica e versátil muito utilizado em confeitarias e padarias recheando bolos, tortas, tarteletes, bombinhas, pavês, pães...

    Normalmente é comercializado em forma de pré-mistura para estes estabelecimentos contendo os 3 ingredientes que estamos retirando: glúten, leite e corante tartrazina ou amarelo crepúsculo.
    Sabe aquele creme amarelinho que recheia sonhos e é fartamente usado em cima dos pães doces do balcão da padaria?
    É ele mesmo!!!

    *Ingredientes e preparo:
    - 2 gemas
    - 1/4 de xícara de açúcar ou o seu substituto
    - 1/4 de xícara de farinha ou creme de arroz
    - 1e 1/4 de xícara de leite vegetal
    - 1 colher das de chá de baunilha

    1º Em uma panela pequena, misture as gemas com o açúcar com um batedor de ovos.
    Adicione a farinha de arroz e mexa. Junte o leite vegetal e a baunilha.
    Mexa até formar uma mistura homogênea.

    2º Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.
    Deixe esfriar e empregue.

    Para rechear e cobrir um bolo de 22 cm de diâmetro, dobre a receita.
    Variação - Creme de Chocolate:
    - Aumente a quantidade de açúcar para meia xícara;
    - Acrescente 50gramas de chocolate em barra meio amargo sem glúten e sem leite após o creme engrossar e ainda quente .

    * Fonte. Cozinha sem glúten e sem leite

    **Peru com Arroz, Peras Glaceadas, Gorgonzola e Nozes



    Final de ano é tudo de bom, sem se falar nos pratos deliciosos que temos o prazer de saborear. Quem não gosta de uma ceia caprichada e bem preparada? Eu adoro! E tudo pode até ser bem simples. O que conta mesmo é o amor que colocamos ao preparar cada detalhe.
    Esta receita é uma sugestão da Sadia que achei que seria muito bem-vinda a todas as mesas. Espero que gostem e que aproveitem ao máximo os dias festivos vindouros, juntamente com seus familiares e amigos.
    Fiz algumas adaptações, visto que nós, que temos alergias alimentares, precisamos tomar uma série de cuidados, mas nem por isso, precisamos abrir mão de sabor e qualidade.

    *Ingredientes:
    1 unidade de peru temperado congelado (4,5 Kg)
    3 colheres sopa de margarina vegetal

    *Para as Peras:
    2 colheres sopa de margarina vegetal
    3 peras firmes cortadas pelo comprimento em 8 partes
    1 colher sopa de açúcar

    *Para o Arroz:
    2 colheres sopa de margarina
    1/2 xícara cebola picada
    Sal a gosto
    2 xícaras de creme de leite sem lactose ou de soja.
    1 xícara de nozes picadas grosseiramente
    1 xícara de queijo gorgonzola picado ( já existe no mercado, sem Glúten e lactose)

    *Modo de Preparar:
    1) Retirar o peru do freezer, acomodar numa assadeira grande e, sem retirar da embalagem, deixar descongelar na parte de baixo da geladeira por cerca de 42 horas.
    2) Pré-aquecer o forno a 200ºC por 15 minutos. Abrir a embalagem do peru descongelado com o auxílio de uma tesoura de cozinha e retirar o saquinho com os miúdos da cavidade interna.
    3) Colocar a ave numa assadeira e prender as asas junto ao peito, com o auxílio de palitos. As coxas devem ser cruzadas e amarradas com fio dental. Cobrir a assadeira com papel alumínio, vedando bem. Assar por cerca de 1 hora.
    4) Retirar o papel alumínio, besuntar o peru com a margarina e voltar ao forno até o termometro pular. Este tempo é de aproximadamente 1 horta e 30 minutos, podendo oscilar um pouco. Não há necessidade de regar o peru com bebida. Depois de retirar o papel alumínio, pincelar a ave a cada 40 minutos, utilizando a margarina. Esperar esfriar de 5 a 10 minutos antes de servir.
    5) Numa frigideira, derreter a margarina, acrescentar as peras, polvilhar o açúcar, baixar o fogo e cozinhar por 5 minutos. Aumentar o fogo e dourar 5 minutos de cada lado.
    6) Numa panela derreter a margarina do arroz e fritar a cebola por 2 minutos, adicionar o arroz e mexer bem. Temperar com sal e colocar 4 xícaras de água quente e o creme de leite. Ajustar o sal. Quando começar a ferver, baixar o fogo e deixar a panela semi tampada até secar. Desligar o fogo, juntar as peras, as nozes e o queijo. Misturar bem e reservar.
    7) Após retirar o peru do forno, acomodar no centro da travessa de serviço e ao redor distribuir o arroz e servir em seguida.

    Tempo de Preparo: 2 horas e 30 minutos
    Rendimento: 11 porções

    ** Cupim ao molho madeira

    ** Cupim ao molho madeira.

    *Para a carne

    1/2 peça de cupim
    (aproximadamente 1/2Kg - cortados em bifes grossos como para churrasco)
    1colher de sopa de sal grosso
    1colher de sopa de pasta de alho ou alho amassadinho em casa.
    1/2 copo de vinho tinto
    salsinha desidratada
    2colheres de sopa de molho de tomate
    2colheres de sopa de azeite
    1 cebola média cortada em rodelas

    *Para o molho
    2colheres de sopa de margarina
    2colheres de sopa de farinha schär ou amido de milho.
    2 copos de água fervente
    1/2 copo de vinho tinto (ou vinho Madeira)
    caldo de carne (nessa receita, pode aproveitar o caldo do cozimento do cupim)
    champignon (opcional)

    *Fazendo a Marinada
    Prepare a marinada com o vinho, o sal grosso, o alho e a salsinha.
    Faça furos na carne e coloque-a num recipiente, acrescentando a marinada.
    Deixe tomar gosto por 2horas.

    *Cozinhando a carne
    Tire a carne da marinada e passe para a panela de pressão, acrescentando o molho de tomate e água suficiente para cobrir a carne.
    Tampe a panela e deixe na pressão por 30 minutos.
    Tire da pressão e verifique o sal.
    A carne deve estar molinha, faça o teste cortando um pedaço.
    Reserve o molho do cozimento.

    *Ao forno
    Pré-aqueça o forno a 180 graus.
    Numa travessa forrada com papel alumínio, coloque azeite suficiente para cobrir o fundo.
    Arrume os bifes na travessa e por cima espalhe uma concha do molho do cozimento.
    Reserve o restante.
    Acrescente as rodelas de cebola e leve ao forno baixo por 30min.

    *Preparando seu Molho Madeira
    Enquanto o cupim está no forno, aproveite para fazer o molho.
    Derreta a margarina em fogo baixo e acrescente a farinha.
    Mexa bem até ficar dourada*, tomando cuidado para não empelotar.
    Adicione o champignon (opcional), o caldo de carne e a água (aos poucos), mexendo sempre.
    Por último, o vinho.
    Acerte o sal.
    Sirva quente sobre o cupim ou à parte.

    *Sugestão de acompanhamento:
    Sirva com arroz branco e salada.
    Bom apetite!

    ** Biscoitinhos caseiros de maizena e coco.

    ** Biscoitinhos caseiros de maizena e coco.
    Desmancham na boca!

    *Ingredientes:
    1 caixa pequena de maizena
    5 colheres de farinha de schär
    5 colheres de açúcar
    3 colheres de coco ralado ou leite de coco
    ( sugiro o coco ralado )
    200g de margarina
    1 gema
    1 colher de chá de sal

    * Preparo:
    Amasse com a ponta dos dedos.
    No começo fica uma farofa, mas com o calor
    das mãos, a margarina derrete e vai aglomerando
    os ingredientes.
    Faça pequenas bolinhas, como as de gude,
    e amasse com um garfo.
    Asse em forno médio, pré aquecido, por cerca
    de 15 minutos.
    Ele não cora. Somente seu fundo.
    Espere esfriar para acomodar em vidros!

    ** Feijoadinha de camarão

    ** Feijoadinha de camarão.

    * Ingredientes:
    -01 kg de camarão
    -500gr de feijão branco
    -02 tomates picadinhos
    -01 cebola picadinha
    -05 dentes de alho picadinhos
    -01 pimentão picadinho
    -500ml de leite de coco
    -1 maço de coentro
    -azeite extra virgem
    -azeitonas fatiadas
    -1 lata de molho de tomate peneirado
    -sal e pimenta à gosto.

    * Preparo:
    -Cozinhe o feijão apenas com água e sal, até que fique macio.
    -Coloque o azeite em uma panela e refogue os camarões com as azeitonas.
    -bata no liquidificador o leite de coco com os tomates, a cebola o alho o pimentão e o coentro.
    -Acrescente esta mistura ao camarão refogado e deixe apurar um pouco.
    -Junte tudo ao feijão, deixe apurar, retifique o sal e a pimenta.
    - Regue com azeite de oliva.
    - Bom apetite!

    SEGUNDA-FEIRA, DEZEMBRO 13, 2010

    ** Salada de Bacalhau,Batatas, Tomates Confit e Aiolii de limão siciliano.

    ** Salada de Bacalhau,Batatas, Tomates Confit e Aiolii de limão siciliano.

    *Ingredientes:
    - 300gr de confit de bacalhau
    - 400gr de batatinhas bolinha assadas ao vinho e alecrim
    - 120gr de tomates secos laminados sem pele
    - 120gr de couve manteiga branqueada lascada
    - 8 grãos de alho do bacalhau confitado
    - 60gr de azeitonas portuguesas pretas
    - 120 d de aiolli ao limão siciliano
    - Sal e pimenta-do-reino a gosto
    - 1 pitada de pimenta seca a gosto
    - raspas de limão a gosto
    - alecrim fresco a gosto
    - couve frita para a finalização (opcional)

    *Modo de preparo
    Preparar o confit de bacalhau (pode ser com antecedência).(receita logo abaixo)
    Preparar na véspera a couve branqueada, a couve frita e o aiolli.(receita logo abaixo)
    Preparar as batatinhas no dia.

    *Para finalização do prato
    Montar na ordem, distribuindo harmoniosamente as batatinhas, tomates secos, bacalhau, alho confitado, couve branqueada e azeitonas.
    Pulverizar pimenta, raspas de limão e alecrim.
    Regar com azeite do bacalhau.
    Enfeitar com couve frita (opcional).
    Servir com colheradas de aiolli (ao lado) no mesmo prato.

    ***Para branquear a couve:
    Mergulhar rapidamente em água fervente, escorrer, resfriar em água bem gelada (com gelo), escorrer novamete e retirar delicadamente a água das folhas.
    Rendimento: 4 porções

    * Confit de Bacalhau:


    *Ingredientes:

    - 1 kg de postas de bacalhau demolhado
    - 1l de azeite para cobrir as postas
    - 1 cabeça de alho com casca
    - 5gr de ramos alecrim fresco
    - 3 ramos de tomilho fresco
    - 2 folhas de louro
    - 1gr de pimenta preta em grãos

    Modo de preparo

    Enxugar bem as postas. Colocar numa panela com o alho e o alecrim.
    Cobrir com azeite de oliva. Levar ao fogo sem ferver até estar cozido (de 20 a 30 minutos), esfriar e guardar nesse azeite.
    Rendimento: 800gr + 1l de azeite

    **Batatinhas Assadas, Ao Vinho, Alho e Alecrim

    Ingredientes
    - 500 g de batata bolinha com casca
    - sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora
    - 50 ml de azeite
    - alecrim galhinhos
    - 150 ml de vinho branco
    - 8 grãos de alho com casca

    Modo de preparo
    Cozinhar as batatinhas al dente em água fervente temperada com sal grosso. Escorrer, temperar com sal, pimenta, alecrim e azeite. Assar as batatinhas com o alho e o vinho, em forno médio, até dourar.
    Rend. 4 porções

    ** Couve frita

    Ingredientes
    - 1 maço couve laminada
    - óleo para a fritura (quanto baste)

    Modo de Preparo
    Secar bem a couve e fritar em óleo quente, escorrer em papel absorvente para fritura e reservar em lugar aquecido.
    Rend. 150gramas


    ** Aiolli de limão siciliano:

    Ingredientes
    - 300gr de maionese básica sem lactose e glúten (receita no Blog)
    - 10gr de alho picadinho
    - 10ml de azeite
    - 20ml de suco de limão siciliano (ou a gosto)
    - sal e pimenta a gosto

    Modo de preparo
    Bater no liquidificador maionese, alho e azeite. Adicionar o suco de limão aos poucos.Retificar os temperos e reservar na geladeira.
    Rendimento. 320gramas.

    Dica: Tu também podes usar qualquer das sugestões separadamente, sem ser neste conjunto que apresentei aqui.


    ** Trutas e ao molho de camarões, castanhas e mel

    ** Trutas e ao molho de camarões, castanhas e mel

    *Ingredientes:
    500gr de filés de truta
    200gr de camarões médios
    50gr de castanhas de cajú
    aspargos cozidos no vapor
    1 cebola roxa cortada em cubinhos
    10ml de molho de soja
    10ml de vinagre de maçã
    10ml de mel
    suco de 1 limão
    azeite extra virgem
    sal
    pimenta do reino moída
    10 ramos de manjerona
    salsinha

    *Modo de Preparo:

    Trutas:
    Corte os filés de truta ao meio e tempere-os com sal, pimenta do reino e o limão, deixando marinar por cerca de 30 minutos.
    Em uma frigideira aqueça o azeite e grelhe os filés somente de um lado até formar uma crosta.
    Disponha os filés grelhados em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 250 graus por aproximadamente 15 minutos (faça esta operação pouco antes de servir).


    Molho:
    Limpe os camarões e enxugue-os em um papel toalha.
    Aqueça em uma frigideira o azeite e frite os camarões, quando este começar a dourar, acrescente o sal e o molho de soja.
    Mexa bem e reserve.

    Em outra frigideira aqueça azeite e frite a cebola até dourar.
    Dividindo a frigideira em duas partes, coloque os aspargos e deixe grelhar, fazendo com que misture os aromas.
    Acrescente na cebola o vinagre, o mel e as castanhas, fritando por aproximadamente 5 minutos sempre mexendo.
    Neste ponto, adicione os camarões e a manjerona misturando bem.
    Desligue o fogo e reserve.


    Montagem do Prato:
    Em um prato disponha o filé de truta com os aspargos grelhados, cubra com o molho e pulverize com a salsinha.

    Rendimento:
    4 porções
    Bom Apetite!!!

    *Receita:Gerson Mendes

    ** Trutas e banana figo grelhadas ao mel

    ** Trutas e banana figo grelhadas ao mel

    *Ingredientes:
    2 filés de truta (aproximadamente 300g cada)
    2 bananas figo ou a que tiveres na tua região.
    2 cebolas roxa cortadas em cubos
    2 dentes de alho cortados em cubos
    alcaparras
    coentro em sementes
    10ml de molho de soja
    25ml de mel
    suco de 1 limão
    azeite extra virgem
    sal
    pimenta do reino moída
    manjerona fresca
    salsinha

    *Preparação:

    Trutas:
    Lave as trutas em água corrente e seque-as com papel toalha.
    Tempere com sal e o suco de limão e deixe marinar por 20 minutos.

    Em uma frigideira grande aqueça o azeite e disponha os filés, adicione a pimenta do reino sobre os mesmos e grelhe até formar uma crosta de cada lado.
    Reserve.

    Molho de Cebolas e Alcaparras:
    Na mesma frigideira que grelhamos a truta, coloque mais um pouco de azeite e frite o alho juntamente com as cebolas, adicionando em seguida uma colher de alcaparras e o molho de soja.
    Desligue o fogo e reserve.


    Banana Figo:
    Descasque as bananas e as divida em duas partes longitudinais.
    Em uma frigideira anti-aderente aqueça o azeite e frite-as em fogo baixo de um lado por aproximadamente 10 minutos, nesse ponto, vire-as e regue com o mel, dando continuidade ao processo de fritura por mais 10 minutos.
    Desligue o fogo e reserve na própria frigideira.

    Montagem do Prato:
    Em um prato disponha o filé de truta com as bananas grelhadas, coloque parte do molho, um pouco de manjerona e algumas sementes de coentro.
    Pincele a volta do prato com mel.

    Rendimento:
    2 porções
    Bom Apetite!!!

    *Receita: Gerson Mendes

    ** Tempurá sem glúten e sem ovos.

    Tempurá é um prato típico japonês de herança portuguesa.
    No século XVI os jesuítas e os comerciantes portugueses montaram uma Colônia em Nagasaki. Como todo bom estrangeiro eles faziam pratos de sua terra natal.
    Durante o Quatuor Tempora (Quatro Tempos), celebração católica onde as pessoas deviam comer pouco e abster-se de ingerir carne, os jesuítas preparavam camarões fritos em uma massa com farinha e ovos.
    Os japoneses expulsaram os portugueses do Japão, mas a herança culinária ficou. Com o tempo os japoneses foram refinando o prato, adicionando vegetais e apresentando-o em versões lindamente elaboradas como são os pratos da culinária japonesa. Hoje o Tempurá é um prato típico e apreciado no mundo inteiro: camarões e vegetais diversos empanados em uma massa fina, delicada, sequinha e crocante.


    **Tempurá Sem Glúten e Sem Ovos:

    Se a massa ficar ralinha, produzirá empanados com massa quase invisível como os dessa foto.
    Se você deixar a massa mais grossa, como eu gosto, a camada empanada será mais espessa e deliciosa!

    Para nossas crianças é uma forma atraente de introduzir vegetais na dieta e variá-la.
    As cebolas inclusive acabam sendo uma excelente opção para aquelas horinhas onde a criança estava acostumada a comer salgadinhos de pacote, mas se você quiser que seja uma opção para a criança, não as deixe perto de um adulto, são deliciosas e tentadoras.


    * Ingredientes:
    - 1/2 xícara de farinha de arroz;
    - 1/2 xícara de polvilho doce ou amido de milho;
    - 1 colher das de sopa de farinha de linhaça;
    - 1 colher das de chá de fermento químico;
    - 1 colher das de chá de óleo;
    - 1 xícara das de chá de água.

    *Modo de fazer:
    1º Misture todos os ingredientes. Deixe descansar por uns 10 minutos. Deixe mais ralo ou mais grosso dependendo do seu gosto.
    2º Esquente bem o óleo, passe o legume na massa, deixe escorrer o excesso e frite até ficar douradinho.
    Escorra em papel absorvente e sirva em seguida!
    Esta massa pode ser guardada em geladeira e ser utilizada no dia seguinte.


    *Fonte: Sem glúten e sem leite.

    ** As farinhas sem glúten.

    ** As farinhas sem glúten.

    *O que é o glúten?

    O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. O trigo é a maior e mais consumida fonte de glúten representando 80% das suas proteínas e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massas a base de farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.
    *Como não consumir glúten?
    Todos os alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, malte e cevada devem ser eliminados da dieta, assim como os seus derivados: farelos, farinhas, gérmen e alimentos que tem descriminação no rótulo de:Contém glúten.
    Todas as receitas deste blog são sem glúten.
    Para preparar alimentos sem glúten, você pode utilizar as seguintes farinhas:

    *Amido de Milho: O amido de milho tem consistência gelatinosa e delicada, de sabor neutro, sendo por isso, incluído em receitas de molhos, cremes e mingaus. Ao ser levado ao fogo, deve ser mexido continuamente para evitar a formação de grumos e sofrer ação lenta do calor. É a nossa popular Maizena, encontrada em qualquer supermercado ou mercearia.

    *Farinha de Amaranto: É rica em proteínas, nos aminoácidos lisina e methionina, tem três vezes mais fibras e ferro do que a aveia; boa fonte de cálcio, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas A, K, B6 e C e E o que a torna uma farinha bem nutritiva. Tem uma cor mais escura. Combina muito bem com bolos de chocolate, cookies e pães escuros. Aqui no Brasil podemos encontrar os grãos, os flocos e a farinha, comercializados pelas marcas: Mãe Terra, Jasmine e Vitalin e vendidos em boas lojas de produtos naturais. Também podemos comprar a granel em mercearias como a que tem online: Empório Sabor da Terra.
    *Farinha de Quinoa: A quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos, assim como o milho e a batata, era a base da alimentação no império Inca onde era considerado um "Grão Sagrado". Com a conquista espanhola, as plantações deste cereal deram lugar ao trigo e a cevada trazidos da Europa pelos conquistadores da nova terra.Quinoa é o único cereal composto por todos os 16 aminoácidos necessários a uma vida saudável e seus componentes equivalem aos do leite materno. Possui principalmente as vitaminas A, B6 e B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. É rica em minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Não tem nenhuma contra-indicação, rico em proteínas. Combina com todos os tipos de assados incluindo bolos, cookies, pães, biscoitos. Tem um sabor bastante acentuado e por isso deve ser usado no máximo 1/4 de xícara da farinha em receitas.

    *Farinha de Amêndoas:
    É obtida através da moagem de amêndoas (ou ainda de amendoins, nozes, pistaches, castanhas de cajú e do Pará).
    Esse tipo de farinha é um alimento muito completo em nutrientes, pois são ricos em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais e não é metabolizado como um amido e sim como um vegetal, sendo por isso indicada em dietas isentas de farinhas ou grãos, como o caso da Dieta de Carboidratos específicos. Apesar do alto valor calórico, pois tem gordura insaturada, seus óleos são bons para o organismo, pois servem de veículo de transporte para a vitamina E, que é lipo solúvel (solúvel em gordura).Estas farinhas podem ser utilizadas no preparo de doces, bolos e pães, agregam sabor e maciez ao preparo. Pode substituir o leite em pó nas receitas de pães. É uma farinha cara, podendo ser substituída pela farinha de castanha de cajú, bem mais barata em nosso país. O inconveniente desta substituição é que a farinha de castanha de cajú é mais escura e altera a cor do produto finalizado.

    *Farinha de Araruta:
    Esta farinha é obtida de uma espécie do gênero Maranta, é do rizoma desta planta que é extraída a fécula bastante parecida com a mandioca. Considerada como um alimento de fácil digestão, a fécula da araruta é usada no preparo de mingaus, bolos e biscoitos. Por esta característica, é indicada para idosos, crianças pequenas e pessoas com debilidade física ou doentes em recuperação. Mas atenção, a fécula de araruta vendida nas grandes mercearias a granel geralmente são falsificadas, fécula de mandioca vendida como araruta. Isto é um problema para alérgicos como o meu filho.
    Para ter certeza que a fécula é puramente de araruta é só fazer o seguinte teste: A fécula da araruta pura misturada com água quente proporciona uma pasta transparente, caso seja falsificado, a pasta fica gosmenta. É uma farinha com sabor neutro. Pode ser usada no lugar da farinha de tapioca e amido de milho.
    A verdadeira fécula de araruta pode ser encomendada pelo seguinte link:http://ararutadabahia.blogspot.com/2009/10/araruta-poderosa-e-vitaminada.html

    *Farinha de Arroz Branco:
    A farinha de arroz é conhecida por sua fácil e rápida digestão no organismo, muito superior à do amido de milho, o que torna a farinha de arroz especialmente indicada para alimentos infantis, idosos e pessoas com necessidades especiais de alimentação. Pode substituir a farinha de trigo em quantidades iguais. Aqui no Brasil pode ser comprada a granel, ou em embalagens de 200g e 1kg em lojas de produtos naturais.
    Eu prefiro o creme de arroz por ter uma textura mais fininha. O creme de arroz é encontrado em qualquer bom supermercado comercializado pelas marcas Yoki ou Ferla.

    *Farinha de Arroz Integral:
    É mais pesada que a farinha de arroz branco, é rica em sais minerais, carboidratos, proteínas e fibras. É obtida da moagem dos grãos de arroz integrais e por isso é possível notar a sua textura, um pouco granulada.Encontrada em lojas de produtos naturais, inclusive de origem orgânica.

    *Farinha de Arroz Moti:

    Farinha obtida a partir de grãos de arroz glutinoso (espécie Oryza glutinosa) que é um tipo de arroz de grão curto, oriundo da Ásia, que se torna particularmente pegajoso após a cozedura. É chamado glutinoso no sentido de ser pegajoso e não no sentido de conter glúten.
    A farinha de arroz moti pode ser encontrada em lojas de produtos naturais comercializada pela Bifum.

    *Farinha de Banana Verde:
    A fruta verde é usada para fabricar a farinha que tem grande valor nutricional. É um alimento próbiótico, é absorvida no intestino grosso alimentando a flora intestinal e assim gerando benefícios pra saúde, aumentando a absorção de nutrientes, combatendo a disbiose, aumentando a motilidade e protegendo a mucosa intestinal o que ajuda com as alergias. Para completar, tem pouco açúcar e grande quantidade de amido resistente, substância que dificulta a absorção de gorduras e da glicose. É escura, tem sabor forte e dá bastante liga.
    Em receitas deve ser usad
    a no máximo na quantia de 1/4 de xícara.

    *Farinha de Grão de bico:
    É uma rica fonte de proteínas e do aminoácido triptofano usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Contém também amido, vitaminas do complexo B, fibras solúveis e minerais como o ferro, potássio, zinco. Na forma de farinha não perde nenhuma de suas qualidades. Contém também magnésio, mineral importante para a função celular além de ser um alimento rico em ferro e cálcio.
    É encontrada a granel em lojas do tipo mercearias ou cerealistas e em embalagens pela empresa Sri Maa. Um substituto bem brasileiro e que pode ser utilizada no lugar da farinha de grão de bico, é a farinha de acarajé ou farinha de feijão fradinho.

    *Farinha de Milho Amarelo - Fubá:

    A farinha de milho é obtida através do processo de torração do grão de milho, previamente macerado, socado e peneirado, e se apresenta sob forma de flocos. É encontrada em várias granulometrias. O mais utilizado em nossas receitas é o fubá, farinha de milho bem fininha.


    *Farinha de Milho Branco - Conhecida também como Farinha de Acaçá:

    É uma farinha nobre com baixo teor de gordura, menos calorias e bastante utilizada no Sul do Brasil, principalmente por seu sabor suave. Utilizada em entradas, pratos principais e sobremesas, pode substituir até 1/3 da farinha de trigo utilizada no preparo de cremes, bolos e tortas, tornando essas receitas mais saborosas e nutritivas.


    *Farinha de Trigo Sarraceno:

    Também conhecida como farinha de trigo, trigo mouro ou cashe moído.
    Embora o nome possa confundir, não tem relação nenhuma com o trigo. Tem um sabor intenso e é escura, e por isso é usado em dosagem bem pequenas para não sobressair sobre os demais ingredientes. Possui ótimo valor nutritivo, é rico em proteínas, fibras, e ferro. Além disso, contém vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e fósforo.


    *Polvilho Azedo:

    O polvilho azedo é um derivado da fécula de mandioca. Ele é um amido modificado por oxidação, com a propriedade de expansão que outros amidos nativos não têm. A expansão sem uso de agentes levedantes (fermento químico ou biológico) permite seu uso na fabricação de biscoitos de polvilho e pães de queijo.
    É encontrado em qualquer supermercado ou mercearia.

    *Polvilho Doce ou Fécula de Mandioca:

    A fécula de mandioca, também chamada de polvilho doce, é usada na culinária de forma semelhante ao amido de milho (maisena). Além disso, possui um custo menor do que os outros amidos. É encontrado em qualquer supermercado ou mercearia.

    *Farinha de Tapioca:

    A tapioca é um produto granulado obtido através da transformação parcial da fécula de mandioca em goma, possui grãos esféricos e regulares.É usada especialmente para pudins e cremes.

    *Fécula de Batata: Tem excelente propriedade na panificação, especialmente quando combinado com ovos. É bem fininha e tem um leve sabor de batata mas fica camuflado quando usado em receitas.Também encontrada em qualquer bom supermercado.

    *Farinha de linhaça dourada:
    É rica em Ômegas 3 e 6: aumentam a defesa imunológica, previnem problemas de coração e doenças autoimunes (como atrite reumatoide) e ainda combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce; em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal; em caroteno que combate problemas de pele, como dermatites e ressecamento; em Ferro e Zinco que fortalecem o sistema imunológico e em vitaminas E e C que combatem o envelhecimento precoce.



    *Farinha de coco:
    A novidade nos Estados Unidos é a farinha de coco. A Farinha Orgânica de Coco é um alimento funcional, integral, com alta concentração de fibras, obtido da amêndoa de cocos saudáveis e maduros, sem adição de açúcar ou qualquer aditivo químico ou conservante. Melhora o funcionamento intestinal, ajuda a regular o açúcar no sangue protegendo contra o diabetes, auxilia na prevenção contra doenças cardíacas, contribui para perda de peso, possibilita bem estar geral ao organismo, protege a sua saúde por não conter substâncias químicas tóxicas.
    Esta era uma farinha só encontrada lá fora, mas finalmente nós aqui na terra do coco, já temos uma empresa fabricando esta maravilha e de forma orgânica. Para comprá-la é só clicar em :
    http://www.finococo.com/ .

    Um comentário:

    1. Para:
      Silval Barbosa
      FLUXOGRAMA DAS METAS DOS 14 SISTEMA:


      SISTEMAS E METAS
      S. 01 FAMÍLIA * GERAÇÃO
      S. 02 SAÚDE * SANIDADE
      S. 03 MANUTENÇÃO * SUBSISTÊNCIA
      S. 04 LEALDADE * AMOR
      S. 05 LAZER * ALEGRIA
      S. 06 VIÁRIO *COMUNICAÇÃO
      S. 07 EDUCAÇÃO *SABEDORIA
      S. 08 PATRIMÔNIO * DOTAÇÃO
      S. 09 PRODUÇÃO *RECRIAÇÃO
      S. 10 RELIGIÃO *DIVINDADE
      S. 11 SEGURANÇA * PROTEÇÃO
      S. 12 ORGANIZAÇÃO *GOVERNO
      S. 13 LEIS *JUSTIÇA
      S. 14 PRECEDÊNCIA * PRESTÍGIO
      FAÇA O PLANEJAMENTO FAMILIAR COM AS FAMÍLIAS SEGUINDO OS 14 SISTEMAS NA DEMANDA DA SUA COMUNIDADE ... NO QUE PODERÃO MELHORAR ? COMO? ONDE? QUANDO? O IMPORTANTE É O POR QUE?.... TODO MÊS MENSALMENTE...

      ResponderExcluir