quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Risoni.



Falei que acompanhei o meu Rosbife com um simples Risoni.

Olha ele aqui:


O Risoni é um macarrãozinho com forma de arroz, que também é conhecido por “risi” ou “pasta a riso“.

Inicialmente pensado para compor sopas, notou-se que ele fica uma delícia em saladas ou como acompanhamento para uma boa carne, o que era o meu caso.

Aqui tem mais algumas boas informações (em inglês) sobre nosso arroz de mentirinha.

A maior dificuldade em fazer um prato com ele é não deixá-lo grudar, nem cozinhar demais.

Obrigatoriamente ele tem que ser comido al dente. Isso porque não seria legal por à mesa uma bolota de massa, certo?

No meu caso, fiz com o que eu tinha à geladeira, já que meu foco principal era atender à minha faceta carnívora… Mas para merecer estar aqui é porque estava muito bom: Cozinhei dois punhados (minhas mãos são grandes) de massa em cerca de 3 litros de caldo de galinha, com um fio de azeite generoso.

Assim que estava al dente, escorri o caldo, deixando um pouquinho no fundo da panela, onde joguei ervilhas frescas, presunto picadinho e um pouco de creme de leite.

Com tudo misturado, joguei um pouco de parmesão por cima e mandei pro forno gratinar.

Ficou delicioso. Foi rápido. E fiz com o que tinha sobrando na geladeira. O que pode ser mais legal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário