sábado, 15 de janeiro de 2011

Gostosura de atum



Gostosura de atum



Sabe aqueles croquetes incríveis que a gente come e fica imaginando como diabos eles fizeram aquela massa super macia e deliciosa?

Então, vou jogar o princípio na cabeça de vocês, embora eu tenha lançado mão desta receita apenas para fazer estes discos de atum muito rapidamente e sem modelagem nenhuma.

O segredo é derreter uma colher de sopa de manteiga e juntar duas colheres de farinha de trigo peneiradas, mexendo energicamente em fogo baixo; depois é juntar leite aos poucos até o ponto em que se deseja.

Se é enrolar croquetes que a comadre quer, para colocar recheio dentro e tudo, menos leite; no meu caso, que queria trabalhar com colheradas para ir ao forno, sem maiores compromissos estéticos, um pouco mais de leite para um resultado menos consistente.



Quando chega no ponto, a comadre junta duas latas de atum drenadas (sem líquido) - não preciso dizer as dezenas de possibilidades de recheio que podemos usar aqui, certo? - acerta o sal e soma um punhado de salsinha fresca.

Mistura tudo e dispõe em colheradas numa forma pincelada com óleo; depois é forno médio pré-aquecido por 10 minutos, abre, vira, abaixa o fogo, deixa mais cinco minutos e tira que foi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário