quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Egg Toscana - Patê Italiano de Ovos com Tomate



Egg Toscana - Patê Italiano de Ovos com Tomate

Esta receita tem 2 nomes:
  • Patê Italiano de Tomate com Ovos - (de caçarola) da minha sogra Dona Lavínia Beneducci Afonso.
  • Egg Toscana - da colônia italiana de Chicago nos EUA.

Aqui é em casa faz parte do meu acervo: Zoião com Pão by Pri.

Esta receita é um patêzinho de caçarola ou ovo super mexido (desmanchadinho), tradicional nas familias italianas.

Daquelas delícias simples que as mamas fazem.

Na família do meu marido é conhecido como Patê de Tomate com Ovos da Dona Lavinia (minha sogra).

Zoião no Pão também é uma comidinha comum na terra do Tio Sam nos EUA. O que acabei descobrindo que esta gostosura de comer com pão se chama nos EUA de "Egg Toscana", muito preparado pelos italianos-americanos da cidade de Chicago (onde existe uma colônia italiana grande).

Recentemente numa revista velha de consultorio médico, li uma entrevista do Ney Latorroca (aquele ator da Globo), perguntaram o que ele cozinha e o que ele costuma fazer para cozinhar, o Ney ensinou a fazer o mesmo Patêzinho da Dona Lavínia, para comer com pão.
Receitinha Simples da Sogra muito boa de comer, anote:

Egg Toscana ou Patê Italiano de Tomate com Ovo da Dona Lavínia:
  • azeite ou óleo de milho
  • 6 dentes de alhos (dentões, espremidos 2 vezes - bastante alho )
  • 1 cebola branca média (caprichadamente picada miudinha )
  • 3 tomates vermelhos grandes (sem pele e sem sementes, caprichadamente bem picadinhos, para a refoga não demorar )
  • 30 g parmesão ralado fino (são 2 colheres de sopa mae ou 3 colheres de sopa rasas )
  • pimenta-do-reino preta moída na hora + umas gotinhas de molho de pimenta de garrafinha a combinação das duas dá um cheirinho na refoga no durante o preparo de cheiro de recheio de pastel de feira gostoso)
  • orégano (eu uso o orégano para pizza caseiro - fica mais gostoso de comer )
  • 3 ovos jumbos inteiros crus
  • sal se for necessario ou termine salgar só no parmesão ralado )
  • cheiro verde picado (opcional - depois que desligar a chama )
A receita é da sogra, que ficou mais gostosa de comer com o meu tempero: Oregano para Pizza Caseiro + Pimenta-do-Reino preta moída na hora com gotinhas de Molho de Pimenta de Garrafinha (Salsa de Pimenta da Knorr Cica). Uma bobeirinha que fez a senhora diferença. Investir num Moedor Pimenteiro de Grãozinhos é importante, moer a pimenta-do-reino a hora, dá muita diferença. Esqueça esse negócio de comprar pimenta-do-reino preta já moida de saquinho. Nesse tipo de receita simples, você percebe como fica mais gostoso de comer, não é frescura de Chef de Cozinha.

Rendimento Testado pela Priscila:
  • 300 ml de patê refogado - certinho 13 colheradas de sopa (bem cheias) - encheu até a boca a minha tigelinha de porcelana para sobremesas (que tem 300 ml certinho de capacidade ).
  • dá para 4 a 5 adultos se alimentarem a mesa, com repeteco garantido, na mesa de café da família com pão francês fresquinho e café preto fresquinho.
Pilotando o Fogão com Priscila: Este patê é rápido, desde que você gaste tempo em picar a cebola e os tomates caprichadamente miudinhos, principalmente o tomate. Primeiro frite apenas o alho, coloque a cebola e deixe muchar. Então os tomates. No meu fogão, na maior boca e com chama máxima, usando tomates miudinhos, com 12 minutos eles estão desmanchadissimos. Se não forem bem picados, tem que ir pingando um pouquinho de água, para eles irem cozinhando e desmanchando, mexendo de vez em quando, isso pode levar uns 20 minutos no mínimo. Tempere os tomates com: orégano, parmesão e molho de pimenta vermelha. Quando eles estiverem quase totalmente desmanchados com um mínimo de liquido, quebre 3 ovos inteiros e coloque dentro. Mexa o tempo para os ovos se desmancharem totalmente nos tomates. Mantenha no fogo até eles cozinharem. O meu ponto é um mínimo de liquido. Lembrando que se for servir ele frio, ele encorpar + ainda. Eu sirvo quentinho, mas ele esfria rápido na mesa.

Para quem não tem a receita do Oregano para Pizza Caseiro, anote:

Orégano para Pizza Caseiro
( receita caseira, que aprendi a fazer na televisão com o donos da "Pizzaria Sperança" de São Paulo - rende certinho para encher aquele vidrinho de ervas comprado no supermercado, sempre balançe ele antes de aplicar porque o glutamato e a páprika costumam se assentar, acumulados no fundo vidrinho, quando a gente pega ele na despensa ):
  • 6 colheres ( sopa ) orégano desidratado
  • 1 colher ( sopa ) alecrim desidratado
  • 1 colher ( sopa ) manjericão desidratado
  • 1 colherinha ( chá cheia ) de Ajinomoto - glutamato monossódico
  • 1 colherinha ( chá cheia ) páprika picante

Nenhum comentário:

Postar um comentário