sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Calda de Morango para Bolos e Sorvetes



Calda de Morango para Bolos e Sorvetes


Gente, vamos aproveitar a época de morangos, na verdade o finalzinho dela, para fazer nossas geléias, caldas e polpas para armazená-las e tê-las o ano todo.

Não costumo congelar os morangos frescos inteiros, mas gosto de fazer geléias e caldas para usar em doces ou sorvetes. Nada como ter uma calda natural em casa.

Esta caldinha aí da foto eu fiz no dia do bolo de aniversário do blog e fiz em grande quantidade para poder estocar.

É tão fácil de fazer que você nunca mais vai querer comprar aquelas caldas industrializadas com sabor chiclete...afinal de contas, calda de morango deve ter sabor de morangos, certo?

Calda de Morango
(rende aproximadamente 500g)

Ingredientes:

1kg de morangos frescos, lavados e sem as folhas
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de Preparo:

Forre o fundo de uma tigela com os morangos e regue com o suco de limão.

Cubra com o açúcar e deixe descansar para sorar (soltar a água dos morangos) durante 30 minutos.

Passe os morangos com o caldo para uma panela e cozinhe em fogo moderado por aproximadamente 10 minutos, mexendo sempre, até formar uma calda grossa.

Os morangos irão desprender uma espuma, que deverá ser retirada com o auxílio de uma escumadeira (a espuma contém impurezas e prejudica o resultado final da sua calda ou geléia).

Desligue e espere esfriar um pouco. Para armazenar sua calda em geladeira por até 1 mês você deverá passar a calda para potes esterelizados e com tampa para vedar muito bem.

Dica para geléia:

Para fazer geléia basta aumentar o tempo de cozimento para 40 minutos ou mais, dependendo do ponto de geléia que você preferir, se for mais grossinha exige menor tempo de cozimento, se for mais líquida exige mais tempo de cozimento.

Para armazenar faça o mesmo procedimento indicado para a calda, mas antes de fechar o pote com a tampa recorte um círculo de papel manteiga e cubra a boca do pote. Depois coloque a tampa por cima deste papel e vede muito bem.

Guarde em local fresco e seco por até 3 meses. É importante que você esterilize todos os utensílios que utilizará para armazenar sua geléia:

o pote de vidro, a peneira (se for utilizar uma), o funil e as tampas dos potes, para que sua geléia não estrague depois.

Aproveite!!
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário