quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Almôndega de bacalhau defumado



Almôndega de

bacalhau defumado (uma massa com consistência firme o bastante para ser enrolada) deixei uma carta na manga: caso não conseguisse o desejado, o peixe triturado iria rechear um belo empadão

Pré aqueci meu forno em 180 graus.

Coloquei as postas no processador (1Kg), dois dentes de alho, sal, pimenta branca moída, meio maço de coentro e três colheres de sopa de azeite extra virgem.

Bati até virar uma pasta homogênea e, para minha felicidade, deu tudo certo: consegui o ponto exato para fazer as bolinhas (sem me valer de ovos ou farinha de rosca, deixando dessa forma o gosto do peixe bastante pronunciado)!!

As almôndegas foram acomodadas numa assadeira untada com fios de azeite extra virgem e levadas ao forno por 25 minutos.

Enquanto isso, preparei o molho: fritei numa panela, em fogo baixo, uma cebola grande cortada em rodelas finas em duas colheres de chá de manteiga.

Quando as cebolas ficaram bem transparentes e molinhas, acrescentei um cálice e meio de vinho branco seco e deixei evaporar.

Em seguida, coloquei duas xícaras de leite integral e uma colher de sopa de farinha de trigo.

Mexi até que ficasse bem cremoso. Bati com o processador para obter um creme liso, temperei com sal, pimenta do reino moída, noz moscada e retornei ao fogo (nessa etapa sempre mexendo para não agarrar no fundo) por mais uns cinco minutos.

Retirei as almôndegas do forno e servi com batatas cozidas. Tudo bem regado com o molho de cebolas, salsinha picada e gotinhas de piri-piri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário