domingo, 19 de dezembro de 2010

Streuselkuchen



Streuselkuchen


Tradução: Cuca - é um bolo doce de origem alemã preparado quase sempre com massa fermentada de pão, com cobertura de farofa crocante

Minha mãe sempre fez Cuca, mas nunca colocou no papel a receita. Ela sempre dizia que cozinha com ela era tudo no olhômetro.

Hoje em dia ela já não pode mais cozinhar, e como resolvi fazer esse bolo, fui na internet procurar uma receita que levasse fermento para pão, e não fermento em pó.

Encontrei no blog 'Come-se', da Neide Rigo, que por sua vez obteve essa receita de uma senhora no Rio Grande do Sul, de uma confeitaria, se não me engano.

Pensei: é essa, pois a todas as outras que dei uma olhada antes usavam o tal do fermento em pó, e isso eu não queria (até porque já fiz uma que veio em uma revista gastronômica, de uvas - muito boa, mas não era com o fermento fresco).

Fazendo o passo a passo da receita, parei em um ponto que achei que não precisaria de mais farinha de trigo, pois lembrei a da minha mãe, que fazia a massa bem mole e grudenta!

Aí esta ela antes de crescer (esqueci de fotografar depois que ela cresceu).



A seguir adicionei abacaxi em rodelas (fruta fresca) e enfeitei com cerejas em calda no meio dos buracos.



Coloquei a farofa por cima e levei ao forno.



Eis que surpresa desagradável: cade as cerejinhas que botei aqui ???



Não, não foi o rato nem o gato!

Tá aqui, tá aqui, tá aqui !!!





RECEITA (eu dividi os ingredientes ao meio, pois achei que seria muito fazer ela toda - portanto esta é a receita com as minhas medidas)


15 g de fermento fresco para pão
125 g de açúcar
6 g de sal (1 colher de chá)
375 ml de leite
2 ovos pequenos
37 g de manteiga em temperatura ambiente
6 g de melhorador (não tinha então não usei)
625 g de farinha de trigo (aqui usei menos, para que ela ficasse bem mole e grudenta).
Dissolver o fermento com o açúcar e o sal no leite morno. Após fermentar (15 minutos) acrescentar os ovos e a manteiga.
Misture a farinha aos poucos, com uma colher. Veja, minha massa ficou grudenta, mas a dela continuava amassando a mesma numa superfície, deixando-a macia mas não muito firme como a de pão.
Coloquei a massa na forma untada em óleo e deixei crescer.
Por o tempo estar um pouquinho frio, demorou mais de 1 hora para crescer.


Para a Farofa: misture com as mãos 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e 1/2 xícara de manteiga gelada.
Finalmente coloquei as frutas e a farofa e levei para assar em forno pré-aquecido, por 1 hora ou até ficar dourado por cima.
Desenforme fria (nem esperei tanto assim !)

Sirva com chá ou café !

2 comentários:

  1. ola , eu trabalhei em uma churrascaria em sao paulo , e foi la onde conheçi a cuca gaucha , que deliçia!na hora do almoço como acompanhamento nossa muito bom,estou a procura desta receita ja tentei todas que vejo na net mas nao é o mesmo gosto, gostaria tanto de encontra ,pois gostaria de fazer minhas amigas esperimentar um pouco de ,nossa comida brasileira,vou tentar esta sua receita amanha pareçe muito boa beijos,obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ola, obrigado por visitar meu blog, pois este é o local onde registro , guardo receitas que copeio de outros blogos na net,claro para deliciar-me tambem com éssas gostosuras que os nossos amigos e amigas blogueiros (as) nos oferecem no dia a dia, faço daqui meu arquivo virtual , e claro , com o endereço do blog de onde tirei, assim nao me esqueço onde tem mais , e voces quando acessarem os meus arquivos , podem buscar mais nos blogos de onde oforam tiradas, pois o endereço eletronico esta logo abaixo da receita. Venha sempre e descubra mais blogs de receitas fantastica e maravilhosas para serem degustados ao olhar e fazer a composição deliciosa para ser degustada no momento que lhe for mais aprazivel.

    ResponderExcluir