sábado, 2 de abril de 2011

Torta de Limão à francesa

Torta de Limão à francesa


Olás!

Todo o mundo, literalmente, sabe o quanto é bom um pedaço de torta de limão. O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual do seu jeito. Na Flórida eles têm a Key Lime Pie, que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco de limão, com merengue ou chantilly por cima, vai do gosto do freguês. Na Inglaterra aLemon Tart é feita de uma massa que derrete na boca, recheada de curd de limão com açúcar polvilhado. A Lemon Chiffon Pie, ou a Torta Mousse de Limão, são as versões mais leves e aeradas de torta cítrica.
Porém, seguramente a mais clássica das tortas azedinhas é a Tarte Meringuée au Citron, a torta francesa de limão amarelo. Nela, o amarelo e azedinho creme de limão que recheia a massa crocante encontra seu equilíbrio na brancura doce do merengue da cobertura. Além de deliciosa [o sabor do creme de limão é bem diferente do de leite condensado, que estamos acostumados] ela é surpreendente linda, e seu preparo é muito simples. É a sobremesa perfeita para uma bela refeição!
E você, qual sua receita de torta de limão preferida?


Torta Merengue de Limão 
[retirada desse site lindo!]
Ingredientes da Massa Brisée:

250 g. de farinha de trigo;
125 g. de manteiga picada;
125 g. de açúcar;
1 ovo.

Preparo da Massa Brisée:
Misture a farinha peneirada com o açúcar, e forme uma depressão no centro da tigela. Adicione o ovo e a manteiga amolecida no centro. Amasse com as mãos o suficiente para dar liga [não amasse demais].
Forme uma bola achatada com a massa,  embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora.
Abre a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas de 22cm de diâmetro e 3 de altura, furando-a com um garfo. Leve à geladeira por 15 minutos.
Asse em forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos até dourar.
Reserve.

Ingredientes do Recheio:
Suco e raspas de 3 limões sicilianos;
100g de açúcar;
4 gemas;
3 colheres de sopa de maizena;
1 colher de sopa [15g] de manteiga.

Preparo do Recheio:
Coloque o suco de limão em um copo de medida e complete com água até chegar em 300ml. Despeje em uma panela, adicione as raspas e o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver completamente.
Dissolva a maizena em um pouquinho de água e adicione à mistura ainda no fogo, cozinhando até ferver e engrossar.
Retire do fogo, deixe esfriar levemente e adicione as gemas peneiradas, batendo vigorosamente [cuidado para elas não cozinharem e formarem grânulos]. Por último, adicione a manteiga e mexa até derreter. Recheie a massa já assada com esse creme.

Ingredientes da Cobertura:
4 claras;
200g de açúcar.

Preparo da Cobertura:
Bata as claras em neve, adicionando o açúcar às colheradas até formar um creme branco, firme, brilhante e liso.
Cubra a torta já recheada com esse merengue, e leve ao forno quente por alguns minutos até o merengue dourar.
Sirva gelada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário