sábado, 2 de abril de 2011

Tocino del Cielo

Tocino del Cielo


Olás! O que acharam da cara nova da Cozinha Coletiva? Quando soube que eu estava trocando de layout, a Gabriela, minha colega de trabalho e amiga querida, fez esse banner para mim, não ficou lindo? : D

Bem, depois de fazer o merengue das tortinhas de cereja do Post Rosame encontrei com 5 gemas dando sopa na geladeira [a receita pedia 4 claras, mas na hora de separar joguei uma fora sem querer, então fiquei com 5 gemas].

 Depois dos Papos de Anjo da semana passada, perdi o medo dos doces de ovos, então lá fui eu procurar um pra fazer com as minhas gemas que sobraram.


Acho que todo mundo já ouviu falar de Toucinho do Céu, um doce português de ovos e amêndoas, né? E todo mundo conhece o nosso Quindim, né? Pois então, descobri que Tocino del Cielo é um doce típico espanhol, que não tem quase nada a ver com o doce homônimo português, e tem muito a ver com o Quindim! 

Ele tem nada menos que 700 anos[wow!], e foi criada por freiras de Jerez de la Frontera, uma cidade do sul da Espanha. A receita é facílima, adaptada desse blog maravilhoso, que eu recomendo a todo mundo. Eu fiz a receita pela metade, mas passo aqui ela completa:


Tocino del Cielo

Ingredientes:
12 gemas;
300g de açúcar;
250ml de água;
glucose de milho para untar as forminhas [opcional].

Preparo:

Ferva a água e o açúcar por 5 minutos. Bata as gemas com um fouet e vá derramando a calda em fio, sem parar de bater. 

Coe a mistura e preencha as forminhas* untadas**. Cubra-as bem com papel alumínio e asse em banho-maria por cerca de 30 minutos, ou faça o teste: enfie uma agulha no doce - ela deverá sair limpa.

*segundo o blog, a receita rende 28 forminhas de 4cm de diâmetro. Eu fiz meia receita e consegui 3 forminhas de bombocado 7cm de diâmetro.

**ainda segundo o blog, você pode untar as forminhas derramando porções o suficiente para untar da calda utilizada na receita e escorrendo [utilizando o resto da calda como a receita pede] ou fazer um caramelo como para Pudim de Leite, resultando num doce caramelizado. 

Eu untei as forminhas com glucose de milho, que dá um acabamento perfeito, além de não secar o doce quando esse fica na geladeira. você pode fazer isso da seguinte forma: aqueça a forminha levemente sobre a chama do fogão e unte com a glucose. 

A forminha aquecida vai fazer com que a glucose se espalhe mais fácil e uniformemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário