sábado, 2 de abril de 2011

Tarte Tatin e o feriadão em família

Tarte Tatin e o feriadão em família



Na sexta-feira de carnaval fiz duas malas, mais uma bolsa, peguei margarina culinária, um livro de receitas e minha fôrma de fundo removível e embarquei pra cidadezinha dos meus avós disposto a matar a saudade e ainda preparar uma bela sobremesa.


No sábado cedinho vovós vão ao mercado e perguntam: 'quer alguma coisa de lá?'. 'Maçãs!!!' respondo, já pensando na torta que eu ia preparar. Bom, a torta é um clássico francês - acho que todo mundo já ouviu falar, inclusive da origem do nome, então vou contar resumidamente:

 As irmãs Tatin tinham um hotel numa cidadezinha do Vale do Loire, e no hotel havia um restaurante. Diz a 'lenda' que um dia uma dasdemoiselle Tatin foi fazer uma torta de maçãs, mas deixou-as cozinhando demais no açucar, até 'pegar no fundo' da panela. 

No desespero do momento ela pensou 'quer saber, Va te faire foutre!' [palavrão em francês pode], botou a massa por cima de tudo, levou ao forno e virou a torta num prato. E foi sucesso absoluto! Aliás, ainda é.

Peguei três receitas da dita torta, além de 2 vídeos passo a passo no youtube. E fui para o fogão.

Pra fazer o caramelo usei 2 xícaras de açucar, uma de água e uma de vinho tinto, seguindo a receita da revista Cláudia Comida e Bebida.

 Depois dos 20 minutos fervendo que a receita pedia, minha calda estava em ponto de bala dura, o que achei muito estranho. Bom, na hora de despejar a calda na fôrma lembrei que não daria certo, pois vazaria tudo pelo fundo removível. 

Sorte que o cabo da frigideira em q eu preparava a calda soltava, entao fiz a torta nela mesmo [num dos vídeos q vi o cheftambém assava na própria frigideira[20cm de diâmetro]. 

Ao invés de maçãs fatiadas, eu só descasquei e cortei-as na metade, pois queria uma torta com a cara da que a Meryl Streep faz no Julie e Julia [lembram, quando ela e a Simca estão dando aula de culinária francesa?]. 

Foram oito maçãs daquelas ácidas, pequenas: sete cortadas na metade e a oitava picada, cobrindo os espaços entre as metades.

 E, esperando que com a água das maçãs sendo cozidas a calda chegasse no ponto, botei as maças na calda quente mesmo, e levei ao forno por 20 minutos, até as maçãs ficarem realmente macias.

 Retirei, cobri com uma massa de torta basicona [200g de farinha; 100g de manteiga; 2 colheres de açucar e 3 de água gelada], dobrei a massa nas laterais, como a receita pedia, e fiz um pequeno orifício no meio, pra escapar o vapor. Forno mais uns 15 minutos, até a massa dourar e desenformei quente, deixando meu pai com cara de bobo por ter dado certo!

Impressões: a torta fica linda mesmo! O aroma é delicioooso. A receita rende muito pouco, infelizmente e o sabor não achei nada excepcional.. gostoso, mas não incrível. Mas é legal contar quem você fez um clássico francês, né? Ah, e fica mais gostosa morninha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário