sábado, 9 de abril de 2011

Mousse de Chocolate


Mousse de Chocolate

Um dia eu comi um mousse de chocolate que afh… que coisa boa! Na verdade o que me conquistou foi a consistência, aquele areado era coisa de outro mundo! E eu fiquei a procura de uma receita que me desse esse mesmo resultado, ou seja, a receita perfeita!
Eu já estava meio cansada dessa procura, até que namorado me presenteou com o livro Chefs e num é que a receita perfeita de mousse de chocolate estava lá? Perfeita porque além da foto ser tudo que eu procurava a receita é tão simples que chega a ser ridícula!
Fiz a receita de noite e levei o mousse pra geladeira, só que estava tão ansiosa que fui comer antes da hora e achei que apesar de muito gostoso, o mousse não estava aerado como eu queria, fui dormir triste! No outro dia de manhã, lá fui eu de novo pro mousse e não é que estava incrivelmente perfeito!
Gente, fazer uma receita e ela ficar perfeita, não é sempre que acontece! :)
Tanto que dias depois repeti a receita na casa de minha mãe, ficou bom, mas não ficou perfeita, por vários motivos que antigamente eu não daria a menor importância, e ainda acharia que era frescura.
Cozinhar é um ciência, tem que seguir a formula direitinho! Na primeira vez que fiz o mousse, usei os copos e colheres de medidas que comprei na revista da Avon(post pago? NOT), bati as claras em neve com todas as dicas para ficarem perfeitas: sabia que tem que ser em um vaso livre de gorduras? Que de preferência tem que ser um vaso de alumínio? Que não pode cair nem uma gota da gema, que já não fica legal? Que o ovo deve ser fresco?
Pois é, lá na casa de Mamys não tem medidas, tinha que ser no “olhômetro”, a batedeira que ela comprou(sim, eu bato claras com batedeira) parece mais uma batedeira de criança e nem vem com vasilha(não conta pra ela, tá?), ou seja, as claras ficam marromenos, mais pra menos! Quem comeu, gostou, mas eu sei que não ficou perfeito, como eu queria que ficasse! Enfim, vamos a receita que é o mais importante, né?
MOUSSE DE CHOCOLATE
INGREDIENTES
  • 170 gramas de chocolate meio amargo
  • 80 ml de leite integral
  • 1 gema
  • 4 claras
  • 20g de açúcar
COMO FAZER
  • Pique o chocolate, coloque em banho maria até derreter completamente*;
  • Acrescente a gema e mexa bem até incorporar, reserve;
  • Ferva o leite;
  • Despeje o leite fervido no chocolate derretido, mexendo com um batedor manual**. Verifique, com o dedo, se o chocolate ainda está quente, porém não muito quente.

  •  Deixe esfriar;

  • Enquanto o chocolate esfria, bata as claras em neve e junte o açúcar aos poucos.
  • Misture 1/3 das claras ao chocolate e “bata com energia”***;
  • Acrescente o resto das claras com movimentos suaves do meio para cima e para fora.
  • Despeje em potinhos individuais ou numa tigela e leve para chegar por umas 4 horas****!
DICAS
* O chocolate eu derreti no microondas, faz assim: Coloca ele picadinho numa vasilha por  30 segundos, retire, mexa um pouco, se ainda tiver pedaços grandes, coloque por mais 30 segundos e repita o processo até derreter completamente.
 Por que não coloco logo por 1 minuto? Porque é preciso mexer e cada microondas se comporta de uma maneira, né?
** Eu não tinha um batedor(fuet) então usei um dos garfos da batedeira!
*** “Bata com energia” – Gente, estava assim no livro,  achei muito engraçado, deve ser algo como “bata com vontade”, né?
**** O livro fala para deixar na geladeira por 1h, mas 1h não dá a consistência nem o aerado que eu a-do-ro! Então deixo umas 4h, ou de um dia pro outro! :P
FONTE: Livro Chefs – Segredos e Receitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário