quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bolo Chiffon de Chocolate


Bolo Chiffon de Chocolate


Este bolo foi feito na escola onde a minha mãe dá aulas, pelas senhoras do refeitório. Ela que não é muito fã de bolo de chocolate ( porque os acha muito secos…), adorou e pediu a receita para eu repetir em casa.

Ontem tive cá uns amigos e decidi fazer o dito bolinho, apesar das regras de sensatez digam para nunca experimentar uma receita quando há visitas em casa. Acabei por amaldiçoar-me pela decisão enquanto ele estava no forno, porque achei que estava a demorar muito tempo a cozinhar e comecei a imaginar o fracasso iminente.

Mas apesar dos meus receios iniciais o bolo fica espectacular! Uma das melhores receitas de bolo de chocolate que tenho experimentado... Fofinho, nada seco e fácil de preparar…

E que mais posso dizer?! Não há nada mais reconfortante do que uma bela chávena de café acompanhado com uma fatia de bolo de chocolate e uma bela conversa com amigos!


Notas sobre a receita :
- Não é engano, a forma NÃO é untada. Usei uma forma redonda de alumínio de 22 cm e para meu espanto apenas precisei de soltar o bolo da forma lateralmente e o fundo todo saiu intacto!

-O bolo demora um bocadinho no forno a cozinhar, a meio da cozedura pode ser necessário cobrir com uma folha de alumínio para não queimar.

- Apesar da receita ser só do bolo, decidi recheá-lo e cobrir o topo com mousse chocolate instantânea (apesar de não ser grande fã de coisas instantâneas, o tempo não era muito por isso improvisei!). Pode usar-se outro recheio que se goste mais (doce de morango, natas…).

Ingredientes:
½ chávena de cacau (usei cacau magro)
175gr de farinha
1 + 1/2 colher de chá de fermento em pó
300 gr de açúcar
6 ovos
½ chávena de óleo alimentar
¾ de chávena de água a ferver
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal

Recheio:
1 pacote de mousse de chocolate instantânea
2,5 dl de leite frio

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 190º C.

Dissolver o cacau na água a ferver, deixar arrefecer um pouco.

Misturar a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Abrir uma cova no meio e deitar o óleo e depois as gemas. Misturar bem e adicionar água na qual dissolveu-se o cacau, bater tudo até fazer bolhas.

À parte, bater as claras com o bicarbonato de sódio em castelo. Misturar as claras lenta e cuidadosamente à massa. Deitar a massa numa forma grande (quadrada ou rectangular) não untada.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro). Com uma faca cuidadosamente soltar lateralmente o bolo da forma e desenforma-lo sobre um prato.

Cortar o bolo ao meio e recheá-lo com a mousse instantânea preparada conforme as instruções da embalagem. Cobrir o topo com a restante mousse e decorar a gosto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário