sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Torta de banana



TORTA DE BANANA

Essa torta de banana é uma receita de familia que me acompanha desde a infância. Nas reuniões familiares, o chá da tarde era o momento favorito e com ele vinham os pães, bolos e tortas. Comumente essa torta estava entre as delícias do café, preparada por minha mãe ou alguma de minhas tias. O fim dela era rápido, todos adoravam!

Chamamos ela de “tudo 1 farinha 2″, maneira fácil de memorizar os igredientes da massa. Muito interessante foi quando descobri que este método era usado no passado, pelo menos desde o século 18, para memorirar as receitas, pois muita gente não era alfabetizada e assim gravavam-se as quantidades dos ingredientes. Um exemplo é o “Bolo 1234″ que levava 1 xícara de manteiga, 2 de açúcar, 3 de farinha e 4 ovos. Há o registro dessa receita ao redor de 1877 no livro “The Canadian Home Cook Book”. [1]

Além de fácil de memorizar, essa torta é extremamente fácil e rápida de preparar. Prepara-se a massa, espalha-se pela forma, corta-se e dispõe-se sobre a massa as fatias de banana e polvilha-se açúcar e canela. Forno e pronto, só servir!

Ela vai muito bem acompanhada de chá ou café.


Torta de banana



Nenhum comentário:

Postar um comentário