domingo, 12 de dezembro de 2010

Samosas




Eu nunca tinha feito ou provado Samosas.

Vi essa receita na revista Gula, de Carla Pernambuco, e não resisti fui tentar, por isso não sei se a receita original é essa mesmo.

Mas que ficou boa, Ah! mas ficou!.

A massa fica bem levinha, pena que seja frita senão seria bem melhor, (estou pensando no meus excessos!!!!).

O recheio, foi adaptado ao gosto da casa.


Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/3 de xícara (chá) de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de água gelada (não usei tudo)
Farinha de trigo para a superfície
Óleo para fritar os pastéis

Recheio:

300g de camarão pequenos para recheio mesmo
1/ xícara (chá) de palmito bem picadinho
Cebola picadinha, tomates, cheiro-verde
Sal a gosto

Preparo:

Massa:

Com as mãos, misture a farinha, o sal e a manteiga, bem mole.

Junte a água gelada e sove a massa até ficar lisa.

Refrigere, por no mínimo 30 minutos.
Abra a massa bem fina sobre uma superfície enfarinhada.

Corte-a em discos de 10cm de diâmetro e corte os discos ao meio.

Envolva a massa em plástico e reserve.

RECEHEIO

Limpe e tempere os camarões com limão e sal.

Refogue a cebola no azeite, acrescente os tomates picados sem pele e sem sementes e os camarões, deixe cozinhar por uns 5 minutos salpique o cheiro-verde picadinho, e o sal. Reserve.


Finalização:

Umedeça as bordas das massas com água e dobre-as ao meio pressionando a borda reta para selar, ponha uma colher de recheio e pressione a borda arredondada, fechando bem.

Frite-os em óleo bem quente e escorra em papel absorvente. Sirva com Chutney de manga (eu não fiz o Chutney porque não gosto mesmo).

A receita original pede especiarias no recheio, eu preferi, usar um recheio mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário