quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rocambole de Carne




Rocambole de Carne

Aqui em casa sempre rola. Porque é prático, barato e saboroso.

Basta temperar 1/2 kg de carne moída assim: disponha a carninha numa tigela , e vá temperando...
2 colheres de sopa de creme de cebola (aquele em pó de vem no sachê),
1 colher de mostarda (não precisa ser sua Dijon, mas fica a vontade),
1 fio (zão) de azeite de oliva do bom,
1 cebola pequena ralada,
2 ovos inteiros peneirados,
um tanto de parmesão ralado (na hora, de preferência),
pimenta do reino moída na hora,
2 colheres de sopa de creme de leite sem soro,
1 colher de sopa de requeijão cremoso (opcional),
e uma salpicada de farinha para dar uma liga (que pode ser de rosca, pode ser pão integral esfareladinho, pode ser biscoito salgado esfareladinho... eu usei biscoito de polvilho! bem esmigalhado e ficou sensacional).

Cuidado com a farinha! A massa não deve ficar dura, senão o rocambole resseca.
É só o suficiente para dar uma ligazinha.
Quando mais macia e úmida esta massa, tanto melhor.

Como ela vai se enrolada com a ajuda de plástico filme, mas precisa estar tão firme.
Por último, um punhado enoooooorme de cheiro verde,
e acerto de sal, se necessário, posto que o creme de cebola também salga.

Bom, acho que não esqueci de nada. É que eu fui passando o olho pelas prateleiras para ver o que cabia nessa massa, mas acho que foi só isso mesmo.

Agora é enrolar o rocambole com a ajuda de plástico filme e deixar descansar um pouco (por pelo menos 1 horinha, vai), antes de levar ao forno médio pré-aquecido por uns 20 minutos, no máximo. Não deixe ressecar!

Esse mini rocabole que aparece na foto de cima, eu fiz com sobrinha que saiu pelas extremidades do papel filme na hora de enrolar, o que serve como opção para porções individuais, que você pode, inclusive, congelar (eu adoro deixar rocamboles de carne congelados, uma mão na roda).

O coadjuvante foi um espaguete alho e manteiga, que eu nunca mais tinha comido e estava aguando. E vinho, né gente, que vinho é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário