sábado, 25 de dezembro de 2010

QUEIJO FRESCO / REQUEIJÃO / QUEIJO CREME




QUEIJO FRESCO / REQUEIJÃO / QUEIJO CREME

Este é já um velho hábito, fazer queijo fresco e requeijão. Só o faço quando vou ao supermercado e me lembro de comprar leite do dia (não funciona com outro) gordo. Antigamente era frequente haver em qualquer supermercado, agora está numa de desaparecimento e só há nalguns. Compro da Gresso, em saco, os da embalagem tubo Tetra Pack têm qualidade inferior, o Mimosa nem dá.

É fácil de fazer e tem a vantagem de guardarmos o leite no frigorífico (ver prazo de validade) até ao dia de fazer o queijo. Simples, serve para lanche, para umas entradas pode ser enriquecido com ervas frescas picadas e/ou um dente de alho esmagado (para quem gosta).

O sabor é semelhante ao dos queijos frescos comprados, nota-se um aroma mais a leite, menos industrializado.

Fiz assim...

QUEIJO FRESCO / REQUEIJÃO / QUEIJO CREME


INGREDIENTES

1 litro de leite do dia (UHT) gordo
20 gotas de coalho líquido (ou equivalente)
1 colher (chá) de sal

PREPARAÇÃO

Aquecer o leite, numa caçarola, a 35-40ºC (não mais). Acrescentar o sal, mexer, e as gotas de coalho, mexer e deixa repousar 45min.-1h (fora da placa eléctrica, se for o caso).

Após 1h, cortar com uma faca o leite coalhado e verter para um passador grande e bem limpo. Sem fazer pressão, deixar separar o soro.

Deixar repousar 15min. ondulando o passador, de vez em quando, para eliminar "bolsas" de soro.

Colocar o leite coalhado em aros ou nas caixas de queijos frescos ou de requeijão de compra, que se guardaram.


Colocar numa caixa plástica ou tabuleiro e levar ao frigorífico 6h.
Rende 2 queijos de caixa grande.









NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES

- Só funciona mesmo com leite do dia, gordo ou meio-gordo, sem ser do dia não dá. O Gresso de saco é o melhor;

- Só funciona com o leite tépido, se estiver quente não dá.

Uso um termómetro de cozinha com o qual também meço a temperatura dos pontos de açúcar;

- O coalho, compra-se na farmácia e pode ser em pó ou líquido.

A quantidade requerida para 1l de leite vem mencionada na embalagem e varia com a marca.

A marca do meu é Britex e custa 1.05EUR;

- As caixinhas onde se coloca o queijo coalhado devem ter 3-4 furos ou mais para possibilitar o escoamento do soro, podem ser usados os cestos (verdes) dos requeijões de compra;

- Levam-se os queijos ao frigorífico em caixa plástica ou tabuleiro tapado, de preferência em cima de rede plástica, com tampa ou película aderente, para que os queijos não absorvam os cheiros e gostos do frigorífico e possam escorrer;

- Querendo acrescentar algum tempero, pode-se picar coentros frescos/alho esmagado (picado não fica bem, pois depois encontram-se os bocadinhos) e adicionar uma colher (sopa) de ervas ao leite, antes do coalho;

- Querendo o queijo fresco mais semelhante a requeijão, durante o coalho do leite, ou no fim, mexe-se para quebrar os grandes coágulos;

- Querendo queijo creme, no fim do leite coalhado e seco, mistura-se metade do peso do queijo em manteiga apenas levemente amolecida e 2-3 colheres (sopa) de leite bem quente.

Bate-se bem. Se for preciso (isto depende da quantidade de soro que o queijo ainda tinha) acrescentam-se mais colheres de leite quente até obter um creme suave. Leva-se ao frigorífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário