Chá com Cardamomo
Coloque o cardamomo a ferver.
Para conseguir um chá um tanto quanto exótico e saboroso, junte a duas ameixas pretas sêcas.
Como resultado terá um delicioso chá com ares de gente que sabe as delícias do bem viver...
Au revoir!
O Cardamomo (cardamom, cardamone), é uma árvore de grande porte, cujo nome científico é Elettaria cardamomum.
É um condimento caro e muito importante na Índia, Oriente Médio, China, países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) e América Espanhola.
A planta é da da família das zingiberáceas, a mesma do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de cor esverdeada ou branca contendo sementes negras e aromáticas em pó ou em óleo com sabor picante.
As sementes de cardamomo são consumidas hoje no café nos países árabes ("Arabian coffee") e na Índia, na mistura de condimentos usada para temperar pratos.
Também é aproveitado para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, doces, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores.
Tem propriedades anti-0sépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes e laxantes.
O rei, cansado de tanta agitação, resolveu mandá-lo capar. No momento em que os criados se preparavam para a operação, a rainha veio à janela e, percebendo o que se passava, gritou: - Não lhe façam mal! Dêem-lhe antes 20 chávenas de café, como eu faço ao meu marido.
Esta história parece nada ter a ver com o cardamomo... No entanto, é um fato que no próprio Oriente o café tinha fama de acalmar as capacidades viris, enquanto o cardamomo, pelo contrário, de as estimular.
É por isso que os homens, sempre que bebiam café, misturavam alguns grãos de cardamomo à sua bebida.
Diz-se que "um vinho quente aromatizado com cardamomo é capaz até de acordar um homem morto"! Talvez por isso, a sedutora rainha Cleópatra não se esquecesse nunca de perfumar as divisões do seu palácio com umas pitadinhas de cardamomo de forma a conquistar irremediavelmente o seu querido Marco Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário