segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Creme (não) brûlée de café



Creme (não) brûlée de café

  

Ainda estou usando os ingredientes do cheesecake que não fiz

Estava evitando fazer sobremesas, mas O. ameaçou um motim se eu não preparasse
 algo doce, então, peguei a garrafa de 500ml de creme de leite que ia vencer na 
próxima semana e a usei em uma mousse de chocolate (foto abaixo) e neste creme 
de café que acabou sem a crostinha de açúcar queimado porque não tenho 
o maçarico culinário para isso.

 Agora O. não pode reclamar e estamos todos felizes.
 Ele pode encher a cara de açúcar e eu usei todo o creme de leite e ainda aproveitei
 as gemas que sobraram da receita de mousse.

O creme é delicioso mesmo sem o açúcar queimado e também é muito fácil de fazer,
 eu me inspirei em uma receita em francês que encontrei aqui.

Creme brûlée de café

4 gemas passadas por uma peneira
1/3 de litro de creme de leite fresco (cerca de 330ml)

1 c sopa bem cheia de nescafé em pó
100g de açúcar demerara
30 g açúcar demerara

Bata as gemas com o açúcar até que a mistura fique esbranquiçada.
Ferva o creme de leite e adicione o nescafé, misture bem.

Junte a mistura de ovos com o creme de leite.
 Distribua o creme em quatro ramequins pequenos.

 Coloque os ramequins dentro de uma forma grande com água quente e asse 
em banho-maria por cerca de 50min, ou até que as bordas do creme estejam 
firmes, mas o meio ainda dê uma "tremida" quando o ramequin for tocado.

Deixe esfriar, coloque na geladeira e, pouco antes de servir, polvilhe com 
o açúcar demerara e queime com um maçarico.


 

A mousse de chocolate



Nenhum comentário:

Postar um comentário