quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os Benefícios da Coalhada

Os Benefícios da Coalhada




Coalhada: leite fermentado de elevado valor nutritivo - HUMMMMM...COALHADA! Conhecido como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade e consumido há séculos em todo o Mediterrâneo Oriental, o leite fermentado (coalhadas iogurtes) é considerado o "Alimento dos Deuses" por suas características e propriedades.

Por exemplo, o iogurte é um dos mais populares e conhecidos tipos de leite fermentado existentes no mundo.
A preparação de leites fermentados é uma das formas mais naturais que existem de conservação do leite, 
já que a acidificação funciona como um preservativo natural contra o desenvolvimento de muitas bactérias nocivas.

É, por esta razão, que os leites fermentados são oriundos de países quentes, e neles muito consumidos. Não fosse pela técnica da acidificação, muitas populações ficariam impedidas de consumi-lo, pelo menos em condições mínimas de segurança.

A coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois como ocorre, nos demais leites fermentados, seus elementos (do leite) são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação.

O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B, no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.
A coalhada, elaborada a partir de leite desnatado chega a ser 6 vezes mais digerível que o leite comum.

A coalhada contribui pelo equilíbrio do ecossistema intestinal promovendo o seu balanceamento e, como resultado, modulando diarréias causadas pelo uso de antibióticos, por situações de stress e por tratamentos infecciosos, quimioterápicos e radioterápicos. Também atua na regularidade intestinal, principalmente para idosos.

Ilya Metchinikoff, cientista russo, em suas investigações, concluiu que, as bactérias fermentativas exercem ação inibitória sobre outras bactérias do intestino, contribuindo para a sua desintoxicação que prolonga a vida. A longevidade dos povos dos Balcãs, península à sudeste da Europa, era resultado de uma dieta rica em leites fermentados.

Receita de:  COALHADA

Receita
(Coalhada) enviada por Mestre Cuca.

Ingredientes- 3 litro(s) de leite
- 3 colher(es) (SOPA) de iogurte desnatado
Modo de Preparo

Coalhada Fresca:

Ferva o leite. Depois, desligue o fogo e deixe-o descansar até atingir a temperatura entre 52 e 54ºC. Junte o coalho e misture bem (com uma concha vá jogando a mistura de cima para baixo, para aerar bem). 

Tampe a panela e cubra com um pano, para abafar bem. Deixe-a descansar por cerca de 4 a 6 horas. Em seguida, leve à GELADEIRA por cerca de 3 horas.
 Sirva com mel, açúcar ou a gosto.

Coalhada Seca:

Coloque a coalhada fresca (sem ir à geladeira) dentro de um saco de algodão com tramas bem fechadas (sobre uma bacia). 
Pendure o saco de uma maneira que o soro possa escorrer (ainda sobre a bacia). 
Deixe escorrer de um dia para o outro. 
Após esse tempo, a coalhada estará pronta para ser servida.


Para deixá-la bem cremosa eis  O SEGREDO .



Modo de Preparo

1. Ferver - Ferva o leite, tire a nata de cima e espere esfriar um pouco. Teste a temperatura com o mindinho. Se aguentar 10 segundos, é hora de coalhar

2. Coalhar - Transfira para outra vasilha, já ‘suja’ com um pouco de coalhada ou iogurte. Tampe, abafe com um cobertor e deixe descansar por 12 horas

3. Resfriar - Meta a colher: a coalhada deve estar firme e vigorosa. O aroma, lácteo e sutilmente ácido. Esta é a coalhada fresca. Leve para a geladeira

4. Escorrer - Para fazer coalhada seca, ponha a ‘fresca’ num coador, saco de pano ou pano de prato (unindo as 4 pontas) e pendure na torneira do tanque ou pia

5. Secar - Deixe escorrer por no mínimo oito horas, até constatar que a coalhada esteja firme, cremosa, consistente e branquinha

6. Finalizar - Tire do coador e salgue misturando suavemente, para uniformizar o interior (mais úmido) com a superfície, mais seca.  


Resumo de alguns benefícios:



. Reduz o colesterol sangüíneo (efeito anticolesterolênico).
. Modula as diarréias causadas pelos tratamentos com antibióticos, 
quimioterapias, radioterapias e por situações de stress.

. Alto valor nutritivo.
. Melhora a digestão da lactose.
. Aumenta a conservação do leite.

. Recupera e equilibra a flora intestinal.
. Melhora as funções intestinais.
. Melhora a absorção do cálcio e proteínas do leite.

. Desintoxica o intestino.
. Aumenta a expectativa de vida.

. Inibe a ação de bactérias patogênicas.
. Tem efeitos anticarcinogênico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário