domingo, 28 de agosto de 2011

Bolo de Aipim com Côco


Bolo de Aipim com Côco



Quando ví este bolo no delicioso blog “Cozinha é Poesia”, da Rosana, me apaixonei! 

 A receita original a Rosana retirou do livro: Atrás do Balcão da Padaria, da Vera Loyola,
 mas eu segui à risca a receita da Rosana, desta vez eu não mexi em nadinha porque achei a 
receita tão perfeita que se mudasse alguma coisa poderia estragar, e minha intuição estava
 certa, foi o melhor bolo de aipim que eu comi nos últimos tempos! Só tenho um comentário
 a fazer: o bolo durou menos de 24 horas! Um crime de delicioso, recomendo fortemente!


Bolo de Aipim com Côco

Receita original do livro Atrás do balcão da padaria, de Vera Loyola


Ingredientes:

6 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga – em temperatura ambiente
4 xícaras (chá) de aipim (mandioca) ralado – na parte mais grossa do ralador
1/2 copo (tipo americano) de leite de coco – 100 ml
3 xícaras (chá) rasas de açúcar
1 xícara (chá) de coco ralado 
- (usei o coco ralado hidratado em leite morno por 20 minutos)
2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal


Modo de Preparo: 

Unte e enfarinhe uma forma de aro de 24 cm de diâmetro. 

Misture e peneire juntos, 
o açúcar, 
a farinha e o fermento em pó.
 Reserve. 

Num recipiente grande misture o:  aipim e a manteiga. 
Junte os ovos um a um mexendo com uma colher a cada adição. 
Acrescente os ingredientes secos reservados, misture.

 Junte o parmesão, o coco e o leite de coco misturem mais uma vez 
e coloque na forma já untada. 

Asse no forno pré-aquecido até que a parte de cima do bolo fique bem
 dourada. 

Demora um pouco para assar, antes de 45 minutos é provável que não 
fique pronto. 

Teste inserindo um palito no bolo que deverá sair seco.
 Se quiser acompanhe as fatias de bolo com a sua geléia preferida e uma 
deliciosa xícara de chá bem quentinho! A minha é a geléia de figos, é claro…..




Bom Apetite!!!

http://figosefunghis.com.br/category/bolos


2 comentários:

  1. Olá, seguindo a receita e adaptando de acordo com o que eu tinha na despensa, fiz um bolo de aipim. Puxa, ficou uma delícia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Utilizamos o aipim cru na receita?

    ResponderExcluir