segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"carne assada perfeita" + farofa de cuscuz

"carne assada perfeita" + farofa de cuscuz
 "carne assada perfeita" acompanhada de farofa de cuscuz



ele tem razão ao chamá-la de perfeita


Carne assada:

1,5 kg de lagarto bovino (também conhecido como lombo)
2 cebolas
2 cenouras (eu não tinha e fiz sem elas)
2 talos de salsão (também não tinha)
1 cabeça de alho
um maço pequeno de tomilho, alecrim sálvia ou louro (frescos) ou uma mistura dessas
 ervas (eu usei alecrim, o queridinho aqui em casa)
azeite de oliva
sal e pimenta do reino (usei também pimenta jamaicana*)
Temperei a carne apenas com sal. Jamie sugere usar os vegetais sem descascar, inclusive 
o alho, diz apenas para separar os dentes, (eu descasquei a cebola e o alho).



Arrume os vegetais cortados e a carne em uma assadeira e regue com azeite, em seguida leve 
ao forno médio (preaquecido a 240 graus) por cerca de 1 hora. 
Eu embalei a assadeira com papel alumínio durante os 30 minutos iniciais, depois retirei o papel
 alumínio e retornei a carne ao forno para dourar. 
Regue a carne para não ressecar, caso necessário borrife água!


Uma dica de Jamie para a carne ficar úmida:
após retira-la do forno, embrulhe em papel alumínio, 
cobra com um pano de prato e deixe descansar enquanto prepara o molho.


Molho:

Meu molho foi meio Jamie, meio Duda.
Separei a carne e os vegetais. Em uma panela, acrescentei o molho que formou da carne, 
adicionei um pouco mais de água, e uma colher de farinha de trigo, levei ao fogo até 
engrossar um pouco!


Por fim, fatiei a carne, rearrumei com os legumes em um refratário e joguei o molho por cima!







Farofa de cuscuz:

Minha tia faz essa farofa aproveitando parte do cuscuz que sobrou do dia anterior, como eu 
não tinha um cuscuz de ontem, fiz um só pequeno para usar na receita.
Não tem muito segredo, é como uma farofa comum... doura a cebola na manteiga e adiciona 
a farinha, nesse caso, metade de farinha de mandioca e a outra metade do cuscuz esfarelado. 

Pode incrementar com passas, azeitona, e o que mais gostar!

A receita da carne rende de 4 a 6 porções. 
Como éramos apenas eu e o marido, fiz meia receita, mesmo assim, daria para 3 pessoas 
comerem bem!





*Pimenta do reino jamaicana ou pimenta da Jamaica. Ela é um pouco maior que a pimenta do reino convencional e tem um aroma delicioso!

http://www.cozinhadeimproviso.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário