quarta-feira, 6 de abril de 2011

risoles de camarão


risoles de camarão.


Risoles nunca me apeteceu. Desses salgados de festinha, eu sempre fico na coxinha, no croquete (ops) e na esfiha de carne. Acho que isso acontece, porque risoles me lembra algo gordurento além da conta. Quem nunca pegou um risoles de queijo, onde sai uma quantidade de óleo suficiente pra fritar outro risoles, quando a gente dá a primeira mordida?


Mas mesmo assim, num belo sábado de manhã, encasquetei com a idéia de fazer risoles de camarão. Fui até a feira, comprei os ingredientes que faltavam (camarão e salsão) e voltei feliz da vida pra casa, morrendo de vontade do tal do risoles.

Enquanto eu limpava os camarões, o Joaquim chegou perto e achou engraçado aquele bicho com cabeça e um monte de fiozinho pelo corpo e ficou lá trocando uma idéia com eles (juro). Mesmo depois de eu ter decepado as cabeças dos coitados dos camarões, Joaquim nem ligou e continuou o papo numa boa com eles.

E ele ficou lá, plantado na cozinha quase que o tempo todo, esperando sair o risoles, porque ele se autodenominou naquele dia, o monstro que comia camarões.

Algumas horas depois, os risoles finalmente ficaram prontos. E olha, foi de chorar de tão bom que ficaram. Tão bons, que no sábado seguinte, lá estava eu novamente comprando camarões pra fazer risoles de novo. Mas dessa vez Joaquim nem deu muita bola para os camarões, só falou oi, tchau e foi lá brincar de outra coisa.

Apesar da lista de ingredientes ser um pouco grande, eles não são difíceis de preparar. Só digo que vale a pena todo o esforço!

Risoles de camarão (rissóis de camarão)
adaptado daqui

INGREDIENTES:
massa:
150ml de leite
150ml de água (ou caldo de camarão caseiro)
1 colher de colher de chá de sal
50g de manteiga sem sal
250g de farinha de trigo
1/2 cebola pequena, 1 folha de louro e 2 cravos (opcional)

recheio:
200g de camarão cru (com casca, mas sem cabeça)
1 folha de louro
125ml de leite
125ml de água
30g de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena, bem picada
1 talo de salsão, bem picado
2 colheres de sopa de salsinha, picada
1 pitada de pimenta em pó ou chilli powder (eu uso chilli powder)
1 dente de alho, picado
2 colheres de chá de extrato de tomate
2 colheres de sopa de farinha de trigo
suco e raspas de um limão siciliano
sal e pimenta-do-reino à gosto

1 ovo grande, batido
sal e pimenta-do-reino
panko (ou farinha de rosca)
óleo de canola ou milho para fritar


PREPARO:
Inicie pela massa: faça um pequeno corte na cebola e coloque ali o louro. espete os cravinhos nela. (Esse preparo chama-se cebola piquet e é usado principalmente para aromatizar o leite para se fazer o molho bechamel).

Coloque a cebola, o leite, a água ou caldo e o sal, e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousando por 30 minutos.

Passados os 30 minutos, retire a cebola piquet e adicione os 50 g de manteiga, e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver, retire a panela do fogo e adicione toda a farinha de uma vez, sem medo de ser feliz. Mexa bem com uma colher de pau, e volte a panela ao fogo e continue mexendo até virar uma bola.

Despeje a massa num prato e com cuidado, achate-a. Cubra com filme plástico, diretamente grudado na massa, e com uma faca, fure o plástico umas 3 ou 4 vezes, para o excesso de vapor sair.

Enquanto isso, faça o recheio. Leve uma panela ao fogo com 125ml de leite, 125ml de água e a folha de louro. Assim que ferver, acrescente os camarões e deixe-os até estarem cozidos, mas ainda bem macios.

Reire do fogo e escorra, reservando o líquido do cozimento. Descasque os camarões, e pique-os grosseiramente. Reserve.

Numa frigideira, aqueça a manteiga e o azeite. Junte a cebola e assim que começar a ficar levemente dourada, adicione o salsão e mexa até ficar macio. Junte a pimenta em pó, o alho e a salsinha e assim que o alho começar a perfurmar, junte o extrato de tomate.

Cozinhe por mais alguns minutos, adicione a farinha, mexa, e em seguida, o caldo do cozimento dos camarões. Espere levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente os camarões, o suco e as raspas de limão. Tempere com o sal e a pimenta e deixe esfriar.

Polvilhe levemente a bancada com um pouco de farinha, e abra a massa, usando um rolo de macarrão, com aproximadamente 2mm de espessura. Se a massa estiver grudando no rolo, polvilho um pouco de farinha na superfície da massa também. Corte círculos usando um cortador de 10cm e coloque aproximadamente 1 colher de chá bem cheia do recheio no centro de cada círculo.

Molhe o dedo na água e passe-o em toda a volta do círculo. Dobre ao meio e aperte a massa firmemente para grudar bem.

Junte as aparas que sobrarem da massa, forme uma bola e abra novamente com o rolo, até ter usado a massa toda.

Bata o ovo com o sal e a pimenta, e coloque numa tigela grande. Em outra tigela, grande e larga, coloque  o panko ou a farinha de rosca.

Passe os risoles no ovo e em seguida, cubra-os inteiramente com o panko.

Enquanto isso, aqueça o óleo a 175oC (use um termômetro culinário, é bem baratinho e muito útil). Assim que atingir essa temperatura, frite os risoles até dourarem na parte de baixo, e usando uma escumadeira, vire-os com cuidado, para dourarem do outro lado.

Escorra-os em papel toalha e sirva os risoles com gomos de limão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário