terça-feira, 19 de abril de 2011

Lombo com damascos e arroz de castanha

Lombo com damascos e arroz de castanha



Todos que me visitam já sabem: eu cozinho com frutas...sempre! É assim que eu gosto, é assim que sou feliz!

Esse lombo ficou bem ao meu gosto, e digo: se voce também gosta dessa mistura não deixe de experimentar, é fantástico!

Faz assim:

Um lombo de porco que seja do tamanho da fome de quem vai comer. Faça uma boa marinada com vinho branco, sal, alho, um pouquinho de molho de soja e as ervas que são essenciais: eu usei sálvia e tomilho.

Deixe o lombo no tempero de um dia para outro na geladeira, eu sei que você sabe, mas pode ter gente que não sabe uai!!!

Então, parta o lombo como se fosse um envelope de fora a fora e recheie com os damascos secos (+ ou - 150 a 200g para um quilo de lombo) Lembrando que esses damascos já foram hidratados.

Amarre o lombo com um barbante, para  que o recheio não escape e para que a carne mantenha sua forma.

Cubra com papel de aluminio e leve ao forno.

Quando assado, retire o papel e deixe ficar dourado.
Retire a carne e reserve o molho que restou
Acrescente um pouquinho de água, raspe a assadeira e leve ao fogo até que ferva e  reduza bastante.

Se for preciso,  engrosse com um pouquinho de farinha de trigo ou maizena.

Agora o melhor de tudo: acrescente ao molho umas duas colheradas de geléia de damasco e ferva mais um pouquinho, até que tudo esteja bem apurado e aromático. Prove o sal, e...
Sirva por cima da carne.


Obs: Servi o lombo com arroz de castanha do pará.

 Muito fácil , é só refogar as castanhas picadas na manteiga, e juntar o arroz já cozido. Miturar até que esteja bem quente.

Se gostou da sugestão, bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário