sábado, 2 de abril de 2011

Feijão de corda - baião de dois falsificado

Feijão de corda - baião de dois falsificado


Há umas semanas atrás fui à feira comprar algo para fazer um arranjo de vidro para um evento. Não tinha ideia do que queria, andei pra lá e para cá e achei esse feijão de corda, que no dia estava mais bonito. Comprei! O arranjo ficou bem interessante mas a foto ficou péssima!

Guardei uma parte do feijão para fazer em casa porque nunca havia cozinhado antes, mas como não tive tempo e ele brotou...

Ontem voltei à feira especialmente para comprá-lo, dessa vez para comer! Perguntando ao feirante o que poderia fazer com esse tipo de feijão ele me deu várias dicas e me lembrou do Baião de Dois, que já tinha comido na feira de São Cristóvão mas nunca tinha preparado. Estava resolvido!

Baião de Dois é um prato nordestino muito famoso feito com arroz e feijão misturados e que pode levar ainda linguiça, manteiga de garrafa, carnes secas e geralmente é servido com queijo de coalho e temperado com coentro e pimenta a gosto.

O simpático vendedor também me ensinou que a leguminosa é o feijão fradinho quando verde e como ele fica muito bom em saladas e em preparações com pouco caldo.

Fiz uma rápida pesquisa e descobri que ele cresce em árvore e estaria aí a origem de seu nome.

Como todo feijão é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio e ferro.

O feijão de corda, também conhecido por macassa, é muito comum no Norte e Nordeste do Brasil e aqui no Rio é encontrado nas feiras livres.


Comprei meu feijãozinho já debulhado, é claro, coloquei no fogo e fui procurar uma receita na internet... hihihi Eu não tinha em casa carne seca nem manteiga de garrafa, nem muito menos o queijo correto... Improvisei com o que eu tinha na geladeira: frango, calabresa, queijo provolone, sobra de arroz já cozido e salsinha fresca recém comprada na feira. Ficou uma delícia! Mas um Baião de Dois super falsificado!!


Ingredientes

1 cebola pequena em tirinhas
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1/2 linguiça calabresa em cubos
200 ml de caldo de frango ou carne
2 xícaras de arroz cozido
2 xícaras de feijão de corda cozido
1/2 xícara de frango cozido e cortado em cubos
1/2 xícara de queijo provolone em cubos
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola no azeite até ficar transparente, acrescente o alho e a linguiça e refogue até ficar tostadinha.

Acrescente 200 ml de caldo de frango ou carne (ou água) e os outros ingredientes com exceção da salsa. Misture bem, tampe a panela e deixe aquecer bem. O arroz deve ficar úmido mas não com caldo.

Polvilhe com salsinha e sirva.


http://www.aromasesabores.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário