sábado, 2 de abril de 2011

Chocotone Preguiçoso

Chocotone Preguiçoso


"Então é Natal..."
Não! Ainda não é não!rs
A verdade é que essa receita não é de Chocotone, apesar de ficar com cara de Chocotone.

A receita é de rosca com gotas de chocolate, assada na fôrma de buraco no meio, porém a massa cresceu tão bem que até escondeu o buraco da fôrma, então ficou com cara de Chocotone. Daí você pergunta "então por que o post chama Chocotone Preguiçoso, Richie?" . E eu respondo que o sabor também lembram Chocotone, mas o modo de preparo é bem mais fácil - não é necessário fazer esponja com o fermento - é só misturar tudo e deixar crescer. Ah, e assar essa receita na fôrma de buraco no meio é bom para não ter perigo do miolo ficar pesado, então não sei se rola fazer em fôrmas para Panetone... talvez só nas de mini-panetone.

 A receita não pedia, mas fiz uma calda de chocolate daquelas que cristalizam para dar um tchan - lê-se exagero de guloso - mas fica muito bom sem calda, também!
Chocotone ou não, essa rosca deixou a casa com aroma de Natal.

Espero que deixe a casa de vocês também!

Ah, e em dezembro A Cozinha Coletiva vai dar várias dicas de alimentos típicos, fique de olho! :D



Rosca com Gotas de Chocolate
[isto não é um chocotone...rs] 


Ingredientes:


2 tabletes [30g] de fermento biológico fresco [ou um saquinho do fermento biológico seco];
6 colheres de sopa de água morna;
1 e 1/4 xícaras [300ml] de leite;

3/4 de xícara [150g] de manteiga;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara de açúcar [usei daquele orgânico, amarelinho];

1 colher de chá de sal;
2 ovos em temperatura ambiente;
4 xícaras [480g] de farinha de trigo;
1 xícara de gotas de chocolate de boa qualidade.



Cobertura:

8 colheres de sopa de chocolate em pó;
8 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
2 colheres de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa de leite.

Preparo:
Dissolva o fermento na água morna. Aqueça o leite, junte a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal. Deixe esfriar e junte o fermento dissolvido [use uma tigela grande].

Adicione os ovos, um a um, batendo com uma colher de pau. Acrescente a farinha, uma xícara por vez, batendo bem. Adicione as gotas de chocolate enfarinhadas levemente. Cubra e deixe crescer por 1 hora em local protegido e vento [o forno desligado ou microondas são boas opções pra isso].

Unte uma fôrma de buraco no meio de 25cm de diâmetro com manteiga. Coloque a massa, cubra e deixe crescer por mais uma hora.

Asse em forno preaquecido a 180 graus, por 50 minutos [batendo com os dedos sobre a rosca, você deve ouvir um som de oco]. 

Desenforme ainda quente e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha [tem que ser gradinha mesmo, senão o fundo da rosca fica úmido - use a gradinha do fogão se você não tiver uma apropriada].

Cobertura: 
Leve todos os ingrediente ao fogo médio mexendo até ferver. Deixe ferver sem mexer por 4 minutos, derrame sobre o bolo ainda quente e deixe secar.

Obs: a rosca só deve ser cortada e/ou embalada depois de completamente fria [isso quer dizer umas duas horas, pelo menos].



Nenhum comentário:

Postar um comentário