sexta-feira, 15 de abril de 2011

Balinhas de Caju ou “Nego Bom” de Caju

Balinhas de Caju ou “Nego Bom” de Caju




Vocês conhecem “Nego Bom”? Acho que a maioria dos nordestinos vão dizer que sim. É mais 
ou menos parecida com a Mariola carioca, kkk, ficou na mesma? Tanto o “Nego Bom” quanto 
a Mariola, são doces feitos com banana e açúcar, depois são passados (as bolinhas ou os pedaços)
 no açúcar cristal e enrolados no papel celofane.

No meu caso, eu fiz este mesmo doce só que de caju, seria então um Nego Bom de Caju? Não sei, 
só sei que ficou muito bom e todo mundo aqui em casa aprovou.

Ainda ontem eu postei aqui o Doce de Caju Pastoso, pois o Doce de Caju Pastoso é a base da 
Balinha de Caju

Vou repetir aqui, a receita completa para não ficar confuso.
Vamos lá:
Balinhas de Caju

Ingredientes

1 kg de caju
800 g de açúcar cristal
4 colheres (de sopa) de suco de limão
Açúcar cristal para envolver as balinhas

Modo de Preparo

Corte os cajus e vá batendo aos poucos no liquidificador, se achar que precisa de um pouco (bem pouco mesmo) de água para ajudar a bater pode usar (eu não usei). 

Despeje sobre uma peneira e deixe escorrer um pouco. 

Coloque na panela, junto com o açúcar e o limão e leve para cozinhar. Mexa de vez em quando, mas quando o doce começar a ficar cremoso não pare de mexer. 

O ponto certo é quando o doce começa a desgrudar da panela (parecido ao ponto do brigadeiro). Unte um prato com manteiga e despeje o doce nele. 

Espere esfriar completamente e só então enrole as balinhas na mão e passe no açúcar cristal. Você pode quardá-las assim em uma boboniere ou enrolar em pedaços de papel celofane, como eu fiz.
Dica:
  • Eu usei o sumo que escorreu da peneira para fazer um suco, ficou
  •  muito bom.
Obs: Eu fiz o Doce de Caju Pastoso e depois de pronto retirei a metade e
 guardei e a 
outra metade voltei para o fogo e deixei apurar mais até ficar no ponto da balinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário