sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Um pouco da visão holística na cozinha



Um pouco da visão holística na cozinha
Preparar a alimentação faz parte de uma necessidade biológica diária. Cozinhar pode ser um ato de amor consciente, pois o alimento que manipulamos fica impregnado da energia que emitimos. Como cuidar desta sagrada tarefa e ainda reduzir o consumo de água e cuidar de Gaia, nosso querido Planeta? Que tal rever alguns hábitos?

Tudo isto cada um de nós pode fazer:

Ao iniciar o preparo de uma refeição, harmonize seus sentimentos, de acordo com a sua orientação espiritual, fazendo uma conexão com o Criador, em breve meditação ou prece. Isto refletirá de maneira perceptível no bem estar de todos.
Antes de lavar verduras e legumes, faça uma pré-seleção do que vai ser descartado. Após, coloque-os em uma vasilha com água, para uma lavagem mais grosseira, a fim de liberar os resíduos maiores. Somente depois, realize a lavagem, folha por folha, em um fio de água corrente. Recolha esta água em uma vasilha e a reutilize na lavagem de embalagens que irão para a reciclagem.
Reserve a última água em que ficaram de molho verduras e legumes para lavar a louça, posteriormente.
Com uma escova ou papel, retire os restos de alimentos dos pratos e panelas e jogue-os no lixo. Isto não só facilita a lavagem, como reduz o volume de resíduos que irão para o esgoto.
Separe os utensílios a serem lavados em grupos, de acordo com seus tipos.
Coloque os talheres de molho em vasilha com um pouco de detergente ou sabão. Isto reduz o consumo destes produtos de limpeza e a água pode ser aquela que você reservou durante a última lavagem das verduras e legumes.
Reduza o volume da água da torneira, abrindo-a só o necessário sempre que for enxaguar.
Ensaboe o máximo de louças antes de enxaguá-las.
Comece lavando todos os copos e só depois os enxágüe, utilizando a última água de cada copo para começar a enxaguar o copo seguinte. Da mesma forma faça com os outros utensílios.
Feche sempre a torneira quando não a estiver utilizando.
Reaproveite a água que iria para o ralo para deixar de molho panelas e assadeiras que estão com restos de alimentos grudados.
Antes de enxaguar a última louça, já lave a pia e aproveite parte desta água para remover o sabão, de forma mais grosseira. Com certeza, você usará menos água na etapa final.
Ao terminar, sinta felicidade por ter reduzido o consumo de alguns litros de água e por estar contribuindo na preservação da água e da vida do Planeta. Agradeça por sua expansão de consciência.
Se tiver mais idéias, compartilhe conosco e repasse isto a outras pessoas.

A “política da formiguinha” consiste em cada um fazer a sua parte, sem esperar que as grandes mudanças ocorram, de cima para baixo, através do sistema político-social. O cidadão, agindo de forma ética, amorosa e responsável, passa a ser um agente indutor para que outros se associem a ele.

Gaia, esta espaçonave que nos acolhe neste momento evolutivo, reage aos nossos atos e sentimentos nobres e retribui em forma de harmonia e paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário