sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Torta de Limão




Torta de Limão


Ingredientes da massa:
2 colh. (sopa)manteiga(sem sal)
1 colher(sopa} de amido de milho
1 ovo inteiro
2 colh.(chá) de fermento de bolo
6 colheres(sopa) de trigo


Ingredientes do recheio:
2 latas de leite moça
suco de 2 limões espremidos
2 claras em neve com 4 colheres de açúcar
raspas de limão(taiti)


Modo de Preparo:
Misture muito bem os ingredientes da massa, até ficar bem homogênea. Espalhe com as mãos, forrando o fundo e as laterais de uma forma redonda untada.
Leve ao forno a 180 graus, até que fique levemente dourada.
Retire esta massa pré-assada do forno e coloque sobre ela a mistura(misture antes) de leite condensado com o suco dos limões. Sobre esse creme coloque as claras batidas em neve com açucar, polvilhe com as raspas de limão e leve ao forno novamente, até dourar um pouco.


Tire do forno, deixe esfriar e depois leve à geladeira.
Servir gelado.


Essa foi uma das primeiras receitas, de doces, que aprendi a fazer com a minha mãe querida. Até hoje faz o maior sucesso e é a preferida na minha casa.


Um cafezinho fresquinho e bem preparado acompanha perfeitamente a receita.
Pode ser servida como sobremesa, acompanhada de champagne brut.


Fundo Musical: "L'Estate" - Antonio Vivaldi


A origem da TORTA DE LIMÃO


Tennessee Williams, o teatrólogo era, como diz o seu nome (Tennessee), um americano do Sul. Escreveu um artigo sobre a história da torta de limão, alegando que ela era resultado da devastação das plantações do Sul após o fim da Guerra Civil americana.
Sobrara muito pouco depois da guerra, e as velhas cozinheiras e doceiras do sul ficaram sem poder exercer seus talentos. Não havia farinha, açúcar e nem tampouco nata fresca.
Mas como boas cozinheiras sempre acham uma solução, o jeito foi invadir os depósitos militares e usar as grandes quantidades de bolachões salgados que havia (eram a base da alimentação da infantaria), além da manteiga e dos latões de leite condensado. Havia ovos. Os limoeiros e outras frutas cítricas continuavam intactos nos pomares.
De posse destes ingredientes, as velhas doceiras inventaram uma nova torta, a torta de limão.
Com o tempo, houve disponibilidade de açúcar e as quituteiras colocavam as claras batidas em neve adoçadas sobre a torta e adicionavam raspas de limão colocando por cima da torta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário