quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Espaguete ao pesto e carbonara


Senhoras e senhores, hoje, dia 25 de outubro, é dia do macarrão! E eu não podia deixar de prestar essa homenagem e esse prato tão apreciado. Uma pesquisa da ONG Oxfam mostrou que as massas são o tipo de prato preferido em todo o mundo.
Para comemorar a data, vou ensinar duas receitas deliciosas e facílimas de espaguete. Gosto muito das duas e já fiz essas receitas várias vezes. Testei-as ontem lá em casa pra anotar direitinho as quantidades e chegamos à conclusão de que o espaguete à carbonara, que leva bacon e ovo, ficou mais gostoso.
Não gosta de bacon? É vegetariano? Sem problemas. Pra você a sugestão é um delicioso espaguete aopesto, com manjericão, nozes e parmesão. Sei que a receita original leva pinolis, mas costumo fazer com nozes. Algumas pessoas não gostam, pois acham o sabor das nozes muito forte. Nesse caso, pode substituí-las também por castanha do Pará.
As receitas são para uma porção muito bem servida. Ótima pedida para quem mora sozinho e tem preguiça de cozinhar para uma pessoa só. Se não estiver com muita fome pode reduzir um pouco as quantidades. Não tem desculpa para não fazer, é muito fácil!
E você, qual prefere?
* Espaguete à carbonara *
Ingredientes:
- 125g de espaguete (1/4 de um pacote)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa bem cheia de bacon picado
- ¼ de xícara de creme de leite
- 1 ovo
- 1 colher de chá de sal
- Queijo parmesão de boa qualidade ralado a gosto
- Salsinha (opcional)
Modo de fazer:
- Coloque cerca de 1,2 litro* de água para ferver. Acrescente o sal. Quando a água ferver, coloque o espaguete na panela. Cozinhe até ficar al dente, ou seja, macio mas não muito mole.
- Numa outra panela, aqueça o azeite. Junte o bacon e frite até ficar dourado, bem crocante.
-Assim que escorrer o espaguete, jogue o ovo dentro da panela e misture bem. O calor da massa vai cozinhar o ovo. Junte o bacon frito, com a gordura da panela, o creme de leite e misture bem. Salpique queijo a gosto. Você pode acrescentar um pouco de salsinha picada, se quiser.
* Eu havia escrito 120 ml de água erroneamente. O correto, para essa quantidade de macarrão, é usar de 1,2 a 1,5 LITRO de água.
* Espaguete ao pesto *
Ingredientes:
- 125g de espaguete (1/4 de um pacote)
- ½ xícara de folhas de manjericão
- ¼ de xícara de nozes (ou pinolis, um tipo de pinhão, ou castanha do Pará)
- 1/3 de xícara de azeite
- 1 dente de alho
- Queijo parmesão de boa qualidade ralado a gosto
Modo de fazer:
- Cozinhe o espaguete como mostrado na receita anterior.
- Pique as folhas de manjericão, triture as nozes e amasse o alho. Misture tudo com o azeite e vá juntando o queijo aos poucos. Se você tiver um pilão melhor ainda, amasse todos os ingredientes com ele.
- Assim que escorrer a massa, junte o molho e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário