sábado, 2 de abril de 2011

Molho pesto


Molho pesto


http://www.aromasesabores.com/


Meu molho prelileto para massas! Tem tudo de que gosto muito: manjericão, parmesão (ou pecorino), castanhas, azeite, alho!!! Uma combinação divina!

Além de ser usado em massas ele fica ótimo para acompanhar pães e torradinhas e para temperar uma bruscheta ou sanduíches. É usado para acompanhar peixes, frango, legumes e como molho para saladas. Pode ser usado em purê de batatas (huuumm) e também em pizzas!

O molho pesto pode ser misturado com requeijão cremoso ou creme de leite para formar uma pastinha ou um molho cremoso.

Eu costumo servir em meu buffet rosbife bem fininho temperado com pesto, fica uma delícia! Veja a foto no blog do Frios & Cia.

O molho pesto é originário do norte da Itália, onde é feito tradicionalmente em pilão, daí seu nome que vem da palavra italiana pestare (amassar ou esmagar) e com queijo pecorino e piñoles. Desculpem-me mas fujo de esforço físico, por isso adoro um liquidificador!

A escolha da castanha varia no mundo todo, onde cada cozinheiro usa o que tem em mãos. Costumo usar castanha de caju devido ao bom preço, compro já picada, bem mais barata. Mas castanhas-do-pará, avelãs, etc também podem substituir os pinõles.

Existem diversas variações do molho, que pode ser feito com rúcula, brócolis, coentro, pimentões e até feijões. Todos ficam bons, mas eu gosto mesmo é do original!

Ingredientes

3 molhes de manjericão - somente as folhas, lavadas e escorridas
2 dentes de alho
200 ml de de azeite
50 g de castanha de caju
80 g de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de suco de limão
Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até formar uma pasta homogênea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário