sábado, 16 de abril de 2011

Lasanha de Almôndegas

Lasanha de Almôndegas

Sem segredos, todos que me conhecem sabem que tenho dois ídolos máximos na Gastronomia, um é o Senhor Alex Atala, e o segundo, Jamie Oliver.

 Acho que a ligação de ambos com a música no passado me fazem sentir que um dia eu também posso chegar lá. Mas vamos ao caso da receita aí da chamada.

 Desde que o novo livro de Jamie caiu em minhas mãos - Jamie, Revolução na Cozinha - Editora Globo - eu não entro na cozinha sem dar uma boa folheada nas receitas deste fabuloso livro, que se propõe, segundo o Chef, a provar que "QUALQUER UM PODE APRENDER A COZINHAR EM 24 HORAS", algo parecido com o que o meu blog, desde a antiga versão, vem querendo passar - "O seu lugar na cozinha!", lembram? hehehe - pois então...
Fazer comida sozinho para muita gente às vezes complica quando o quesito agilidade conta e muito, bati os olhos nesta receita de Almôndegas e Massa (página 151) e pensei: "Báh, quero fazer estas almôndegas, parecem tão boas, mas como fazer o negócio render para oito pessoas que comem muito? Então me surgiu a ideia de unir a receita das queridas"porpetas" e o molho com uma massa de lasanha, e o que pareceu estranho no começo resultou em uma DELICIOSA lasanha que desapareceu em segundos.. \o/


Algumas considerações devem ser dadas antes que eu prossiga com a receita propriamente dita:

1- Boleei as almôndegas um pouco menores que as do livro, pois queria que elas se tornassem um recheio e não um acompanhamento.

2- Usei exatamente os mesmos ingredientes pedidos na receita, caso encontre dificuldades para encontrá-los em sua cidade, provavelmente poderão ser substituídos sem maiores consequências.

3- Usei uma massa fresca pronta da marca Mezzani, muito boa de trabalhar, pois não necessita pré cozimento e nem um exagero de molho extra.

Mas chega de conversa nesta cozinha e vamos ao preparo. Mais uma vez aconselho que leiam com atenção a receita, se for preciso mais de uma vez, e certifiquem-se que todos os ingredientes estejam prontos para a largada! ,) Bom trabalho e bom apetite! ~ Bruno Girelli

Ah, um último aviso: Para quem não notou, as palavras que aparecem sublinhadas nas receitas são links para outros sites relacionados a palavra em questão, bem interessante para quem não conhece uma ou outra palavra, certinho? ,)

Almôndegas

Ingredientes:

4 galhos de alecrim fresco
12 cream crackers
2 colheres (chá) de mostarda Dijon
250g de carne bovina moída (usei patinho moído duas vezes)
250g de carne suína (usei uma parte bem limpa de 
pernil moído duas vezes)
1 colher (sopa) cheia de orégano seco
1 ovo grande
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
Azeite

Preparo:

Arranque as folhas de alecrim dos talos e pique-as finamente. Embrulhe os cream crackers em um pano de prato e esmague-os até obter um farelo fino, quebrando os pedaços maiores com as mãos. 

Coloque os farelos em uma tigela com a mostarda, as carnes, o alecrim e o orégano.

 Quebre o ovo dentro da tigela e adicione uma boa pitada de sal e pimenta-do-reino. Com as mãos limpas, esmague e misture tudo muito bem. 

Divida a mistura em 4 bolas grandes. Com as mãos úmidas, divida cada bola em 6 porções e enrole-as para formar pequenas bolinhas - você deve ficar com 24 almôndegas (neste momento eu me intrometo na receita:

 como eu queria porções menores, renderam umas 48 pequenas bolinhas) - Regue-as com o azeite e role-as para que fiquem bem cobertas. Coloque-as em um prato, cubra e deixe na geladeira até a hora de usar.

Molho

Ingredientes:

Um maço de 
manjericão fresco
1 cebola média
2 dentes de alho
1/2 pimenta vermelha fresca
800g de tomates em conserva picados (tomate pelado)
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

Preparo:

Arranque as folhas de manjericão, reservando as menores para usar depois. Descasque e pique finamente as cebolas e o alho. Fatie 
finamente a pimenta vermelha.,

 Aqueça uma frigideira grande em fogo médio e adicione 2 fios generosos (de mãe mesmo) de azeite. Acrescente a cebola à frigideira e mexa por cerca de 7 minutos ou até que fique macia e ligeiramente dourada. 

Depois adicione o alho e a pimenta vermelha, e assim que começarem a dourar um pouco ponha junto as folhas grandes de manjericão. Acrescente os tomates e o pomodoro de dentro da lata e o vinagre balsâmico. 

Deixe ferver e tempere a gosto. Enquanto isso, aqueça outra frigideira grande e adicione um fio generoso de azeite e as almôndegas aos poucos. Mexa-as e deixe cozinhar por 8-10 minutos, ou até que fiquem douradas (para checar se estão cozidas, abra uma delas - não deve haver qualquer pedaço rosado).

Montagem

Ingredientes:
250g de massa fresca para lasanha

Molho

Almôndegas (reserve algumas para decorar)
500g de parmesão ralado grosso na hora
300g de presunto ralado grosso
Galhos de alecrim para decorar

Preparo:

Espalhe uma porção de molho no fundo da travessa e cubra com folhas 

de massa suficientes para cobrir todo o fundo. Espalhe outra porção de molho, cubra com parmesão ralado, presunto e com parte das almôndegas. 

Cubra novamente com folhas de massa, molho, almôndegas restantes, molho, parmesão, presunto. Por último, cubra com massa, 
molho, presunto e o parmesão restante. 

Decore com as almôndegas reservadas e leve ao forno pré aquecido a 180ºC para gratinar. Retire do forno, decore com os galhos de alecrim e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário