quarta-feira, 20 de abril de 2011

Frango assado no iogurte

Frango assado no iogurte

Coxinhas da asa assadas no iogurte e açafrão
Estou demorando mais do que gostaria para me adaptar à nova rotina e encontrar o
 espaço de cozinhar-fotografar-postar no meu dia. Continuarei procurando.
Por sorte, tenho algumas fotos arquivadas de receitas ainda não postadas e que merecem
 seu espaço neste blog. Esta é uma delas - uma dica e tanto para fazer frango assado 
sem ressecar. 

Usei coxinhas da asa, mas você não precisa ser tão diminutivo(a). Pode usar as coxas 
grandes. Ou quem sabe as sobrecoxas. Ou pode arriscar logo o peito.
Eu coloquei as coxinhas num pote de vidro e fui misturando os temperos, a olho:
 limãosalaçafrão-da-terra (ou cúrcuma), pimentalouro e o grande truque 
iogurte natural*.
Misture bem, cubra o recipiente e leve à geladeira por algumas horas. Acenda o forno,
 unte (ou forre) uma assadeira, disponha os pedaços de frango, regue com azeite, cubra
 com papel-alumínio e leve para assar por cerca de 20 ou 30 minutos. 
Retire o papel e deixe assar por mais 20 ou 30 minutos até dourar. O resultado é um
 frango corado, bastante úmido e muito saboroso.

* Observação: Eu uso o iogurte que preparo em casa com um litro de leite e uma
 colher de isca (na primeira vez, iogurte comprado; nas outras, o da leva anterior).
 Se você não tem esse costume (demorou, está gastando dinheiro e embalagem à toa), 
use um bom iogurte natural integral de mercado. 
Atente para os ingredientes na hora de escolher a marca - opte pelo que tiver menos 
deles, de preferência só leite e fermento lácteo. Se você quer começar a fazer em casa,

 é fácil: aqueça o leite até quase começar a ferver. Apague o fogo e deixe esfriar até que
 você consiga deixar o dedo mindinho dentro dele por 10 segundos. Nessa hora misture
 o leite a uma colher de isca num recipiente de vidro ou inox. Cubra, embrulhe num pano
 de prato ou toalha e coloque em local abrigado do frio - o forno desligado, por exemplo - 
por cerca de 8 horas. Está pronto seu iogurte. Mantenha refrigerado (e lembre-se de 
guardar uma colher para as próximas levas!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário