quarta-feira, 13 de abril de 2011

Creme cozido: Panna Cotta de Baunilha com Calda de Ameixas Pretas

Creme cozido: Panna Cotta de Baunilha com Calda de Ameixas Pretas



Na minha geladeira eu tinha meio pacote de 750ml de creme de leite fresco que ia vencer na segunda. Eu tinha usado a primeira metade num strogonoff de frango que fiz anteontem e não sabia bem o que eu queria fazer com a segunda metade. Ontem, sassaricando pelo supermercado, achei um açúcar que já vem com gelatina que eu nunca tinha me dado conta que existia. É este da caixa abaixo. É um açúcar cristal que serve para fazer geléias, gelatinas naturais, coberturas para tortas de frutas e, claro, creme cozido ( a famosa 'panna cotta'). Decidi testar a eficiência do tal açúcar gelatinoso com a receita depanna cotta da caixa!




E aqui está o meu creme cozido com baunilha, usei raspas de meia fava de baunilha apenas pois a fava que eu tenho em casa é enorme.



A princípio parecia que ia ficar doce demais. Usei as medidas sugeriada na caixa pois temia que reduzindo a quantidade de açúcar o creme ficasse meio molengo. Mas aí eu provei a misturinha e me certifiquei que estava um pouco doce demais para o meu gosto e então adicionei 100ml de leite por minha conta e meu próprio risco.




A mistura começa a endurecer imediatamente após ser retirada do fogo, afastando qualquer possibiliade do creme ficar mole. Loucura. Precisei correr para arranjar os potinhos. Algo me dizia que ainda poderia ter colocado mais leite que não teria dado erro. O creme dá uma amarelada com o açúcar, claro, parece que levou ovo, mas não leva nada além de creme de leite, açúcar com gelatina e raspas de uma fava de baunilha. De uma simplicidade apaixonante.



As ameixas da foto foram colhidas ontem na casa de um amigo. O jardim da casa estava carregado de ameixas e maças. Esta ameixa chama-se Victoria e estão deliciosamente doces. Estava pensando em fazer uma caldinha de ameixas frescas com suco de maça para servir com o creme de baunilha, mas deu preguiça de descascar ameixas e resolvi fazer uma calda com ameixas secas. Ficou muuuuito gostoso. Como eu coloquei mais leite o resultado ficou uma delícia mesmo. Eu aprovei o açúcar com gelatina totalmente, que além de tudo fica duro muito rápido. Em menos de 3 horas já foi possível desenformar e servir.




Panna cotta de baunilha com cada de Ameixas pretas secas


Receita:

400ml de creme de leite fresco
(100 m de leite opcional)
120g de açúcar com gelatina (se você não achar este açúcar use 1 colher de chá de gelatina em pó)
Raspas de uma fava baunilha

Mexer os ingredientes e levar ao fogo até ferver, deixar ferver por 30 segundos e desligar. Distribuir o creme em 4 potinhos. Levar a geladeira e servir com calda de ameixas secas.



Calda:

5 ameixas secas sem caroços picadinhas
50ml de água
2-3 colheres de sopa de açúcar (a gosto)

Derreter o açúcar na água fervendo e depois adicionar as ameixas, deixar cozinhar em fogo média por uns 5 minutos até a calda ficar com cor de caramelo e com uma consistência meio grossa (vago isso, não?).

A minha felicidade hoje é um pote de creme cozido!

http://saborsaudade.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário