sábado, 2 de abril de 2011

Bolo Mata-fome

Bolo Mata-fome



Quando eu era criança, a famosa Dona Gilda [minha avó, sempre citada aqui] fazia um bolo no meio da semana, pra comermos no café e talz, que ela chamava de Bolo Mata-fome. De vez em quando variava: bolo de chocolate, bolo de fubá, mas o mais comum era mesmo o Mata-fome, que era praticamente um bolo de baunilha.

 O nome era pra dizer que era bolo simples, básico, pra matar aquela fominha na hora errada.
Pois bem, ontem, na hora do jantar, eu estava com fome, com preguiça de estudar mais para a prova de hoje e com preguiça de fazer arroz. Então decidi fazer um bolinho só pra tomar com café, um Bolo Mata-fome.

A receita do da minha avó eu não sei, até porque era 'no olho' mesmo. O jeito foi inventar e fazer um bolo de sobras: sobras de chocolate em barra, sobras de aveia quase vencendo o prazo de validade e sobras de farinha de castanhas. 

Daí, pra encrementar, ao invés de fôrmas convencionais, usei dessas marmitex metálicas quadradinhas, que deram um certo charme pra massa trivial do bolo.

Resultado: o primeiro bolo foi devorado com café pela república ontem de noite. O segundo devoramos no café da manhã, e o terceiro veio comigo hoje pra faculdade, para os amigos! ;)


Bolo Mata-Fome [receita para 3 marmitex [embalagem metálica descartável] retangulares pequenas]


Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo bem cheia;
3/4 de xícara de açúcar refinado;
1/2 xícara de aveia em flocos;

3/4 de xícara de farinha de castanhas;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;

1/2 colher de chá de sal;
1 potinho de 200ml de iogurte natural;
3 ovos inteiros;

1/2 xícara de manteiga derretida;
1 colher de sopa de extrato de baunílha;
3/4 de xícara de chocolate meio-amargo picado;
Geléia de damasco [opcional].


Preparo:

Em uma tigela peneire farinha de trigo, açúcar, fermento, bicarbonato e sal. Junte a farinha de castanhas, a aveia em flocos e o chocolate. Em outra tigela bata com um fouet os 3 ovos, adicione a baunilha, a manteiga derretida e o iogurte. 

Misture os líquidos aos sólidos, distribua em 3 embalagens metálicas descartáveis [marmitex pequena] untadas e asse em forno 180 graus por 2o minutos ou até passar no teste do palito.
Com os bolos ainda quente, pincele a geléia de damasco por toda a superfície e deixe secar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário