sábado, 2 de abril de 2011

Bolo Húngaro

O tal do Bolo Húngaro



Folheando uma Cláudia Cozinha antiga, achei uma receita curiosa chamada Bolo Húngaro. Ela é curiosa porque, pra começar, o bolo se parece com um brownie xiita - se o brownie leva pouca farinha na massa, esse não leva nadica - é só manteiga, chocolate, açúcar e ovos. Além disso, a massa é cozida antes de ir ao forno - pois é, ela deve engrossar em fogo moderado por uns 5 minutinhos. 

Outra coisa: procurei variações da receita na internet e não encontrei nenhum bolo, dito húngaro, que sequer parecesse com esse. Estranho, né? Enfim, mas ele se parece bastante com o bolo cremoso de chocolate do Pierre Hermé que é o pesadelo de vários food-bloggers [se você visita blogs de sobremesa já deve ter cruzado com ele por aí], com o diferencial que não leva chocolate em barra [de qualidade é caro!] e sim chocolate em pó [que pode ser de boa qualidade e não é tão caro!]. 

Bom, a receita é simples e o resultado é bem gostoso [cremoso e de sabor muito pronunciado - de comer de pedaços pequenos, sabe?] e eu só tenho um ressalva: a revista diz para assar em fôrma de buraco no meio de 18cm de diâmetro untada.... eu usei uma de bolo inglês, untada, e foi bem difícil [quase impossível] desgrudar o bolo dela, por isso acho que seria uma boa enfarinhar a fôrma ou mesmo usar um papel manteiga básico.

Olha, o bolo é delicioso, e fica melhor ainda no dia seguinte! Minha amiga Mariana se deliciou com ele! Segundo ela, é uma das coisas de chocolate mais deliciosas que já comeu!


Bolo Húngaro

Ingredientes:

200g de manteiga [usei manteiga caseira, nada de margarina];
150g de chocolate em pó peneirado [usei 50% cacau];
180g de açúcar refinado;
3 ovos;
2 gemas.


Preparo:

Derreta a manteiga com o chocolate em pó, em banho-maria [fiz em fogo baixo, sem banho-maria]. Retire do fogo e junte o açúcar, os ovos e as outras gemas. Leve em fogo baixo, mexendo sempre, por uns 5 minutos, até engrossar ligeiramente.

Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 18cm de diâmetro untada [sugiro enfarinhar também], e asse em forno preaquecido a 180 graus por 50 minutos, até ficar firme, mas ainda cremoso.
 Espere esfriar completamente e desenforme.


Atualização_01: assim que postei a receita, que para mim era desconhecida, a Sandroca, do Eu tb sei disso... e outras amigas blogueiras me falaram de uma sobremesa estranhamente parecida, chamada Torta Búlgara, bastante conhecida! [eu não conhecia, mas joga no google que aparecem várias imagens, ou veja lá no blog da Sandra!]

A receita é parecida mesmo, apesar da torta ficar com cara de pudim, e do bolo ficar com cara de brownie. Então vou tentar fazer a Torta Búlgara e depois conto das diferenças [se é que elas existem]!


Nenhum comentário:

Postar um comentário