quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Série receitas do dia a dia: Talharim ao molho de sálvia


Se tem um prato que é dos mais básicos para quem está aprendendo a cozinhar ou acabou de sair da casa dos pais é o macarrão. Quando fui morar sozinha, um dos primeiros presentes que eu ganhei foi um porta espaguete. Segundo a prima que me deu o presente, eu ia fazer muito macarrão nessa nova fase. E é verdade, quando me mudei, uma das poucas coisas que sabia fazer era isso, fiz muuuuitoespaguetepennetalharim e afins lá em casa.
Daí que, para ensinar uma opção de macarrão bem prática para vocês, fui novamente atrás da chef Renata Abdalla, proprietária e professora do Basicamente Simples, empresa que promove cursos e comercializa pratos congelados.
Ela me ensinou a fazer um talharim ao molho de sálvia delicioso. E por que usar a sálvia e não o manjericão, mais comum em massas, ou outra erva qualquer? Porque, segundo Renata, como não costumamos usá-la no cotidiano, ela dá um sabor diferente do que estamos acostumados. Um macarrão fácil e rápido, mas com um sabor que foge do lugar comum? Adorei a ideia! Eu testei e fez o maior sucesso lá em casa!
Veja como fazer:
Rendimento:
2 porções
Ingredientes:
- 250 gramas de talharim fresco (pode ser espaguete, se preferir) — Atenção: pode usar massa seca, mas o ideal é usar massa fresca, dessas que ficam na parte refrigerada dos supermercados ou são vendidas em rotisseries
- 3 colheres de folhas de sálvia rasgadas ou 2 colheres de sálvia seca
- 2 colheres de manteiga ou margarina
- 200 ml de creme de leite fresco (se não encontrar ou quiser usar o creme de leite de caixinha, misture 150 ml do creme com 70 ml de leite para diluí-lo)
- 50 g de queijo parmesão ralado
- ½ cubo de caldo de galinha
- 50 ml de vinho brancoSal a gosto
- Um fio de óleo
Modo de fazer:
-Deixe os ingredientes para o molho já separados, prontos para uso. Você vai preparar o molho enquanto a massa cozinha, então é importante já deixar tudo a mão para fazê-lo sem demora.
- Coloque a água para ferver, em uma quantidade abundante, que cubra a massa com folga. Se usar pouca água, a massa fica grudenta. Acrescente o sal e misture. O sal é a gosto, ou seja, vá experimentando até achar que está bom para o seu paladar.
Não economize na água na hora de cozinhar a massa
- Quando a água começar a ferver, coloque a massa na panela e mexa um pouco. Se quiser, coloque um fio de óleo. Esse ingrediente é opcional e ajuda a massa a não ficar grudenta. Eu não usei. Se for usar o óleo, coloque só um fio mesmo. Se você usar muito, ele forma uma película ao redor da massa que atrapalha a absorção do molho.
- Enquanto a massa cozinha, comece a preparar o molho. Atenção: a massa fresca cozinha maisrapidamemte do que a seca. Em cerca de quatro minutos ela está pronta, então fique atento para não passar do ponto.
- Para preparar o molho, leve uma panela pequena ao fogo médio e derreta a manteiga. Acrescente o vinho e o caldo de galinha. Deixe ferver até o vinho reduzir um pouco (ou seja, evaporar um pouco da água) e o caldo dissolver.
Baixe o fogo, acrescente a sálvia e cozinhe por dois minutos.
- Junte o creme de leite e mexa bem. Não deixe ferver para o creme não talhar. Se começar a ferver, desligue o fogo. Se usar o creme de leite fresco, é melhor desligar o fogo antes de acrescentá-lo.
- Acrescente metade do parmesão e mexa. Se ainda não tiver desligado o fogo, faça isso agora.
- Está pronto.Verifique se a massa está pronta. Ela deve estar "al dente", ou seja, semi rija. Ela deve estar macia sem ser mole, e apresentar uma pequena resistência ao morder.
Escorra a massa e misture o molho a ela. Salpique o restante do parmesão por cima e enfeite com algumas folhinhas de sálvia. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário