sábado, 10 de dezembro de 2011



Arroz com Suã e Molho Azedo Apimentado

Arroz com suã. Será que tem alguém que não gosta?! 
Meu marido vem me pedindo para fazer este prato já tinha uns dias,
 então resolvi agradá-lo, ah mas tinha que ter o molho azedo apimentado
de cebola roxa, receita da casa de minha avozinha.

Este molho é tradição na casa da minha avó, toda vez que faz lombo 
de porco e feijão tropeiro tem que ter este molho, aqui em casa nos
 gostamos tanto que achamos que ele combina com tudo.

Façam este arroz com este molho e me digam se meu marido tinha 
ou não tinha razão de estar pedindo para que eu fizesse esse prato.

Então, bora para cozinha que dá tempo para fazer no almoço.



01 kg de suã de porco
03 xícaras de chá de arroz
sal e pimenta do reino moída
4 dentes de alho
01 colher de chá de colorau (corante de urucum)
óleo

Modo de fazer: 

Tempere a suã com sal, pimenta do reino moída e deixe descansar
 por 15 minutos.

 Na panela de pressão coloque o alho 2 dentes de alho e refogue a
 carne, quando estiver bem refogada, acrescente o colorau 
(colocando o mesmo na gordura do refogado) e misture.

 Coloque água, tampe e deixe cozinhar. 
Após cozida, reserve.

Em uma panela colocar óleo suficiente para refogar o arroz, 
dois dentes de alho, colocar o arroz já lavado, refogar bem. 
Colocar um pouco do caldo do cozimento da carne e misturar 
para incorporar ao arroz.

 Dispor a carne por cima do arroz e acrescentar o restante do 
caldo, se necessário colocar mais água (suficiente para cozinhar o arroz). 
Acertar o sal, deixar em fogo baixo até secar a água e cozinhar o arroz.

Dica: Uso uma xícara de arroz cru para cada 04 pessoas.




MOLHO AZEDO APIMENTADO

01 cebola roxa grande em rodelas finas
1/2 xícara de chá de vinagre branco (usei vinagre de maça)
08 pimentas malagueta socadas (da grande)
sal a gosto.
óleo

Modo de fazer: 

Pique a cebola em rodelas bem finas, separe-as, coloque
 o vinagre o sal e a pimenta socada, misture e deixe descansar
 por 20 minutos.

Em uma panela coloque 03 colheres de sopa de óleo e deixe 
esquentar bem, vire o molho de uma vez na gordura quente 
e tampe, deixe ferver por 03 minutos e desligue.

Dica: A gordura tem que ser bem quente, saindo fumaça.



http://blogdafedayrell.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário