segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Meu Bolo de Chocolate Ideal: Para Chamar de Seu…

Meu Bolo de Chocolate Ideal: 
Eu talvez já tenha dito isso antes, mas com certeza nunca com tanta convicção:
esse é o meu bolo ideal. 

 É o tipo de bolo que eu gostaria de ter tido nos meus aniversários, nos meus dias especiais, 
é o bolo que eu gostaria que minha mãe tivesse feito para mim na minha infância (apesar de
 não fazer muito doces, ela cozinha muito bem!).


É um bolo de chocolate mesmo, daqueles bem escuros pelo cacau, recheado com creme 
de chocolate, bem pecaminoso. 
Um bolo para ser comido com vontade, sem restrições- pelo menos sem muitas restrições!!! 
Eu inclusive resolvi assumir minha neurose e dupliquei a quantidade do creme para poder 
lambuzar o bolo todo. 

Afinal, que diferença pode fazer um pouco mais de creme aqui ou ali… 
Mas se você, ao contrario de mim, for um pessoa comedida e normal, divida a receita do
 recheio em dois e você terá o suficiente para forrar entre as camadas e para cobrir a parte
 de cima do bolo.

 Mas eu, como sou super amiga e só quero o bem de todos, recomendo você fazer a receita 
toda.


Com muito sabor e uma textura deliciosa, apesar da quantidade de açúcar no creme, esse bolo 
não é muito doce. 

Use cacau no bolo pois o chocolate em pó já vem adicionado de açúcar e alteraria o paladar bem balanceado do produto final. 
Use também uma boa manteiga no creme como a La Sereníssima ou a Aviação. 

À temperatura ambiente esse bolo é uma delicia, bem fofo e cremoso. 
Mas deixe-o na geladeira algumas horas, e esse bolo adquire uma textura um pouco mais densa,
como um brownie gelado que é literalmente um pecado nesses nossos dias de calor intenso.

Receita adaptada da Hershey’s



ingredientes

2 copos de açúcar
1 ¾ copos de farinha de trigo
¾ copo de cacau em pó
1 ½ colher de sobremesa de fermento em pó
1 ½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa de sal
2 ovos
1 copo de leite
½ copo de óleo de girassol ou canola
2 colheres de sobremesa de baunilha
1 copo de água fervente

150 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
4 2/3 copos de açúcar de confeiteiro
1 copo de cacau em pó
2/3 copo de creme de leite fresco
2 colheres de sobremesa baunilha




Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180°c. Forre 2 formas redondas de 22 cm ou 1 tabuleiro
 retangular de 35 cms com papel manteiga. Unte de manteiga e polvilhe com farinha. 
Reserve.

2. Na vasilha da batedeira, ponha o: 
açúcar,
a farinha,
o cacau, 
o fermento, 
o bicarbonato, 
e o sal. Misture. 

Adicione os ovos, 
o leite, 
o óleo 
e a baunilha. 

Bata em velocidade média por uns 2 minutos. 
 Pare a batedeira e limpe as laterais com uma espátula 
e bata mais um pouco até homogeneizar a massa.

3. Adicione a água fervente e misture. 
A massa vai estar bem liquida.
Entorne na forma preparada e leve ao forno por 35-40 minutos, ou até a faca sair limpa 
do centro do bolo. 
Tire do forno, deixe esfriar 15 minutos e desenforme.
 Deixe esfriar totalmente antes de prosseguir com o recheio e a cobertura.


4. Para a cobertura: na vasilha da batedeira, junte todos os ingredientes e bata com
a pá até formar um creme.
 Se o creme estiver grosso demais, dilua com um pouco mais de creme de leite.
 Essa quantidade é para rechear e cobrir todo o bolo. 
Se você quiser apenas rechear o bolo e passar um pouco na parte de cima, divida essa
 receita em dois.

5. Quando o bolo estiver à temperatura ambiente, corte-o em dois (se for o tabuleiro)
 e recheie com o creme. 
Ponha a outra metade de bolo por cima e passe creme em todas as laterais e em cima.




http://www.simplesmentedelicia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário