terça-feira, 7 de junho de 2011

Dicas básicas para preparar sopa/caldos em casa

Dicas básicas para preparar sopa/caldos em casa

Eu tinha legumes pra chuchu em casa resolvi fazer uma sopa surpresa. 
Surpresa pq você come e não sabe decifrar o que tem dentro dela. 

Bom, pra fazer sopa é aquele velho esquema que vocês estão carecas 
de saber de tanto que falo aqui. 

Mas como nem todo mundo é obrigado a saber e tem alguns leitores
 novos, vou explicar como eu faço.

Lápis e papel na mão e vamos lá!


_DSC1403

Dicas básicas para fazer sopas

1) Você vai usar os ingredientes que gostar e tiver em casa
2) O ideal é você usar caldo caseiro. Ideal, meu povo. 
Se não tiver, use o caldinho que você encontra no 
supermercado sem culpa!
3) Uso panela de pressão, é mais rápido e gasta menos gás
4) Tire a casca, lave bem os legumes e corte em cubos
5) Geralmente eu coloco um fiozinho de azeite e dou 
uma leve douradinha nos legumes. Se for usar pedaços
 de carne bovina ou de frango, frite bem antes de adicionar
 os legumes.
6) Cubra com água fervente o suficiente pra cobrir os
 legumes e carnes
5) Experimente a água pra ver se está bom de sal e temperos. 
Se estiver faltando, adicione.
6) Feche a panela e deixe pegar pressão
7) O tempo de cozimento dependerá dos legumes. 
Por exemplo: beterraba demora muito mais que batata. 
Pra sopa ficar pronta, demora em média entre 10 e 20 minutos
 na pressão.
8) Desligue o gás e tire a pressão da panela
 (ou você espera parar de chiar completamente ou você coloca
 só um cantinho da panela na água corrente - aprendi isto 
com minha mãe - não mexa na válvula pra sair a pressão
 mais rápido).
9) Veja se os legumes estão bem molinhos.
 Se não estiver, volte a panela para o fogo.
 Eu sempre deixo pegar a pressão novamente.
10) Os legumes estão molinhos, ótimo. 
Com cuidado, pegue uma espumadeira e "pesque" 
os legumes e coloque no liquidificador (se tiver carnes,
 não coloque para bater). 
Com uma concha, adicione a água do cozimento.
 Não adicione tudo pq pode ser que fique muito aguado. 
Bata. Se perceber que está muito grosso, adicione mais caldo.
11) Se sobrar caldo, você pode congelar e usar em outra sopa.
12) Volte tudo para a panela, experimente o sal e
 veja se precisa adicionar mais temperos.
13) Se gostar, você pode adicionar requeijão ou creme de leite.

Dúvidas:

- Meu caldo ficou muito ralo, o que eu faço

Eu avisei pra você colocar o caldo aos poucos, mas ok. 
Faz o seguinte, você pode cozinhar sua sopa por mais tempo, 
em fogo baixinho com panela destampada. 

Mexa sempre pra não grudar no fundo. 
Se você estiver com pressa ou com fome, você pode colocar
 meio copo americano de leite e adicionar uma colher 

(sopa rasa) de maizena, dissolva bem no leite e adicione na sopa.
 Deixe cozinhar bem, sempre mexendo, pra não ficar 
com gosto de maizena (aprendi com minha mãe).

- Não tenho liquidificador e ai não posso fazer sopa em casa?

Você tem mixer? Pode usar! 
É uma mão na roda. Ultimamente tenho dado preferência 
ao liquidificador pq fica mais cremoso. 
Você também não tem mixer? Você pode usar aqueles 
espremedores de batata. Não tem espremedor de batata? 
 Vai para a próxima pergunta.

- Não gosto de cremes, prefiro tomar sopa com pedaços
 de legumes.

Quando for cortar os legumes, corte em cubinhos menores. 
Preste atenção no tempo de cozimento de cada ingrediente.

 Por exemplo, você pode colocar primeiro a cenoura e por
 último a batata. Se você não tiver liquidificador, nem 
mixer, nem espremedor prefira por este tipo de sopa.
 Você pode amassar no garfo se quiser.  
Pra tudo tem solução! :)

- Quero colocar arroz ou macarrão na minha sopa, posso?

Claro que você pode, meu bem. Eu não sou muito fã.
 Como disse na pergunta anterior, fique atenta ao
 tempo de cozimento dos ingredientes, o mesmo vale
 para o arroz e o macarrão.

- Minha sopa não tem gosto de nada. O que eu faço?

Experimente sempre! Adicione sal com cuidado, 
 prove novamente. Se gostar de pimenta, coloque.

 Coloque os temperos de sua preferência. 
Noz moscada raladinha fica uma delícia (ela entra 
qdo você já tiver batido todos os ingredientes 
no liquidificador).
_DSC1394

- Preciso servir a sopa em potinhos fofos?

Não, mas se você arrumar tudo bem caprichadinho, te digo: 
parece que a sopa fica até mais gostosa! Tente! 

Meu povo, este é o jeito que eu aprendi e que eu faço.
 Não sei se está "certo" ou "errado". 
Você pode ter outros jeitos de fazer que também dão certo! 
O importante é você tentar e ficar sem medo de cozinhar! 
Eu já testei muitas sopas, veja no menu as outras sugestões
Com certeza terá uma que vai lhe agradar! 

_DSC1399
Nesta sopa da foto eu coloquei meia beterraba, 1 batata grande, 1 cenoura, 1 chuchu, meio inhame, meia batata-doce, meia cebola e usei um caldinho de frango. Na hora de comer, coloquei queijo ralado por cima. Segui os passos descritos neste post.

Ufa, o post ficou gigante! Espero que tenham gostado.
Beijos, Glau

Ps: Veja esta
 dica de compra

Nenhum comentário:

Postar um comentário