terça-feira, 7 de junho de 2011

Biscoitinhos doces




Biscoitinhos doces

Terça a noite me bateu 5 minutos e fui pra cozinha. 
A preguiça queria me dominar, mas não deixei. 

Preparei massa de biscoitos, lavei toda a louça e deixei tudo 
tinindo pro novo dia. Isto, preparei a massa, enrolei em filme 
plástico, coloquei no congelador e no outro dia cedinho 
coloquei pra assar, com a cozinha toda arrumada. 

Eu já falei que tenho siricutico, né?

_DSC0450

Estes biscoitinhos eu já tinha experimentado uma vez na casa da Fe, 
a mesma das garrafinhas forradas, sabe? 
Fiquei até com vergonha da quantidade de bolachinhas que comi, 
tanto é que ela chegou a oferecer pra eu levar pra casa, mas
 fiquei sem graça e prometi que faria a receita.

_DSC0405

Biscoitinhos de açúcar
Fonte: Mamão com Açúcar da Fe. 

- 200g de farinha de trigo
- 225 g de açúcar (coloquei 200g)
- 115 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 ovo
- 2 colheres (chá) de fermento em pó 
- 1 pitada de sal
- 1/4 de colher (chá) de essência de amêndoa (troquei 
pela baunilha)
- 60 g de açúcar demerara (pra enrolar os biscoitos 
- eu usei este açúcar (sem medir), usei canela e papoulas)

Como fazer?

Coloque a manteiga na travessa da batedeira e bata bem com o 
açúcar até ficar um creme bem clarinho e fofo. 
Acrescente o ovo e bata bem, acrescente a essência e misture. 
Numa travessa separada peneire a farinha, sal e fermento em pó. 

Acrescente aos poucos os secos (aos molhados) e misture bem
 (pode ser na mão, mas eu preferi usar a batedeira). 

Assim que tudo estiver bem misturadinho, cubra bem com
 papel filme e coloque pra gelar por uns 15 minutos. 

Quando a massa estiver firme, molde cilindros com 5 cm de 
espessura (eu faço no olhômetro e como consigo fazer!).
 Envolva no papel filme e coloque pra gelar por mais alguns 
minutinhos. 

Quando estiver firme, desembrulhe e enrole no açúcar 
demerara (eu usei este açúcar, canela e papoula separadinhos). 
Embrulhe novamente e coloque no refrigerador até a hora 
que resolver usar. 

_DSC0386

Eu resolvi assar no dia seguinte. 
Cortei rodelinhas e coloquei separadas no silpat porque
 elas crescem bastante. 

_DSC0396

Coloque em forno pré-aquecido em 180 graus e asse 
até que elas fiquem douradinhas. 

O centro fica um pouco mole quando você retirar 
do forno, mas depois elas endurecem.

 Espere esfriar e guarde num pote bem fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário