sábado, 10 de setembro de 2011

HAMBURGER CASEIRO

Há várias versões sobre a origem do hamburger. Porém, um dado é certo; ele nasceu há muitos séculos e, contrariando a regra da grande maioria dos hábitos alimentares, que se caracterizam pela regionalidade, o hambúrguer atravessou fronteiras e é um alimento mundialmente conhecido e amplamente consumido.

Uma das histórias sobre sua origem remete ao século 13, quando cavaleiros tártaros moíam a carne dura e crua durante as cavalgadas, nos lombos dos cavalos.

Após algum tempo de travessia, o alimento se transformava em uma massa mais macia e fácil de se mastigar.

A história do hamburguer começou no fim do século 17, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento.

A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.

Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar a carne.

O sucesso foi tal, que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã. No século 19, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak - bife ao estilo hamburguês.


Os americanos incrementaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hamburger é um ícone da culinária americana.

Em 1834, no restaurante Del Monico’s, em Nova York, o hambúrger ganhou, pela primeira vez, status de iguaria e passou a constar no cardápio.- entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.

A introdução do hamburger nos costumes do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Winbledon, que apostou nessa idéia e abriu em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete que seguia os padrões americanos.

Atreladas ao hamburger vieram outras novidades como o milk-shake e o sundae. O sucesso aconteceu imediatamente, e esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil.

Celebridades da época frequentavam a loja; gente como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre outros, eram frequentadores assíduos do local.

O alimento fazia parte do cardápio da lanchonete de um norte-americano e caiu imediatamente no gosto dos brasileiros.


NOSSA RECEITA: HAMBURGER CASEIRO



Ingredientes: 1 kg de carne moída de 1ª qualidade, 3 gomos de linguiça caseira mista, 1 ovo inteiro, 1 pacote instantâneo de creme de cebola e Sal a gosto

Modo de fazer: Retire a pele da linguiça e misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.

Se tiver a máquina de fazer hamburger faça os bifes e congele, ou pode cortar uma garrafa pet de 1½ litros com 2 cm de altura, encher com a massa, retirar em cima de papel manteiga e congelar.

O rendimento vai depender da espessura do hamburguer.

Do frezzer direto para o fogo, fritando ou grelhando. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário