terça-feira, 29 de março de 2011

Pão do Gennaro - do Jamie Oliver

Pão do Gennaro - do Jamie Oliver


Olha eu aqui toda metida inventando de fazer uma receita do Jamie Oliver...rsrs
Mas desde que comprei um dos livros dele fiquei apaixonaaaada no pão, e como tinha os vasinhos de cerâmica em forma de panelinha (os meus vasinhos são diferentes do dele), não pensei duas vezes e fui logo preparar...E ficou maravilhoso é claro...
(Não são lindinhos???rsrs)

Sei que muitos de vocês tem todos os livros do Jamie, mas posso ajudar alguém que não tenha ainda né??? eu por exemplo não tinha até um tempo atrás...

Vou colocar na íntegra a receita dele pois segui tim tim por tim tim e deu certíssimo, além de ser muito didático também...rs

Vamos à receita:
1 medida de receita básica de pão
400 g de queijos diversos (usei parmesão e provolone) ralados ou em pedaços
4 gemas de ovos grandes
10 fatias de presunto cru, rasgados (usei peito de peru defumado)
1 punhado de manjericão fresco

Na etapa 2 da receita básica, adicione todos os ingredientes e prossiga até a etapa 5, quando você dividir a sua massa de pão em 6 bolas. 

Eu segui a sugestão do cozinheiro e usei os vasinhos de argila untados e enfarinhados. 

Polvilhe também na superfície e deixe crescer até que tenha dobrado de tamanho. Cuidadosamente transfira para o forno preaquecido e asse por aproximadamente 30 minutos à temperatura de 220º.

Receita básica de pão:
30g de fermento fresco ou 3 sachês de 7g de fermento seco
30g de mel (ou açucar)
600ml de água morna
1kg de farinha de trigo
30g de sal
um pouco de farinha extra para polvilhar

Etapa 1:
Dissolva o fermento e o mel(ou açúcar) em metade da água morna.

Etapa 2:
Em uma superfície limpa ou em uma tigela larga, faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura de fermento dissolvido.Com 4 dedos de uma mão faça movimentos circulares, partinho do centro para a parte exterior, trazendo lentamente cada vez mais farinha até que a mistura de fermento fique saturada. 

Despeje, então, a outra metade de água morna no centro e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma massa umedecida.

 (Certas farinhas podem precisar de um pouco mais de água, portanto não fique com medo de ajustar as quantidades.

Etapa 3: 

Sovar! Esta é a melhor parte (hããã???? melhor???rsrs), apenas enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por 5 minutos. Isso desenvolve a estrutura da massa e o glúten. 

Se a massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha extra.

Etapa 4: 

Passe farinha nas duas mãos e polvilhe levemente o topo da massa.

 Deixe-a com um formato circular e acomode-as em uma assadeira. Faça talhos profundos na massa com uma faca.Deixe que ela cresça até dobrar de tamanho. O idela é que você tenha um lugar morno, com umidade e longe de correntes de ar para que a massa cresça bem rapidamente. 

Pode ser perto do fogão, dentro de um armário aberto ou em um quarto aquecido, por exemplo. E você pode cobrir a massa com filme plástico se quiser acelerar as coisas. 

Esse processo de crescimento melhora o sabor e a textura da massa e deve levar aproximadamente 40 minutos, dependendo das condições.

Etapa 5: 

Depois que a massa tiver dobrado de tamanho, você precisará amassá-la por cerca de 1 minuto a fim de retirar todo ar dela. 

Em seguida modele a massa no formato que quiser - redondo, achatado, rechonchudo, baixo, alto ou qualquer outro - e deixe crescer pela segunda vez até que ela tenha dobrado de tamanho de novo.Nesse ponto, o mais importante é não perder a confiança. Não fique com vontade de pular etapas agora, porque é este segundo momento de crescimento que dá aquela textura macia e delicada que todos nós amamos dfe um pão fresco.

As últimas dícas que o Jamie Oliver dá são as seguintes: de que é necessário manter o ar dentro do pão e por isso não bata nele na hora de colocar no forno, coloque delicadamente e feche a porta do forno sem bater; a outra é de que o pão está pronto quando dermos uma batitinha na base e fizer um som oco, do contrário deve-se voltar ao forno e deixar mais um tempo. E por fim ele diz para retirar do forno colocar em uma estante e deixar esfriar...

Preciso comentar mais alguma coisa minha gente???? Não né??? Perfeito.


É isso.
Bom Apetite!!!

Fonte: Livro Jamie Oliver - O retorno do chef sem mistérios 

http://janainamechi.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário