domingo, 27 de fevereiro de 2011

Paleta alho e alecrim

Paleta alho e alecrim






Ficamos nos olhando por algum tempo: eu realmente nao sabia o que fazer com meu "Schulter", como chamamos a paleta aqui. 

Meu pezinho de "alecrim, alecrim dourado, que nasceu no vaso, com muito cuidaaaaaaaaado" me sorriu e o episódio do jantar estava escrito!

Esfreguei sal por toda a carne, e 1 colher de vinagre balsâmico.

Piquei grosseiramente um bom punhado de alecrim fresco e misturei à 2 colheres de pimenta do reino preta socada minutos antes.

Passei essa mistura toda pela carne, pressionando para que grudasse.

 Levei uma frigideira ao fogo alto, com 2 colheres de azeite de oliva + tiquinho de óleo de soja (esquentei o óleo antes, pq "morro de medo" de azeite de oliva queimado, e é rapidinho pra que isso aconteca, mmm). 

Selei a carne por todos os lados, sem me preocupar muito em manter grudados os temperos ao redor, pq no forno eles se desprenderiam de qualquer forma, rs, e a passei pra um refratário. 

Aproveitei a mistura que restou na frigideira, com pouquinho de água, e juntei à carne. Descasquei 10 dentes de alho, e ajeitei na forma junto com 2 folhinhas de louro.

 Pouquinho mais de sal por cima e no fundinho de água, papel alumínio cobrindo tudo, e forno quente por 30 minutos.

Abri o forno e descobri o meu assado. Amassei, pressionando e esfregando sobre a carne, 2 dos dentes de alho presentes no conjunto, e reguei com o molho. Mais alguns minutos (10 ou 15) e estava prontinho!

Retirei a carne, reservei. Engrossei o molho no refratário, com pouquinho de amido dissolvido em água.

Lembrando que essa coisa do tempo de forno depende muito mesmo de vários fatores: desde o tipo de forno até, claro, o tamanho da peca de carne e de "quem" se trata essa peca, rs.

Aguardei o chamado "tempo de espera", que a gente sempre dá pra carne depois do forno, coisa de alguns minutos, e fatiei a danadinha, servindo em seguida, com pouco do molho por cima.

Um bom vinho, ou mesmo uma cerveja gelada estao convidados. Arroz branco, penso eu, ou batatas sem muito tchantchan vao bem juntos, rs.

http://evamosbotaraguanofeijao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário