domingo, 27 de fevereiro de 2011

Saltimbocca à minha moda e as abobrinhas "confitadas"

Saltimbocca à minha moda e as abobrinhas "confitadas"

Ciao!
Finalmente abri meu vidro. (Fiz essas abobrinhas no post logo ali embaixo, rs)
Surpresa, nenhuma. Elas estavam um pouco manchadas pela pimenta do reino preta, mas nada tao diferente. Gostosas sim, e achei ideais para acompanhar alguma carne frita, ou assada. Elas ficaram com "cara de salada" mesmo.
Resolvi fazer Saltimbocca, por uma razao muito especial: comemorar - com toque italianíssimo, o fechamento da nossa temporada "Lagos e férias do verao de 2010", que acontece amanha, com chave de ouro, em uma viagem que faremos pra Itália, mas só pelo fim de semana... (Felicidade de pobre...rsrs).
Vamos para o "Lago di Garda", o maior da Itália, que fica entre as regioes de Lombardia, Vêneto e Trentino- Alto, na porcao norte do país. Já estive lá, mas sem tempo para desbravar o lugar. 
Minha inspiracao veio do Saltimbocca alla romana, mas pela falta dos ingredientes necessários para honrar a receita original, criei uma versao tao agradável aos olhos quanto, e que nao deixou nada a desejar no sabor. Usei enormes folhas frescas de sálvia, e um presunto que me deu dor de cabeca na hora da compra: tinha a opcao de trazer um "tipo" parma, e encontrei essa maravilha de serrano "veramente" espanhol. Agora me fala, será que os espanhóis vao me perdoar?? rs. Bom, nenhuma receita italiana (desse prato, e que eu tenha encontrado)  veda a insercao de ingredientes estrangeiros (entao, pelos italianos eu já to absolvida), mas comprar um presunto parma original, os olhos da cara até aqui na Europa, pra "sapecar" na frigideira, nao sei se teria coragem nao, rsrs. Daí pode-se entender minha dó ao fixar cada partezinha desse maravilhoso serrano nos meus escalopes, rsrs. E minha pergunta sobre o perdao ali atrás, claro. A questao é: usa-se presunto cru, e se é de boa qualidade, o prato fica excelente.
O molho do Saltimbocca alla romana é feito com vinho Marsala. Eu usei um Cabernet Sauvignon.
E a carne usada é vitela. Eu fui de filé de porco. Dizem também, que sao fritos na manteiga. Eu fritei no azeite de oliva.

500 gr de filé de porco (usei 1 lombinho nesse peso e me rendeu 14 escalopinhos)
14 folhas de sálvia fresca
100 gr de presunto cru, fatiado finamente (foi suficiente)
2 dentes de alho ralados
vinagre balsâmico
sal e pimenta do reino
1/2 copo de vinho tinto seco
1 colherinha (café) de amido dissolvido em pouquinho de água
pitadas de acúcar

Segurei o lombinho na minha "prancha de corte"(to precisando de uma nova ne?kkk), e com uma faca afiada, parti-o levemente na diagonal, em 3 pedacos. Fatiei cada pedaco, em escalopes de 4 mm, no máximo, no sentido das fibras. Temperei com o alho, pouquinho de vinagre, sal e pimenta. Enquanto isso , rasguei e cortei o presunto no mesmo tamanho dos "bifinhos". Prendi o porco, com o presunto e 1 folha de sálvia usando palito de dentes, e assim fiz com todos.
Aqueci uma frigideira com azeite de oliva, e fritei aos poucos, no fogo bem quente, primeiro a parte da carne, selando depois do outro lado. Muito rápido, pra que a carne se conserve macia, e nada tenha gosto de queimado, rs. Reservei aquecidos. Voltei a frigideira ao fogo baixo e acrescentei o vinho. Deixei evaporar um pouco, e juntei o amido, e umas pitadinhas de acúcar. Corrigi o sal, e prontinho.

Preparei de antemao, uma salada de rúcula com radicchio, e azeitonas pretas. E na montagem do prato, comecei com ela. Depois ajeitei uma mozarela de búfala fatiada, as abobrinhas com pouco do azeite do próprio vidro, 1 tomatinho no meio, o molho de vinho no espaco aberto que sobrou, e sobre ele os escalopinhos.
Ficou ótimo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário