sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

LOMBO FALSO, ROCAMBOLE DE CARNE...




LOMBO FALSO, ROCAMBOLE DE CARNE...

Lombo falso, falso lombo, rocambole de carne, lombo tentação, algumas das designações para esta receita e aposto que alguém que lê este blog neste momento tem outros nomes. Receitas deste prato existem muitas. Esta é a minha. Espero que você goste.
1 kg de carne moída de boi
1 kg de carne moída de porco
250g de bacon moído
1 cebola média descascada cortada em pedaços
4 dentes de alho descascados
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 folha de louro pequena
2 tabletes de caldo de bacon ou de carne
5 colheres (sopa) de suco de limão
1 pedaço de pimentão verde pequeno
1 colher (café) de páprica picante
PREPARO
Moer as carnes e o bacon juntos por duas vezes ou bem fino. 
Bata no liquidificador: a cebola, os dentes de alho, o molho inglês, a folha de louro, os tabletes de caldo de bacon ou de carne, suco de limão, o pimentão verde e a páprica picante. Despeje sobre a carne, misture amassando para que fique toda temperada, prove e coloque mais tempero a seu gosto. Reserve por uns 30 minuto em geladeira.
Abra a carne em cima de uma 
folha de papel alumínio ou plástico.
Faça rocamboles de tamanho médio ou pequeno, assim ele não abre quando assar. Fica mais compacto. Por cima coloque tiras de bacon, tiras de cenouras que devem ser aferventadas por 6 minutos (ficando pré cozidas, não furam a carne). 
Tiras de cebola, azeitonas em fatias, ameixas, 
tiras de pimentão, você pode escolher o recheio. 
Enrole com cuidado levando a folha 
de alumínio ou plástico para frente.
Aperte bem. Leve á geladeira e deixe por pelo 
menos 4 horas ou de um dia para o outro.
No outro dia leve ao forno para assar. Se quiser desembrulhe, forre o tabuleiro com papel alumínio, depois cubra novamente com o papel alumínio, Fica úmido e assa lentamente. Forno quente por 45 minutos, retire o papel alumínio que cobre e deixe dourar até o ponto desejado.
Retire do forno, deixe amornar para depois fatiar.
Se quiser fatias perfeitas, deixe esfriar, leve à geladeira até ficar firme, retire e corte. Quando servir, leve ao forno ou microondas para aquecer, cubra com o molho.
MOLHO: Coloque o de sua preferência. Para esta receita fiz assim:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
4 dentes de alho
Refoguei no azeite até começar a dourar. Terminei o dourado com 1 colher (sopa) de açucar. Fica dourado, lindo....
Acrescente 500ml de caldo de carne ou de frango pronto, não tem????? Não jogue fora as sobras maravilhosas do caldo dos cozidos de carne ou frango, ficam encorpados, perfumados e você utiliza em outras carnes, molhos, massas, recheio para lasanhas, tortas, nosssssaa....muita coisa. 
Então voltamos para panela. Junte o caldo pronto, não tem?? Dissolva 2 tabletes de caldo de carne em 600ml de água, deixe ferver.  Junte o caldo, 2 colheres (sopa) de shoyu, cheiro verde picado, 1 colher (sopa) cheia de amido de milho dissolvida em 1/2 xícara (chá) de água, deixe ferver misturando sempre, fica levemente encorpado, por último 1/2 xícara (chá) de vinho tinto, ferveu...coloque pedaços de azeitonas pretas ou verdes, despeje sobre a carne fatiada. Sirva quente. Arroz branco, veja as sugestões destas:Salada de maçã, manga e tomates com molho de ervas finasSalada especial para assados. Também acompanha muito bem este prato o Feijão tropeiro.


http://cozinhandocombernadete.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário