domingo, 13 de março de 2011

Kibe Assado com Caldinha de Pistaches Caramelizados - Cozinha Árabe




Kibe Assado com Caldinha de Pistaches Caramelizados - Cozinha Árabe 


Como eu já mencionei aqui algumas vezes, sou descendente de libaneses por parte de pai, minha bisavó, D. Marron veio em um navio fugida da guerra do Líbano e desde então passou toda sua cultura culinária para as mulheres da família.

 Minha mãe me ensinou a fazer este kibe assado, receita simples, sem segredos, mas muito muito saborosa mesmo. 

Eu apenas incrementei com a caldinha de pistaches, um teste que fiz um dia e acabou dando certo. Não é que combinou? Segue a receita:

Ingredientes:

400grs de carne bovina moída (usei patinho)
1 e 1/2 xícara de trigo para kibe hidratado
1 cebola pequena picadinha

2 dentes de alho amassados
folhas de hortelã picadas 
1 fio de azeite

1 pitada de cominho
1 pitada de pimenta-do-reino

1 pitada de pimenta síria
1 pitadinha de canela em pó
sal a gosto


Para a calda: 

1/2 xícara de pistaches sem casca e sem sal
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de chá de açúcar
sal a gosto


Modo de Preparo: Em uma tigela misture a carne e o trigo. Acrescente a cebola, o alho, a hortelã, as pimentas, o cominho, a canela em pó e o sal. Regue com um fio de azeite e amasse bem com as mãos até dar liga. Passe o kibe para uma assadeira, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido em 200° por aproximadamente 20 minutos, ou até que o kibe fique dourado. Na etapa final, se o seu forno possuir dourador você poderá colocar nesta função nos últimos 5 minutos do cozimento.


Para a calda: Enquanto o kibe estiver quase assado inicie o preparo da calda de pistaches. Em uma frigideira derrata a manteiga e acrescente o açúcar. Coloque os pistaches e mexa até a calda engrossar. Quando começar a levantar fervura desligue e dose o sal. Retire o kibe do forno e derrame sobre ele a caldinha de pistaches ainda quente. Rende aproximadamente 8 porções.


Dica: Caso queira que o seu kibe fique desenhado (quadriculado por exemplo), antes de levá-lo ao forno faça os cortes que desejar com uma faca. Depois de assado os cortes irão se destacar.


Dica 2: Sirva acompanhado de uma salada bem refrescante, como o tabule por exemplo, outra receita árabe muito gostosa e bem fácil de preparar, que também já foi publicada AQUI.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi


http://www.figosefunghis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário